terça-feira, 15 de março de 2011

DIA NACIONAL DA POESIA


A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira (14) das comemorações pelo Dia Nacional da Poesia, promovidas pelo Governo do Estado e realizadas pela Fundação José Augusto - FJA. A comemoração aconteceu no Teatro de Cultura Popular - TCP e homenageou o poeta norte-rio-grandense Luiz Carlos Guimarães.

O evento também contou com o lançamento da coleção Cultura Potiguar, editada pela FJA, que teve quatro livros lançados. O Livro dos Poetas é uma coletânea de entrevistas organizada pelo poeta Adriano de Souza, com Dorian Gray, Fagundes de Menezes, Homero Homem, Jayme Wanderley, João Cabral de Melo Neto, José Bezerra Gomes, Moacy Cirne, Nei Leandro de Castro e Zila Mamede. Já O Príncipe Plebeu, de autoria de Cláudio Galvão, é uma biografia do poeta Othoniel Menezes acompanhada de um CD com poemas declamados por Tarcísio Gurgel e contados por Tovar, José de Almeida e Severino Monteiro; é osegundo livro da coleção Poesia Potiguar. Outra publicação é Noturno Quase Infinito, do poeta Maia Pinto. O quarto livro lançado é Alma que Voa, de Antonio Junior.

Ao se dirigir aos artistas, secretários de Estado e populares, a governadora convocou todos para juntos "mudar a condição do Rio Grande do Norte figurar entre os últimos lugares na educação e na cultura no Brasil". Rosalba conclamou a um esforço para, pelo menos, colocar o RN entre os primeiros lugares na região Nordeste. "Sabemos que é difícil. As dificuldades são muitas, mas temos que reconstruir e avançar. Precisamos fazer um movimento em benefício do nosso Estado e da nossa gente", enfatizou a governadora anunciando a ampliação do Fundo de Cultura e programas para levar às escolas públicas o conhecimento sobre a cultura do RN às novas gerações, através da música, da dança e do teatro. "Queremos que no futuro o nosso Estado seja conhecido pelo turismo cultural", declarou, para encerrar dizendo: "Devemos sempre reverenciar a arte, por que a arte é que muda a vida".

Os livros lançados pela Coleção Potiguar nesta segunda-feira (14) terão a renda revertida em benefício do Hospital Infantil Varela Santiago. Estiveram presentes às comemorações pelo Dia da Poesia a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Amélia Rosado; o Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes; a presidente da Fundação de Pesquisa do RN, Maria Bernardete Cordeiro; e o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.