FÓRUM SOCIAL DA PERIFERIA: “Um Outro Mundo é Aqui”
Reunião de 17 de novembro, Sábado, as 14 hs
CDD - Dunas, Av. Ulisses Guimarães, 2057 – Areal – Pelotas - RS
Presentes:
Zely (GAMP e Mov. de Mulheres), Angelita (CDD e Observatório de Segurança Social da Casa Brasil), Lisete (Biblioteca Popular da Casa Brasil), Neimar (PCML e ex- presidente da UPACAB – União Pelotense de Associações Comunitárias e Amigos de Bairros), Florismar (Uniperiferia), Betinho (AMIZ e Mov. Agenda 21 Local), Nara Louro (Cons. Mun. da Mulher), representante da Prefeitura de Pelotas (Secretaria Mun. de Projetos Especiais), Claudio (Mov. Negro), Dilermando (Mov. Negro e Centro Cultural Odara).
Encaminhamentos:
Houve concordância com as metas e objetivos propostos nos documentos anteriormente divulgados.
Quanto à data e ao local de realização, de 24 a 27 de janeiro de 2008 no Loteamento Dunas, também houve plena aceitação dos presentes.
Ficou acordado que as reuniões organizativas do FSPeriferia acontecerão nas quartas feiras às 17:00 horas no CDD. Para a próxima reunião, no dia 21 de novembro, a pauta terá como centralidade a estrutura necessária, dificuldades e possibilidades. Para isto serão fundamentais as presenças de representantes de Organizações Governamentais e Não Governamentais com capacidade de iniciativas e com poderes decisórios. Algumas das necessidades mencionadas são: Recursos Humanos; Salas para alojamentos e Creche; Salas para exposições plásticas e verbais, em Mesas Redondas, Oficinas Artísticas e Forunzinho; Palco, iluminação e sonorização, para apresentações artísticas no Popularte; Sonorização para Oficinas e Debates; Barracas ou coberturas para Administração do Evento; Tendas para comercialização e trocas de produtos populares, na Feira de Economia Popular; Mesas e cadeiras para a Praça da Alimentação e outros espaços.
Os debates concentraram-se sobre a Mesa de Abertura, chegando-se ao seguinte acordo sobre as representações de:
Rede Mundial de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida;
Rede Mundial de Cidades Periféricas;
Observatório de Favelas do Rio de Janeiro;
Rede Vidadania (Uniperiferia);
Experiências de Gestões Comunitárias Participativas da Região.
Foram lembradas comunidades das cidades de Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Em Pelotas foram lembradas as experiências dos territórios das Doquinhas e comunidades do Porto, da Associação FRAGET e comunidades do Fragata, do BGV e Pestano, do Navegantes, do Dunas e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teremos o maior prazer em receber seu comentário.