sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ROMANCE É CÂNCER DA LITERATURA



Publicado no Jornal do Commercio, Recife, em 26.01.2011
Fernando Monteiro rema contra a maré, troca a ficção pela poesia e ataca as editoras brasileiras que tentam impor fórmulas de sucesso

Schneider Carpeggiani

O escritor Fernando Monteiro ostenta um novo alvo, desta vez a “sagrada instituição” do romance. Em entrevistas e palestras recentes, tem continuamente se referido ao gênero como o “câncer da literatura” e afirmado que, daqui para frente, pretende se dedicar à poesia. E estamos falando de um autor responsável por romances elogiados, como Aspades ETs etc., lançado primeiro em Portugal, em 1997.
“Neste momento, com a emergência do editor como protagonista principal – no cenário da literatura afinal dominada pelas leis de mercado – o romancista de hoje está seguindo fórmulas, esgotadas ou não, que pouco importam para as calculadoras & caixas de editores & livreiros do crepúsculo literário”, polemiza.
Segundo Monteiro, a crise mercadológica/conceitual do romance já é crônica no Brasil, com os autores recebendo verdadeiras fórmulas de bolo dos seus editoras. “Dona Luciana Villas Boas – que editou romances meus, na Record – abre sua caixinha de receitas para prescrever o ‘romance’ como o gênero a ser praticado pelos jovens escritores (nada de conto e, muito menos, poesia – ‘maldita’ por natureza, para o Deus Mercado) e surgem romancistas por todo os lados, com e sem aspas. Nesse cenário, anunciei uma atitude de nadador contra a maré, ou seja, em 2009 resolvi abandonar o romance, para retornar à poesia, como protesto contra as receitas de ficção e também em solidariedade à arte do verso.”
Apesar de ser lembrado sobretudo por sua ficção da última década, Monteiro começou sua carreira nos anos 1970 como poeta. Retornou ao gênero em 2009 com Vi uma foto de Anna Akhmátova, lançado pela Fundação de Cultura do Recife. Nesse longo poema, não se restringia a cantar o mundo – permanecia um escritor em busca de uma história. “Para mim essa é a forma de escrever ficção daqui para frente – remando contra a maré, repito. Esse é ao mal dos espíritos livres, no meio do rio poluído da cultura de massa.”
“A poesia precisa tentar recuperar o que Dámaso Alonso chamava de seu ‘contenido novelesco’. Isso foi responsável pela atraente forma narrativa que vigorou em outros tempos, e desde A odisseia, A divina comédia, O paraíso perdido. Nos poemas longos da tradição ocidental corre um fio novelesco em que – como no Anna – ‘algo está acontecendo’, em oposição à construção abstrata, em parte responsável pela esterilização da palavra poética. No Anna, eu proponho que os poemas mais do que nunca narrem, contem, relatem e, no final, ‘transcendentalizem’. A palavra de toque – em tempos de vulgaridade – é essa: transcendentalizar, ir mais além e mais fundo, na longa viagem para fora da noite do Mercado...”, continua Monteiro.
Apesar da sua crítica ao romance, faz questão de ressaltar que não existem formatos literários ideais que devem ser impostos aos escritores: “Não há formatos ideais nem gêneros ideias, pelo menos para virem, ‘de fora’, a fim de serem colados ao mundo interior de um escritor. Não há receitas, como as do bolo de Dona Luciana Villas Boas. Há oferecimento do próprio pescoço, literatura de risco e verdade seguida até o fim: fora disso, tudo é bijuteria. Fora disso, é melhor se preparar pra ler os romances da ex-miss Vera Fischer, que já avisou ter mais de dez romances prontinhos da silva, todos tratando de personagens em viagens internacionais e outros luxos, porque a moça também confessou que não sabe ‘escrever para pobre’ etc. Sugiro que o prêmio Jabuti – que é muito feio – seja rebatizado prêmio Fixe (ou prêmio Ficha, marcada ou não) em prévia homenagem à qualidade dos romances ainda inéditos da Verinha.”
Monteiro aponta que sua produção ficcional é herdeira direta de um momento chave da produção brasileira recente, formada por autores como Osman Lins, Caio Fernando Abreu e João Antonio. “O romance é, ou deveria ser, um salto no escuro pós-joyceano, ou seja, uma aventura rumo ao centro da terra literária, e não o rebaixamento para o que ‘vende mais’), com e sem olhos verdes buarquianos – literatura apenas mediana premiada como grande – e todo esse sub-Leblon que baixou sobre a ficção do país de um criador do porte de Guimarães Rosa...”, conclui.
-



Postado no blog Geleia General.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.