quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROTEIRO PARA FICÇÃO

NPD NATAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE ROTEIRO DE FICÇÃO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto realiza mais uma edição do projeto Núcleo de Produção Digital - NPD – Natal desta vez oferecendo gratuitamente o curso de “Roteiro para ficção” entre o dia 30 de setembro e 02 de outubro de 2010 na Pinacoteca do Estado.

O professor será o paraibano Carlos Dowling, roteirista de curtas e médias-metragens e que atualmente está trabalhando no longa “Bestiário”. Dowling é mestre em roteiro de cinema e especialista em roteiro de cinema e televisão por duas universidades espanholas.

Dentre os assuntos abordados na oficina, podemos destacar: apresentações de conceitos para se escrever um roteiro; estrutura de roteiros cinematográfico e televisivo; as fases da roteirização; estrutura dramática; e convergências e roteiros digitais: internet, games, cinema e televisão.

Para esta oficina serão selecionados o número máximo de 20 alunos que já devem ter tido alguma experiência prática como roteirista ou diretor. Esta produção deve ser preferencialmente de ficção com qualquer tempo de duração. As inscrições serão feitas presencialmente na Assessoria de Comunicação da Fundação José Augusto, das 10h às 14h dos dias 24 e 27 de setembro. Os interessados devem levar a produção audiovisual, a qual ele fez roteiro ou direção, que ele considera mais relevante para sua carreira juntamente com a ficha de inscrição que está disponibilizada no site www.fja.rn.gov.br. No ato da inscrição, devem ser entregues 04 vias da ficha de inscrição preenchidas e impressas acompanhadas também de quatro currículos do proponente e quatro cópias em DVDs da obra de sua autoria.

As aulas irão acontecer nos seguintes horários: 30 de setembro – quinta-feira: 17h30 às 22h; 01 de outubro – sexta-feira – 14h às 18h e 19h às 22h; 02 de outubro - sábado – 9h ás 13h e 14h30 às 19h.

O NPD – Núcleo de Produção Digital é um projeto do Programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura. Em Natal o núcleo é coordenado e produzido pela jornalista e cineasta Mary Land Brito e tem como assistente de produção Camila Figueiredo. A seleção dos alunos para as oficinas é feita pelos membros do Comitê Gestor do NPD Natal formado por representantes do Cineclube Natal, Zoon, TVU-RN, UNP, UERN, IFRN, Secretaria Estadual de Educação e Fundação José Augusto.

A Fundação José Augusto está localizada na Avenida Jundiaí, 641, Tirol. Mais informações podem obtidas no 3232 5350 ou através do e-mail npdnatal.rn@gmail.com

Mary Land Brito- jornalista

8743 1104

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

O professor Carlos Dowling

Carlos Dowling é diretor, produtor e roteirista cinematográfico desde 1998, ano de realização de FUNESTO – FARSA IRREPARÁVEL EM TRÊS TEMPOS, média-metragem ficcional em 35 mm. Possui Mestrado em Roteiro de Cinema pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo, Fundación de Investigación Audiovisual e Especialização em Roteiro de Cinema e Televisão pela Escuela Superior de Artes y Espectáculos, ambas na Espanha.

Dentre as suas produções, também se destaca A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, curta-metragem ficcional em 35mm realizado em 2000. Em 2002 realizou GOD.O.TV, curta-metragem ficcional em 16mm. No ano de 2003 escreveu o primeiro roteiro de longa-metragem, FELIZES SÃO OS TOUROS OU LE PETIT MORT. Atualmente desenvolve BESTIÁRIO, projeto cinematográfico em longa-metragem.

É o atual segundo vice-presidente da ABD-Nacional e presidente da ABD-PB, que gere o Ponto de Cultura URBE AUDIOVISUAL e o Pontão de Cultura REDE NORDESTINA AUDIOVISUAL_RNA_, ambos trabalhanado nas linhas de formação, difusão e auxílio à produção independente do audiovisual, prioritariamente na Paraíba e na região Nordeste, priorizando o desenvolvimento de plataformas digitais em código aberto via software livre.

Faz parte do quadro dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB como Produtor Cultural, respondendo atualmente pela Coordenação de Programação da TV UFPB, emissora associada à TV Brasil.

Oficina de Roteiro Audiovisual - Prospecto do Curso

1º Fase:

1. Apresentação dos Conceitos Básicos do Roteiro Audiovisual.

2. As funções de técnicas do roteiro audiovisual:

2.1 Breve panorama da tipologias de roteiros:

2.1.1 O roteiro cinematográfico

2.1.2 O roteiro televisivo

2.1.3 Convergências e roteiros digitais: internet, games, cinema,

Televisão

3. O caso dos manuais de roteiro cinematográfico.

4. O conceito de dramaturgia audiovisual

4.1 A diferenciação entre obra literária e obra dramática.

5. As Fases da Roteirização: Preparatórias; Tratamento Inicial;

Desenvolvimento.

6. Exercício prático: composição e escritura de sequência.

2º Fase:

1. Leitura de exercícios de roteirização: divisão e pedido de reescritura.

2. O caso do Narrador Fílmico e a diversificação das narrativas audiovisuais:

As personagens em obras de ficção e As personagens em obras

documentais.

3. FUNDAMENTOS DA CENA (unidade básica do roteiro e a descrição das

Personagens)

4. Estrutura dramática: A estrutura clássica dos três atos e a curva

dramática.

5. Visionamento de fragmentos selecionados.

3º Fase:

1. Leitura das reescrituras dos exercícios.

2. Leitura comparada de roteiros: a TV Digital e a concepção de roteiros

interativos.

3. Visionamento comentado de roteiros executados.

4. Debate de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.