sexta-feira, 30 de novembro de 2007

FUTEBOL É CULTURA

O ABC E A SUBIDA DIVINA

Por Flávio Rezende*

A vida nos apresenta inúmeras oportunidades para a felicidade. Individual e coletiva. Envolvido pela névoa da negatividade, pelos problemas do cotidiano e, endividado por atos e omissões do passado/presente, o ser humano passa maior parte do seu tempo sem sentir as emoções das coisas boas que a vida oferece o tempo todo, em qualquer lugar.
A bela visão de uma flor, de uma borboleta voando, o doce sabor das frutas, o banho de mar, filhos andando, sorrindo, alvas dunas, céu azul, pessoas circulando, livros, passeios matinais, lua cheia, suave frescor do ar, namoro, amizade, maravilhas do viver, para uns, parecem ficção ou até mesmo, são inacessíveis, simplesmente por causa de uma mente obscura, negativa ou imune à alegria de viver.
Tem algumas coisas que tem um enorme poder. Que conseguem provocar uma grande alegria interior. Que proporcionam um contentamento profundo e saudável.
O futebol é assim. Quando nos apaixonamos por um time, amamos uma boa performance num campeonato qualquer. Foi o que aconteceu com o ABC.
Apesar de estar participando de uma série, a mais baixa das três do nosso Brasil, as vitórias em casa, apaixonaram sua torcida, já naturalmente "doida" pelo time, ao ponto de causar verdadeiros êxtases e orgasmos individuais e coletivos, em todos os alvinegros.
Conversei com alguns, como Osair Vasconcelos, Alexandre Mulatinho, Stênio Dantas, Renan Medeiros, Tertuliano Pinheiro, Cláudio Porpino e Gabriel Kalki, todos com revelações de intensas emoções internas, que tornam a vida mais interessante e, são, na verdade, sinais, de que é possível ser feliz através de algo.
Pessoas iluminadas como Jesus, Sai Baba, Gautama e Krshna, viviam e vivem 24 horas por dia esse êxtase, que nós só conseguimos sentir em alguns momentos. É por este motivo que eles sempre disseram e, hoje, Sai Baba repete todos os dias na Índia, que a felicidade real, duradoura, é interior.
Os fatos externos, os objetos, filhos etc, apenas são motivos, pontes, para o êxtase interno. Se conseguirmos nos apaixonar pela vida, pelos seres, por tudo, o tempo todo, viveremos esse contentamento interior ininterruptamente. Esse é o grande segredo do universo, viver feliz, de verdade, sempre!
O ABC tem proporcionado relampejos da grande felicidade interior. Sem sido ponte para esta realidade. Que sua subida para outras séries, possa potencializar emoções do bem e, lavar a alma de uma nação apaixonada.
Os gols e vitórias no templo do Frasqueirão, neste ano de 2007, foram divinos e maravilhosos, deixando imantado em todos os corações alvinegros, o doce sabor da vida feliz, num êxtase coletivo e individual tão forte e gostoso, que está nos camarotes, nos blocos e na pipoca do Carnatal.
A nação alvinegra vive sua glória de ser feliz e, eu e meu amado filho, estamos vivenciando esse reflexo do divino, nas coisas mundanas, torcendo eu, um pai apaixonado, para que ele possa amar a vida, através dos atos e, dos fatos, que ela nos apresenta.

* É escritor e jornalista em Natal (RN) jornalistaflaviorezende@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.