sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AGOSTO DA ALEGRIA

Araruna, Grupo Folclórico Ô de Casa (SP) e Grupo Samba de Pareia (SE) realizam espetáculo no Teatro Alberto Maranhão

Celebrando a arte e vivacidade da cultura popular, o Agosto da Alegria 2013 traz mais um dia de festividades com a programação XVII Festival de Folclore e o III Encontro de Brincantes do Brasil. Nesta noite de sexta-feira, a partir das 18h, teremos o brilhantismo da nossa Araruna, o grupo Folclórico Ô de Casa, de São Paulo, e o grupo Samba de Pareia, de Sergipe, que ilustram a noite do Teatro Alberto Maranhão, num espetáculo de música, dança e alegria.

Araruna


Araruna é inspirada nas danças européias de salão, onde se misturam valsa, polca, xote, mazurca e o estilo popular de caráter folclórico. Nessa dança tipicamente potiguar, os cavalheiros usam casaca e cartola, e as damas, longos vestidos de saia rodada. O acompanhamento musical é feito normalmente ao ritmo de sanfona e pandeiro ou outro instrumento de percussão.

O Grupo “Ô DE CASA”

Composto basicamente por integrantes da Comunidade da Vila Sabrina (bairro na Zona Norte da Cidade de São Paulo), tem por objetivo produzir e divulgar atividades folclóricas. O grupo inclui participantes de diferentes faixas etárias e com escolaridades diversificadas, desde crianças em idade pré-escolar até idosos já aposentados. O grupo apresenta danças como Pastoril, o Sarau Caipira e a Trança-Fitas.

Grupo Folclórico Samba de Pareia



O samba de parelha, popularmente chamado de pareia, surgiu há mais de 300 anos, quando os escravos aproveitavam o escasso tempo de descanso do trabalho nos canaviais para sambar em duplas. Séculos depois, os remanescentes de quilombolas do povoado Mussuca, em Laranjeiras, Sergipe, lutam para não deixar morrer essa tradição. A dança é apresentada por mulheres em seus vestidos coloridos, chapéus e tamancos, marcando passos da coreografia. A vocalista do grupo Samba de Pareia é Dona Maria Nadir dos Santos, que com a sua inconfundível desenvoltura dá o ritmo da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.