SEMINÁRIO DA LEI DO LIVRO
Promoção: UBE/RN – União Brasileira de Escritores do RN
Local : Aliança Francesa.
Um grupo seleto de escritores se reuniu no auditório da Aliança Francesa de Natal para discutir a Lei do Livro idealizada pelo escritor Lívio Oliveira . A mesa foi composta pelos escritores:Maria Lúcia de Fátima Dias, Presidente da Comissão do Livro da Secretaria Estadual de Educação, Rosemary Guillen, proprietária da Livraria Siciliano, Francisco Alves da Editora Filomena, Lívio Oliveira e o presidente da União Brasileira de Escritores do Rn, escritor e poeta Eduardo Gosson.
Registrei a presença dentre tantos dos seguintes escritores:
Eduardo Gosson / Lívio Oliveira/ Severino Vicente/ Carlos Roberto de M.Gomes
José Augusto da Costa Junior/Jurandir Navarro/Pedro Grillo
PRESENÇA FEMININA NO EVENTO, REPRESENTANDO AS INSTITUIÇÕES DE CULTURA::
. ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E MEMORIAL DA MULHER POTIGUAR
. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
. SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFÍNS DO RN
Zelma Bezerra - / Maria Lúcia /Vilmaci Viana – / Auzeh Auzerina Freitas
Deolinda Garcia e Risolete Fernandes.
Percebo que este objetivo de alienação vem de séculos. Fomos informados que está sendo ventilado um movimento para que seja cancelado o projeto do Vale Cultura.
Citou o exemplo do Rio Grande do Sul onde 50% dos livros expostos são de AUTORES LOCAIS 25% para AUTORES INTERNACIONAIS E 25% para AUTORES DE OUTROS ESTADOS
Falou da necessidade de que seja formado o FORUM ESTADUAL DO LIVRO E que A A UBE- União Brasileira de Escritores seja um guarda-chuva para proteger e apoiar esta idéia.
Eu, Auzeh Freitas, solicitei um aparte para divulgar neste momento cultural que participei há poucos dias atrás, da inauguração da Biblioteca da Escola Estadual Isabel Gondim que teve merecidamente o nome da Nobre Talentosa e dinâmica Educadora FLAUZINEIDE MOURA.
A Srª Rosemary Guillen, da Livraria Siciliano, membro da mesa de palestrantes informou, que os livros de Autores Locais atingiram em 2009 , um índice altamente expressivo. E que 80,9 % são livros publicados e com produção independente . SALIENTOU QUE O EVENTO REFLETE O SUCESSO DO ESCRITOR Ex: Leitura dos 1ºs Capítulos do Livro / Brindes /Exposiçao de Fotos.E o própio escritor usa a mídia para divulgar o seu trabalho..
A livraria Siciliano tem toda uma estrutura necessária para lançamentos e que tem um compromisso com os que fazem a Educação. E que fez parceria com algumas Empresas para levar as crianças das escolas públicas para se familiarizar com as bibliotecas levando-as para conhecer uma livraria, ter contato direto com o manancial de livros e estilos de literatura. E que além da condução é fornecido lanche para as crianças .
A Poeta e divulgadora CulturaL Vilmaci Viana VIVI, sugeriu que a UBE – UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES CONVOQUE AS ACADEMIAS PARA FAZER UMA COMISSÃO E FALAR COM GOVERNADOR DO ESTADO para solicitar providências em relação a LEI DO LIVRO HENRIQUE CASTRICIANO – LEI Nº 9105 DE 09 DE JUNHO DE 2008, AINDA COM PENDENCIAS LEGAIS. Sugestão comungada por todos os presentes. Encerrando o evento eduardo Gosson agradeceu a todos presentes e em seguida foi servido um delicioso coquetel com sucos regionais.O evento foi um Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teremos o maior prazer em receber seu comentário.