sexta-feira, 16 de outubro de 2009

10 MOTIVOS PARA PARTICIPAR DA FLIPORTO



A FLIPORTO 2009,Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, acontece de 5 a 8 de novembro próximo, nesse conhecido balneário pernambucano, eleito por oito vezes a melhor praia do Brasil (Revista Viagem e Turismo). A festa tem como tema central a literatura iberoamericana e como homenageado o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. A festa tem vários patrocinadores e já faz parte dos calendários cultural do Município do Ipojuca, do Governo do Estado e do Governo Federal. Inúmeras empresas privadas também apóiam. Vamos enumerar dez motivos para comparecer na festa que é das quatro mais importantes do Brasil (as outras são Paraty-RJ, OuroPreto-MG e Passo Fundo-RS), todas apoiadas pela Fundação Roberto Marinho e Rede Globo.

Acesso às programações específicas: clique no ícone à esquerda.
O primeiro motivo é o congresso literário, vértice da Festa, com as palestras que acontecem no Centro de Convenções 2 do Hotel Armação e que reúnem 45 autores de 10 paises do mundo. Entre os autores, destaque para o uruguaio Eduardo Galeano, que inaugura a programação. Ele escreveu As Veias Abertas na América Latina, que freqüenta as listas dos mais vendidos desde que Hugo Chaves presenteou Barack Obama com um exemplar. Destaque também para a portuguesa Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa e que ganhou quase todos os prêmios literários de Portugal em 2008. Entre os brasileiros, citamos Laurentino Gomes, autor de 1808, que já vendeu perto de 500 mil exemplares e está há dois anos na lista dos mais vendidos da Veja. Os ingressos para as palestras (R$5,00 por mesa ou R$15,00 cada dia) podem ser adquiridos pela Internet, com link no site da festa <http://blog.fliportonoticias.net/> , ou na Livraria Jaqueira, Rua do Futuro, próximo ao Parque da Jaqueira, em Recife.

O segundo motivo é a FLIPORTO Digital, cujas atividades acontecem também no Hotel Armação, mas no Centro de Convenções 2. Será ainda o grande veículo de divulgação da Festa na Internet. Apresenta o que há de mais avançado em literatura com tecnologia digital, com o lançamento de novo leitor (e-read) de livros virtuais (e-books). A Biblioteca Nacional de Brasília e a Universidade de Lecce inserem-se na programação com as vídeos-conferências, o passo definitivo para a interatividade virtual. A grande homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto será a leitura do poema "O cão sem plumas", tema central de uma das vídeos conferências. Ao final da festa são premiados os vencedores dos concursos de poesia no celular e poesia ao vídeo.
O terceiro motivo é o Cine FLIPORTO, que acontece no Espaço Arena, na chegada de Porto. São apresentados vários filmes, baseados em obras literárias diversas. Marcelino Pão e Vinho, O Carteiro e o Poeta, Morte e Vida Severina são algumas das películas a serem apresentadas no local, com acesso gratuito ao público. A mostra tem a curadoria de Lula Cardoso Ayres Filho e a coordenação geral de Alfredo Bertini, do Cine PE.
O quarto motivo é a FLIPORTO Criança que acontece em frente ao Banco do Brasil e cuida dos leitores e autores do futuro. Contação de histórias, lançamento de livros, conversa com os autores fazem parte da programação. O autor homenageado é Ronaldo Correia de Brito. A coordenação é da Cia do Lazer.

O quinto motivo para se ir à FLIPORTO é a Casa Latino América, onde a literatura se transforma em outras artes. O espaço foi democratizado e os shows de Arnaldo Antunes, Fernanda Takay, entre outros, acontecem em palco na Praça das Piscinas Naturais, aberto ao púbico e gratuito. Um espaço vip, para convidados, se localiza no Restaurante Itaoca/Muru-Muru, na mesma praça. Destaque para noite de autógrafos dos livros de Antonio Calloni, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, atores de nossa parceira Rede Globo.
O sexto motivo é a Casa da UBE-PE, que acontece no Restaurante TragaLuz, na entrada de Porto, organizada pela União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco, a nossa UBE-PE. Neste espaço temos a sessão 318 da Quarta as Quatro (excepcionalmente no sábado), uma espécie de programa de calouros literatos, com escritores quase sempre inéditos e de todas as idades. O programa apresenta, ainda, lançamento de livros e performances de grupos literários do Recife no palco do restaurante e pelas ruas da vila.
O sétimo motivo é o Circuito Gastronômico que acontece pela terceira vez em quatorze restaurantes deste balneário pernambucano. O circuito acompanha o tema do evento maior e apresenta pratos da cozinha de Portugal, Espanha e América Latina. Destaque para o chef César Santos (Oficina do Sabor, Olinda, PE) que prepara o Camarão a Eça de Queiroz, no Restaurante Munganga, homenagem a este autor português, autor de Primo Basílio, os Maias, estas transformadas pela Rede Globo em mini-series. No mesmo local a Sociedade Eça de Queiros apresenta duas palestras, na sexta e no sábado, sobre aspectos de sua obra. Outro destaque para o chef Aníbal Fernandes (Chiwake, Recife, PE) que apresenta sua Tilapia Inca, da cozinha peruana, no Restaurante Nikkei. Único restaurante português em Porto, o Tasquinha, do chef Jose Carlos, apresenta a Cataplana de Bacalhau. Já o chef Felipe Barreto comparece em dose dupla, preparando Paella Andaluzia no Paellero e Pasta Catalan no La Tratoria. Lecticia Cavalcanti faz talk-show no Beijupira e autografa seu bem sucedido livro Sabores da Cozinha Pernambucana.
O oitavo motivo é a Casa Jornal do Brasil, espaço no Restaurante Capitania do Sabor, Praça das Piscinas Naturais, organizada por este conhecido periódico do Rio de Janeiro. A maior atração vem a ser a exposição fotográfica em homenagem ao ano da França no Brasil, apresentando personagens francesas em visita ao Brasil, em épocas diversas (Brigit Bardot, Michel Platini, Simone du Bouvoir e outros). Destaque, ainda, para a palestra do correspondente do Le Monde no Brasil, Jean Pierre Langelier. Lançamento de livros, outras palestras, coquetéis e música completam a programação.
O nono motivo é a Tribuna Livre, o espaço mais democrático da FLIPORTO, aberto a participação de qualquer pessoa que se inscreva na hora com o coordenador. O espaço acontece no Café da Moeda, calçadão beira-mar, e lá se apresentam poetas, contistas, cordelistas, músicos e outros artistas com suas performances diversas.
O décimo motivo é a FLIMARACA, Festa Literária de Maracaípe, novidade deste ano. Faz tempo que o trade turístico de Maracaipe pede que a FliPORTO chegue até o paraíso dos surfistas. A festa acontece na Biblioteca da Vila de Todos os Santos, inaugurada em 2008 e tem como temas a história local (Maracaipe e Porto), meio-ambiente e esportes. O jornalista, poeta e surfista Arnaud Mattoso faz a coordenação literária do evento comandado por Patrícia Vita, proprietária da Vila de Todos os Santos e coordenadora da biblioteca comunitária, única em toda a região de Porto de Galinhas. Destaque também para a exposição fotográfica sobre baobás, recife de corais, tartarugas e cavalos marinhos, promovida pelas ONGs Ecoassociados e Hippocampus.

A FLIPORTO 2009 é imperdível. As informações completas da festa podem ser obtidas no site www.fliporto.net e pelo fone (81)3552-1728 (Centro de Informações Turísticas de Porto de Galinhas)


* Eduardo Côrtes é produtor executivo da Fliporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.