domingo, 21 de outubro de 2007

SARAU LÍTERO MUSICAL -EDIFÍCIO KÁTIA FAGUNDES



































Sarau de Vivi



No doce frescor de outubro, contrariando o mormaço potiguar a anteceder o verão, tendo por pano de fundo a despedida relutante da saudosa primavera, ocorreu, sexta-feira, 14/10/2007, concorrido e belíssimo evento cultural sob a égide de Vivi, a receber com finesse e muito charme os convivas, que se deleitaram no decorrer de tão agradáveis momentos até altas horas da madrugada. Muita poesia, música e refinada homenagem ao poeta Vinícius de Moraes. A poeta Lúcia Helena nomeou a Poetisa dos Ventos, Deth Haak, declamadora oficial potiguar de Vinícius. O cerimonial ficou a cargo do escritor Rubens Barros de Azevedo, acompanhado de sua Malu e presidente da SBDE, também, amigo pessoal do imortal Poeta. A anfitriã, escritora e cronista cultural, Vivi, participou de maravilhosa encenação à borda da piscina soltando ao vento pétalas de rosa, contracenando com o jovem poeta de 16 anos, Zenildo César, que prepara coletânea para lançamento em breve. O banner do I Congresso dos Poetas del Mundo 2008, Natal um Mar de Poesia e Paz deu um toque especial ao espaço reservado às apresentações. Presenças poéticas e musicais a movimentar a programação: Zelma Furtado (Memorial da Mulher e Academia Feminina de Letras do RN); Jaécio (Editor da Revista Informática); Rosa Firmo, Diulinda Garcia, Alzê Freitas, Jania Souza (SPVA/RN); Assis Oliveira (repórter fotográfico do Jornal de Natal); João Galvão, cantou lindas melodias do homenageado;O poeta Rogério Dias, da Fundação José Augusto e design das capas de todos os livros de autoria de Vilmaci, recitou belas poesias de sua autoria. A noite não teria sido um encanto se não houvesse a participação do músico José da Paz, dando seu toque especial. Os convidados deliciaram-se. Às 20h, foram servidas guloseimas regadas a vinho, uísque e refrigerante. Simplesmente imperdível. Para satisfação dos presentes, com brinde, a anfitriã anunciou a inauguração do sarau, que terá novas edições a cada mês, tendo feito homenagem especial ao seu maior poema, Anabela.



Por Jania Souza

http://www.spvarn.org

http://blocosonline.com.br

http://poetasdelmundo.com


TRIBUTO A VINICIUS DE MORAES
Poeta e escritora, Lúcia Helena Pereira

Carioca, nascido em 19 de outubro de 1913, Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, tornou - se, aos 9 anos, com seu primeiro poema - VINICIUS DE MORAES, depois, bacharel em Direito (sem vocação), porém adotando a literatura, a música e a diplomacia como imperativos. E isso foi tão importante que ele tornou-se o poeta - compositor das mais mais belas jóias musicais e escritor.
Na noite viniciana, criada e organizada por Dr. Rubens Azevedo com o apoio logístico de Vilmaci, fizemos um recanto poético no salão de eventos do Edifício Kátia Fagundes, para prestarmos nossas homenagens a Vinicius de Moraes, juntamente com vários poetas do Rio Grande do Norte , do Rio de Janeiro e até Malu -uma portuguesa (com certeza). E engrandecemos a noite com um rico sarau em homenagem ao poeta que, se estivesse vivo, teria completado ontem 94 anos.
O Dr. Rubens Azevedo - apresentador e idealizador da noite viniciana - intercalou história, música e poesia do homenageado, com os poetas: Lúcia Helena Pereira, Deth Haak que foi contemplada com o título de honra: "Intérprete oficial da poesia viniciana em Natal", Jânia Souza,A Presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte- Zelma Furtado, Diulinda, Jaécio Carlos, Zenildo César, João Galvão, Rosa Firmo, Rogério Dias,Luciano Rocha e Kiobiu, Neucy Lima, Sônia souza, Juliana Vasconcelos,Anabele Viana, Assis Oliveira,Rosa Firmo e seu esposo, e a Vivi de Apodi (Vilmaci Viana), que contou com a presença luminosa do síndico do prédio e sua esposa: Vasco e Elizabeth.
Linda noite, sob um tênue luar de outubro, o violão de José Da Paz, poesia, calor humano e vivas ao autor de tantas obras, imortalizadas em Samba em Prelúdio; Eu sei Que Vou Te Amar; Soneto da Fidelidade; Soneto do Amor Total; Soneto da Mulher ao Sol; Poema dos Olhos da Amada; A Hora Intima; Receita de Mulher; Carta a Tom Jobim; Se Todos Fossem Iguais a Você; Serenata do Adeus; A Casa (com bela interpretação de João Galvão e Anabela), Soneto da Separação, O Dia da Criação; Soneto do Maior Amor (interpretado por esta que vos fala e dedicado à minha filha Anabella); Soneto da Rosa,e outras grandes peças literárias e musicais. Algumas das obras do homenageado foram citadas e louvadas: O caminho para a Distância (poemas) -1933: Forma e Exegese (poemas) 1935); Ariana, a Mulher (poema) 1936; Novos poemas (1938 - 1959); Cinco Elegias (poemas) - 1943;Poemas. Sonetos e Baladas - 1943; Antologia Poética - 1979;Orfeu da Conceição - 1960; Livro de sonetos - 1978; Procura - se uma Rosa - 1961; Para viver um Grande Amor - 1978; Cordélia e o Peregrino -1965; Para uma menina com uma flor - 1966; Obra Poética - 1968; Poesia Completa e Prosa - 1976, entre outras preciosidades do grande brasileiro amante da música e da poesia: irmãs gêmeas na essência.
Ao final da noite, anunciados o Sarau da Academia Feminina de Letras do RN, dia 31 do corrente, sarau sobre o poeta Juvenal Antunes de Oliveira, em novembro próximo, no bistrô Douce France, trazendo uma sucessão de outros saraus. Afinal de contas, a poesia é o néctar da vida, é a mais bela expressão do amor,é a música imortal, é o sentimento maior, é Vinicius de Mores em toda a sua plenitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.