sábado, 31 de julho de 2010

COMO CRIAR O HÁBITO DE LEITURA? COMO GOSTAR DE LER?

FONTE:WWW.DIÁRIO DE UMA PROFESSORINHA.BLOGSPOT.COM

Por Aécio Cândido*

"Aprende a se comunicar quem lê. A prática da leitura é essencial para o aprendizado da língua. Aquele que adquire cedo o hábito de ler toma posse das chaves do mundo, isto é, adquire ferramentas – a informação – para compreender melhor o mundo, e assim abrir suas portas. A pessoa que lê tem muito mais facilidade para conversar, para escrever, para dizer o que pensa, para opinar. Quem tem paixão por ler tem paixão pelo conhecimento. Ler é ir atrás do saber.


Para muita gente, ler é um sacrifício. Para quem passa o dia sentado e não pratica nenhum esporte correr também é um grande sacrifício. E se inventar de vencer uma certa distância correndo a uma grande velocidade pode ter uma parada cardíaca e morrer. Para quem tem treino, para quem se exercita correr pequenas ou médias distâncias é um grande divertimento. A mesma coisa acontece com a leitura. Quem não pratica pode achar chato, mas quem começa a praticar, reconhecendo que é um hábito muito saudável para o espírito e para a inteligência, assim como o esporte é muito bom para o funcionamento do corpo, rapidamente se acostuma e obtém daí grandes doses de prazer.

Quem quer ser um grande corredor não começa correndo os 42 quilômetros da maratona. Começa com pequenas distâncias, dedicando um pequeno tempo todo dia e que vai aumentando, até ter condições físicas de enfrentar, num tempo reduzido, o percurso inteiro. O mesmo vale para quem deseja ser um campeão de natação ou de ciclismo. Com a leitura é a mesma coisa. Quem deseja se tornar um bom leitor, isto é, adquirir o hábito da leitura, deve começar com textos mais leves, mais fáceis, menores. Quem não se acha com coragem de enfrentar a leitura de um romance, comece lendo um conto ou uma crônica de um bom escritor. Ler boas revistas é também um exercício de iniciação muito bom. É preciso gostar de ler para poder gostar de estudar. Antes disso há uma outra questão, que é a motivação da leitura: só quem tem curiosidade, quem quer saber das coisas desenvolve o gosto por ler.

Contos infantis, histórias em quadrinhos tudo isso é fundamental como iniciação ao gostar de ler.

Se você não teve nenhuma iniciação, se em sua casa não havia livros e você tem 16 anos e nenhum gosto pela leitura, mas acha que vale a pena viver, que o mundo é algo interessante e que nossa passagem por ele pode ser mais rica que a de outros animais, procure descobrir qual é o assunto que mais lhe chama a atenção, que mais lhe interessa. Procure livros textos sobre esse assunto. Aconselhe-se com quem tem mais experiência que você a fim de descobrir textos que caiam bem para iniciantes naquele assunto. É assim que a gente começa."




(Trecho do texto
EDUCAÇÃO E MUNDO MODERNO, produzido em outubro de 2006 para o Projeto de Extensão Juventude Cidadã e publicado como apostila pelo projeto)


* Aécio Cândido é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais do Campus Central da UERN, Bacharel em Agronomia (UFERSA-1978), Doutor em Sociologia (Université de Laval - 1996) e Mestre em Sociologia Rural (UFPB - 1991).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.