quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO SOBRE NÍSIA FLORESTA NA FARN


Exposição fotográfica mostra vida e obra de Nísia Floresta

A Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte em parceria com a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN, apresentam uma exposição fotográfica da escritora potiguar Nísia Floresta nos dias 18 e 19 de novembro. A mostra, um dos eventos do Natal em Natal, faz parte das comemorações do Bicentenário da poetisa e das comemorações da VII Semana do Livro e da Biblioteca da FARN.

A abertura oficial da exposição acontece nesta quinta-feira (18), no Espaço Luz (biblioteca da FARN), às 19h30.

Nísia Floresta escrevia sobre a escravidão, o sofrimento do índio e também as belezas de seu país. Mas, acima de tudo, sobre a mulher e a opressão vivida pelo sexo feminino. Na verdade, tudo que Nísia Floresta escreveu foi para defender as causas nas quais ela acreditava, mais que por aspiração literária. E, ainda assim, tornou-se uma das maiores autoras de seu tempo. Ela é dona de uma trajetória intensa. Nasceu em Papari, no Rio Grande do Norte. Conheceu o grande amor em Olinda, Pernambuco. Ficou; viúva em Porto Alegre. No Rio de Janeiro, fundou um colégio revolucionário para meninas. O colégio, assim como os livros, era para exercer sua militância. Lutava por uma educação igualitária: às mulheres o conhecimento e não apenas o bordado.

Na Europa, consagrou-se, estabeleceu amizade com grandes intelectuais e residiu em vários países. Morreu na França, em 1885, após 75 anos vividos e 15 obras publicadas, além de incontáveis artigos na imprensa brasileira.

Assessoria de Comunicação da Funcarte
Tiana Costa - 9121 9665
Tatiana Tarquino - 8819.3156
Tel: (84) 3232.8836

www.funcarte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.