terça-feira, 26 de abril de 2011

85 ANOS DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO NORTE


Esta semana é especial. Comemoramos os 85 anos de fundação da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.
Congratulamo-nos com todos os irmãos integrantes do Movimento Espírita do nosso Estado e saudamos os pioneiros que fundaram com esforços e dedicação sem limites a veneranda Sociedade. Transcrevemos para conhecimento de todos o RESUMO DA ACTA DA 1a. SESSÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA de fundação da Federação Espírita Rio-Grandense do Norte, inserida no RENASCENÇA, jornal da FERN de publicação quinzenal, ANNO II, de 31 de maio de 1926: (Este jornal pertencia a UNIÃO AGOSTINHO DE HIPONNA, tendo surgido no dia primeiro de maio de 1925)
RESUMO DA ACTA DA 1a. SESSÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Aos 29 dias do mez de abril de 1926, reunidos setenta(setenta) irmãos, na sala das sessões do Gremio Thereza de Jesus
(Gremio de Estudos, Psychicos e Experimentais de Espiritismo Thereza de Jesus), às 7 e meia horas da noite, o Dr. João Batista do Nascimento, presidente da União Espírita Agostinho de Hippona, (e igualmente Venerável da Augusta Loja Simbólica Filhos da Fé -Oriente de Natal) foi aclamado presidente da mesa para presidir a Assembléia. Assumindo a presidência depois de uma brilhante allocução, disse muito bem os fins da reunião, declarando, em seguida, aberta a sessão em nome de Deus.
Dada a palavra a quem della quizesse fazer uso, o irmão Sebastião Felix de Araújo, presidente do Gremio acima referido, a bem da Doutrina espírita neste Estado, propoz fosse fundada, nesta mesma data, a Federação Espírita Rio Grandense do Norte, constituída dos elementos que compunham o Gremio Thereza de Jesus e a União Agostinho de Hippona, com a adhesão de outros Grupos e Centros existentes, quer nesta Capital, quer no interior do Estado e demais pessoas que tenham em vista a diffusão dos ensinamentos de Kardec, passando nesta occasião todos os haveres de ambas as sociedades, já acima referidas, a pertencer à Federação.
Foi proposto também que a Federação se regulasse pelos estatutos da supracitada União, os quaes deveriam passar por uma ligeira reforma e para cujo fim fosse nomeada uma commissão de seis membros.
Foi ainda apresentado um officio do Centro Deus, Christo e Caridade, da Villa de Touros, neste Estado, adherindo aos fins a que se propunha à Federação.
O irmão Sebastão Felix de Araújo propoz, finalmente, fosse eleita e empossada a directoria, que tivesse de dirigir os destinos da Federação no primeiro anno de sua visa social, composta de 25 membros, a qual ficou assim constituída:
Presidente,dr. João Batista do Nascimento; vice dito, Sebastião Felix de Araújo; 1o. secretário Manoel da Costa Barbosa;
2o. dito, Manoel Paschoal de Lima; 1o. procurador, José Nicácio Sobrinho, 2o dito, João Mathias de Lima; director de assistencia aos necessitados, dr. João Galvão de Oliveira; adjunto d. Amazilde Trindade; administrador da typografia, Mauro Luiz dos Santos, adjunto, Innocencio de Souza Lima; arc-bibliothecario, Joaquim de Fontes Galvão, adjunto Manoel Maia Mouzinho; director gerente de " Renascença", Joaquim Manoel Filho, adjunto, Anysio Vital; porteiro, Manoel Marcolino Gomes; zeladoras, Maria Nazareth Fernandes e Minerva Wanderley Gonçalves; comissão de contas:Romualdo Lopes Galvão,Fortunato Aranha, Gabriel de Menezes, José Bezerra de Andrade. dr. Floriano Cavalcante e Arthur Tinoco.
OBS.: Conservamos a grafia original.
Irmãos Espíritas, atuais dirigentes da FERN e os seus dedicados trabalhadores, comemoremos os 85 anos de fundação
desta Sociedade, mantendo o mesmo espírito de fidelidade a Jesus e aos fundamentos da Codificação Espírita, multiplicando os talentos de luz que nos foram confiados pela Misericórdia Divina.
Um grande abraço,
Francisco de Assis Pereira - Ex-presidente da FERN e atual vice-presidente do Conselho Deliberativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.