segunda-feira, 10 de maio de 2010

A MAR ABERTO

“Atores à Deriva” em Mossoró

O Coletivo Artístico Atores à Deriva, companhia teatral de Natal (RN), após circular pelos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, estará em Mossoró nos dias 15 e 16 de maio com apresentações do espetáculo ‘A Mar Aberto’, às 20h no Teatro Dix Huit Rosado.

Contemplado no projeto BNB Cultural, com apoio do Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal, a companhia fará apresentações do ‘A Mar Aberto’, e realizará a Oficina ‘Ator Criador’ que acontecerá no SESC, também nos dias 15 e 16 deste mês, no horário das 9h às 13h. A oficina será gratuita com classificação etária para maiores de 16 anos e ministrada pelos atores Doc Câmara e Bruno Coringa.

A peça “A Mar Aberto”, escrita e dirigida por Henrique Fontes conta a história do pescador José Hermílio, que em mais um dia de pescaria se vê surpreendido por um desejo inesperado. Ele acredita que o demônio usa de artimanhas para despertar nele o desejo pelo sobrinho de Rita, Júlio de Joana. O jovem, que aos 19 anos abandonou a faculdade para ser pescador, aparece para o capitão como “a maldade vestida de amor”. O dia dessa primeira pescaria de Júlio e da luta contra o desejo caracterizam o conflito central dessa história.

A dramaturgia original teve como inspiração "Grande Sertão: Veredas", obra de João Guimarães Rosa que fala de, entre outras coisas, do desejo de um jagunço por outro recém chegado ao bando: “Assim como José Hermílio, nesta peça, em "Grande Sertão: Veredas", o protagonista, Teobaldo, se vê apaixonado por outro homem - "Diadorim". Até o final. Teobaldo acredita que Diadorim é homem e se culpa por desejá-lo.” Disse Henrique.

Em 2008, ano que estreou, “A Mar Aberto” foi selecionada para Importantes festivais do Nordeste como o de Garanhuns em Pernambuco e do Cariri no Ceará. No segundo ano foi ainda mais longe, participou do Festival de Guaramiranga – CE; Porto Alegre em Cena e Caxias em Cena – RS e encerrou o ano de 2009 no Festival do Teatro Nacional de Recife – PE e ganhou o prêmio BNB Cultural para circular pelo interior do RN em 2010: “A receptividade do nosso trabalho tem sido muito boa. As pessoas comentam de como um tema delicado como este do desejo, pode ser visto de forma mais abrangente, sem preconceitos ou visões moralistas,” disse Doc Câmara, que na peça faz o Capitão José Hermilio.

A oficina terá ênfase na expressão pré-cena e na criação a partir de estímulos como memória, observação do outro e fragmentos literários. O ator Bruno Coringa explica: “O público da oficina não necessariamente deve ser formado apenas por atores com experiência comprovada, mas faz-se necessário um número significativo destes, com especial foco em integrantes de grupos de teatro das cidades contempladas no projeto. Todos os participantes devem ter no mínimo 17 anos e devem ser potenciais multiplicadores do material desenvolvido nos dois dias de oficina”.

A programação do Coletivo Artístico Atores à Deriva em Mossoró está imperdível. As senhas para o espetáculo estarão disponíveis a partir do dia 10 de maio no Teatro Dix Huit Rosado. As inscrições para oficina, que será gratuita, estarão abertas nos dias 12, 13 e 14 de maio na sede do grupo de teatro O Pessoal do Tarará (Rua Rodrigues Alves, 1012, Baixinha) ou pelo telefone: 3314 9078.

Para contato: O Pessoal do Tarará – (84) 3314 9078

Camila Paula - (84) 88647248


--
Atenciosamente,

Márcio Morais
Telefone: 55 84 9919 0383 ou (84) 9191 5771
Web: www.ovaledoapodi.com.br
Msn On-line: marciomoraisrn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.