terça-feira, 12 de abril de 2011

DECLARAÇÃO DE AMOR À UFRN

Por Flávio Rezende*

Quando estava entrando na casa dos 20 anos, comecei a sentir necessidade de trabalhar para valer. Até então ajudava meu pai no consultório odontológico dele e, trabalhei ainda, na Associação Brasileira de Odontologia do RN.

Neste momento apareceu um concurso público para a UFRN e, como ainda não tinha curso superior, me restou à opção de fazer para datilógrafo, ocupação hoje inexistente ou trocada por digitador. Passei e, a partir daí, comecei um casamento bem sucedido que este ano completa 30 anos.

Dentro da UFRN fui progredindo e, passei a trabalhar na TV Universitária, por estar cursando Comunicação Social. Com a reforma administrativa promovida por José Sarney passei para nível superior e, de lá até hoje, sou jornalista da UFRN, tendo trabalhado em diversos locais, curtindo todos e sendo feliz por onde passei.

Hoje estava caminhando pelo Campus da UFRN em direção ao Centro de Convivência quando fui inundado pelo mais puro êxtase ao observar a natureza presente em várias partes, jardins bem cuidados, edificações em todo canto, movimento de estudantes, carros indo e vindo, a vida pulsando por entre livros, pessoas, prédios, computadores, árvores, flores, frutos, animais e, emoldurando tudo, o lindo céu azul deste dia de luz.

Refletindo no caminhar, percebi o quanto sou feliz. Imaginei as pessoas que trabalham em delegacias, hospitais, ônibus, manicômios, postos de saúde, bancos, trabalhos difíceis, complicados e, nós da UFRN, trabalhando para pessoas ainda sonhadoras, que usam camisas com o rosto de John Lennon, Che Guevara, com símbolos como o paz e amor e, em sua juventude, espalham beleza e esperança pelas alamedas do Campus.

Sempre fui feliz na UFRN, sempre gostei de trabalhar aqui, nestes 30 anos convivi e convivo com pessoas de bem, detentores de grande saber, jovens com cabelos vermelhos, brincos enfiados em buracos antes virgens, comportados, calmos, ariscos, políticos, seguidores, atentos, alienados, conscientes, a sociedade é micro neste macro cosmos que é a UFRN, mas, de maneira geral, aqui é um espaço sadio, bonito e o link que nos une promove a conexão do crescimento pessoal de todos.

Deixo aqui registrado meu amor por esta instituição, por seus gestores, professores, funcionários como eu, alunos, terceirizados, os pássaros que aqui gorjeiam, os gatos tão polêmicos, os eventos, a nossa TV, a FM tão maravilhosa que temos, o hospital, orgulho para nossa cidade e, fico torcendo para que a UFRN possa caminhar a passos largos para um abraço com o Rio Grande do Norte, compartilhando todo o saber produzido com o povo pois, tudo que aqui acontece, é patrimônio de todos e, por isso mesmo, a grande política que deve existir em todos os níveis de todos os governos, é a união geral em torno da diminuição entre ricos e pobres, seja materialmente, seja educacionalmente.

A UFRN é um dos orgulhos dos potiguares e, devemos todos, zelar e amar cada vez mais este centro de formação e saber, levando esta instituição de ensino rapidamente para um lugar de destaque, no coração de todos nós.

*É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.