quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cultura popular do Conexão Felipe Camarão na edição de agosto do Privado é Público

Será inaugurada, nesta quinta-feira, 15, mais uma exposição do projeto Privado é Público, com acervo do projeto social e cultural Conexão Felipe Camarão. Evento começa às 19h, na galeria Newton Navarro (Fundação José Augusto).  




O projeto Conexão Felipe Camarão irá apresentar elementos utilizados por crianças e jovens da comunidade e que estudam nas escolas públicas do bairro. São instrumentos musicais, figurinos utilizados nas apresentações, rabecas produzidas pela lutheria do projeto, além de fotografias e revistas com publicações das ações realizadas pelo Conexão. “O objetivo é mostrar nosso trabalho em respeito às tradições dos mestres da comunidade”, declara Vera Santana, coordenadora do projeto, condecorada recentemente com a Medalha do Mérito Deífilo Gurgel, concedida pela Governadora Rosalba Ciarlini às pessoas e instituições que mantém a cultura de tradição no RN.

O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão, Natal/RN, que atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro: o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, a musicalidade do Mestre Cícero da Rabeca, o teatro de bonecos João Redondo do Mestre Chico de Daniel e a Capoeira do Mestre Marcos.


Tendo iniciado suas ações em 2003 e se tornado Conexão Felipe Camarão em 2005, o projeto integra crianças, adolescentes e jovens (e seus familiares) em ações desenvolvidas por educadores, músicos e mestres de tradição que compõem a equipe e tem aprimorado o trabalho ao longo dos anos. O projeto desenvolve oficinas de tradição de Boi de Reis, João Redondo e Capoeira; oficinas de música de rabeca, flauta, percussão e metais; atua na qualificação de jovens e adultos através da Lutheria de Rabeca (fabricação artesanal de instrumentos) e do Núcleo de Moda, Estilos e Costumes, Figurinos e Adereços (produção artesanal de figurinos, adereços e artigos de vestuário e decoração, com base na cultura e iconografia locais).

Serviço:

Privado é Público Conexão Felipe Camarão – Abertura: 15/08, às 19h, na Galeria Newton Navarro (FJA). R. Jundiaí, 641. Tirol. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 04/09. Agosto da Alegria 2013 - Programação completa no sitewww.cultura.rn.gov.br


Contato com a imprensa:  G7 Comunicação - (84) 2010.2816 / Gustavo Farache - (84) 9983.0905 | 8899.0905

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.