domingo, 28 de dezembro de 2008

MENSAGEM DE ANO NOVO DO POETA PORTUGUÊS CARLOS MORAIS

CARLOS MORAIS E VIVI

MEUS AMIGOS
BOM NOVO ANO de 2009
Que 2009 traga a todos: O bem-estar da saúde, a felicidade e alegria do amor, a realização pessoal da prosperidade.
Que em 2009 encontremos a consolação da vida em Paz, e que conquistemos a dignidade plena de uma cidadania construtora de todos os Direitos Humanos, mas detentora dos deveres de darmos exemplos de merecimento cívico e de nos empenharmos por uma Pólis justa e perfeita com equidade social, sem sofrimento evitável.
Desejo, também, que o exercício da cidadania mostre aos políticos o rigor de uma vigilância democrática que denuncie prepotências desvios, abusos, incompetências e corrupções e nos permita não abdicarmos de elevar, por todos os meios ao alcance de cada um, o poder do Livre Pensamento, a força da Sabedoria, a razão da Justiça, o valor da Democracia, a beleza da construção colectiva.
Que consigamos em 2009 desbravar caminhos para assumirmos a plenitude dos nossos Direitos e Deveres e que possamos transmitir aos nossos vindouros o nosso exemplo operativo de responsabilidade humana, social e planetária em prol de um mundo melhor, que reconstrua a vida saudável de todos os seres, animais, vegetais e minerais, do planeta que co-habitamos.
E posto que não somos os únicos hóspedes, nem somos proprietários deste belo planeta azul, mas os mais responsáveis “inquilinos fiel depositários”, temos o dever de transmitirmos a todos os seres vindouros uma herança de equilíbrio ambiental de todos os eco-sistemas que formam o nosso lar.
Exijamos uma GLOBALIZAÇÃO DA SOLIDARIEDADE HUMANISTA E NATURISTA, que tenha em conta o global da Pólis planetária em complemento e harmonia com o local da comunidade, da região, integrando a boa convivência e a riqueza das sabedorias que sabem unir o que é diverso e agregar em harmonia o que está disperso, embelezando e enriquecendo o conjunto.
Lutemos pelo triunfo da razão das ideias de que esta "nave-terra", esta "aldeia global", só será viável se evitarmos a sobreposição dos interesses privados sobre os interesses públicos, dos meros interesses humanos sobre os interesses naturais do planeta, dos interesses de uma globalização dos egoísmos dos mais poderosos sobre os interesses harmonizados das comunidades e regiões de todas as latitudes e longitudes.
Trabalhemos e pugnemos para que 2009 não seja mais uma ano do começo do fim, mas um "ano-marco" do começo do começo de uma verdadeira globalização do humanismo eco-solidário subordinado a uma GLOCALIZAÇÃO em que o centro de irradiação e integração de toda a cidadania planetária seja o local onde cada um de nós, em cada momento, se encontra a conviver, a amar, a eternizar a beleza de todas as formas de vida, a perpetuar a divindade das existências e vivências de todos os grãos de pó, animados ou aparentemente inertes, que constituem o universo sideral em transformação infinita, a que pertencemos.
Que essa obra sagrada, irrevogável, inadiável, comece a ser reedificada, doravante e sempre, para melhor ! salvé 2009 !!!

o meu abraço amigo
Carlos Morais dos Santos
Consul Poetas Del Mundo - Lisboa-Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.