segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TÂNIA SOARES INTERPRETA HIANTO ALMEIDA NO PROJETO POTICANTO


POTICANTO – Um Canto 100% Potiguar

O projeto Poticanto – Um Canto 100% Potiguar, apresenta em sua 38ª edição inédita a cantora Tânia Soares que interpretará canções do também potiguar Hianto de Almeida. O evento acontecerá nesta quarta, dia 02, às 20 horas no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. A entrada é franca através de senhas/convites antecipados.

TÂNIA SOARES – A HOMENAGEANDA

Tânia Soares - nome artístico de Itânia Lúcia de azevedo - nasceu em Parelhas/RN, em 06 de Outubro de 1980. No decorrer de sua infância e adolescência e despertou enorme interesse pela boa música, por influência maior do seu pai, Itan Soares, cantor e músico de renome em todo o estado, principalmente nas décadas de 70 e 80, o que a levou a participar e conquistar, seguidamente, todos os títulos de "A Mais Bela Voz" em concursos realizados em sua cidade natal e em todo o Seridó, nas versões de 1992 a 1996.

Após rápidas atuações em Bandas Baile pelo interior do estado, com destaque para a “Banda Itanildo Show”, resolve dar continuidade à sua carreira em Natal, interpretando clássicos da MPB para os públicos do Natal Shopping, Shopping Via Direta, Midway Mall, a partir do ano de 2005.

No ano de 2006, interpreta as canções do cantor e compositor paraibano Chico César no projeto musical do Seaway Shopping, atendendo convite do renomado produtor cultural potiguar José Dias, o que rendeu, neste ano, o privilégio de atuar como atração local ao lado da cantora Luiza Possi (Projeto Seis e Meia/Teatro Alberto Maranhão), interpretando músicas de compositores potiguares.

Em 2007, durante as comemorações de aniversário do Teatro Hianto de Almeida, em Macau/RN, realiza o show intitulado "O nordeste de Chico Buarque" ao lado do cantor Xangai.

Ainda em 2007 participa do show "Elas Cantam Chico Buarque" com o grupo Nós e Chico, com as cantoras Andrezza Costa, Lene Macedo e Cirleide Andrade.

Este mesmo projeto estendeu-se ao ano de 2008, em caráter de abertura do show do cantor Chico César, em Natal/RN. O ano de 2008 segue pautado pela voz de Tânia Soares em festejo aos 50 anos da bossa nova com a realização do "Circuito Petrobrás".

Em 2009, tem o show "O Nordeste de Chico Buarque" considerado como um dos melhores do ano, o que lhe garante o direito de reeditá-lo no projeto "Praia Shopping Musical", em data comemorativa pela passagem do dia Internacional da Mulher. Ainda neste período, tem o seu nome classificado pela Fundação José Augusto entre os de melhor nível para a gravação de CD solo por intermédio do Projeto Núbia Lafayette.

Com a sua bela e suave voz, de interpretação ímpar, afinação impecável e um timbre característico que lhe confere uma identidade vocal atribuída somente às grandes cantoras, Tânia Soares continuam desfilando um extenso, porém criterioso e sofisticado repertório, que inclui principalmente sambas e bossas - sempre com arranjos atuais e muito bem tratados -, que contemplam desde a música de Hianto de Almeida até Arlindo Cruz, passado inevitavelmente por Carlos Lyra, Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, Dorival Caymmi, etc. Atualmente realiza temporada no Restaurante Veleiros, aos sábados.

Por Wigder Valle

HIANTO DE ALMEIDA – O HOMENAGEADO

Filho de Fernando de Almeida Rodrigues, músico e compositor amador, Hianto concluiu o curso primário em Macau. Aos nove anos, compôs suas primeiras músicas. Como seus irmãos, ele também estudou piano desde pequeno. Aos 19 anos, começou a cantar num programa de calouros na Rádio Educadora de Natal. Em 1952, mudou para o Rio de Janeiro, Trabalhou na Companhia Comércio e Navegação e concluiu o Curso Técnico de Contabilidade. Ainda em 1952, teve a primeira composição gravada: o samba canção "Amei Demais", parceria com o irmão Haroldo de Almeida, pela cantora Vera Lúcia no selo Elite. Também no mesmo período, compôs o samba canção "Meia luz", parceria com João Luiz que foi incluído no primeiro disco gravado por João Gilberto.

Em 1954, teve o samba canção "Conflito", gravado por Zilá Fonseca na Columbia. Em 1955, gravou na Odeon seu primeiro disco, interpretando o samba toada “É mió te aquietá”, parceria com Chico Anysio e o samba "E daí?", contou com arranjos e acompanhamento de Tom Jobim e seu conjunto. No mesmo ano, Cauby Peixoto gravou a toada "Caju nasceu pra cachaça", parceria com Veríssimo de Meio.

Depois disso ele não parou mais, suas composições foram gravadas por Dircinha Batista, Trio Irakitan, fez parte da trilha sonora do filme "Quem roubou meu samba?". Em 1960, Dalva de Oliveira gravou com o coro das meninas da Casa de Lázaro a música "Natal da criança pobre" e Nana Caymmi registrou "Nossos beijos". Um de seus principais parceiros foi Chico Anysio com quem compôs, entre outras, "Mudou pra melhor", "Muié de oio azul" e "Segredo da meia noite".

Entre os artistas que gravaram suas composições estão Moacyr Silva e seu conjunto, Miltinho, Maysa, Elizeth Cardoso, Dircinha Batista, Elza Soares, Cauby Peixoto, Raul de Barros, Jair Rodrigues, Anísio Silva, Anjos do Inferno, Dalva de Oliveira, Severino Araújo e Cyro Monteiro.

Em 1983 a cantora Silvinha gravou o LP “Hianto de Almeida Revivido" no qual interpretou entre outras composições, "Meia luz", "Mão na mão", "Mudou para melhor" e "Encontrei afinal". O compositor passou a ser reconhecido pelos pesquisadores e pelo segmento musical como um dos precursores da Bossa Nova. Com isso, passou a receber inúmeras homenagens, eventos esses impulsionados pelo ano comemorativo da Bossa Nova e terminou por ocupar um importante papel que veio para preencher uma lacuna existente, de forma que abriu o leque para muitos conhecerem mais um pouco da história.

Por Daniela Pacheco

SENHAS ANTECIPADAS

Flamma Luminárias – Av. Prud. de Morais, 2005 – Lj. A – Tel. 3211-0300

Carne & Cia. – Rua Apodi, 692 – Tel.: 3221-4315

Ou no próprio Teatro

Inf.: 9922.8188 / 9151-7783

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.