quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A HISTÓRICA INSTALAÇÃO DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS




Ontem a noite, aconteceu na Estação Cultural Roberto Varela , a solenidade de instalação da ACLA-Academia Cearamirinense de Letras. Quando a tarde se despedia , um grupo de poetas e intelectuais potiguares, seguiu em comitiva para a terra dos canaviais para celebrar este momento histórico no berço de Madalena Antunes, Juvenal Antunes, Nilo Pereira , Lúcia Helena Pereira , Adelle de Oliveira e outros grandes poetas e escritores que no vale verde remontam sua história.

Dentre tantas personalidades empossadas, compartilhamos com alegria, da posse do escritor poeta e professor Janilson Dias de Oliveira, confreiro da nossa SPVA/RN-
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN. Abrindo a solenidade, Dr. Díogenes da Cunha Lima, enfatizou a importância da instalação desta instituição para o desenvolvimento cultural do município e convocou a todos para juntos fortalecer o segmento cultural e artístico do estado.

Em seguida, fez uso da palavra, o presidente da ACLA- Dr. Pedro Simões Neto, tal qual menino de ontem, que corria pelas ruas de Ceará Mirim , livre, falou e encantou, com um discurso sem papel, escrito e pautado na alma, pontuando histórias de vida, ruas e casas.Trouxe-nos o passado de glória do homem mais simples, ao mais renomado que fizeram de Ceará Mirim, um celeiro cultural .Cidade que plantou e adubou a cana com versos e cantos dos seus filhos amados.

O trem passou e apitou em homenagem ao grupo de acadêmicos, trazendo nos vagões das memórias, os seus filhos ilustres e despertou no coração de Pedro as lembranças das viagens que fez em busca do saber: Ceará Mirim- Natal- Colégio Salesiano. E como menino que foi ,hoje é Pedro o GRANDE.Citou dentre tantas personalidades, o seu amigo poeta Ciro José Tavares, que juntos trilharam os mesmos caminhos em busca do saber.

Todo o segmento cultural do Rio Grande do Norte se fez presente ao grandioso evento aberto pelo ilustre poeta e escritor Dr. Díogenes da Cunha Lima, mui digno Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, ladeado pela Dra.Anna Maria Cascudo Rodrigues Barreto, Embaixadora Cultural do Rio Grande do Norte, Dr. Enélio Petrovich- Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Dr. Janssen Leiros- Presidente da Academia Macaibense de Letras,Dr. Ormuz Simonetti- Presidente da Academia de Genealogia do RN, Dr. Jurandyr Navarro- Presidente da Academia de Ciências Jurídicas do RN, Eduardo Gosson- Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RN, Escritora Lêda Varela Marinho , Presidente da AJEB/RN, Sebastião Bezerra,Vice-Presidente da SPVA/RN, e demais representantes de entidades literárias . A ACLA em parceria com a comunidade e a Igreja, na pessoa do seu pároco Bianor Francisco , está elaborando um projeto para restauração dos monumentos históricos, religiosos e culturais da cidade. Esperamos que a Prefeitura também participe desse grandioso projeto em prol da cultura de Ceará Mirim.
Finalizando o evento, foi servido um delicioso coquetel e fomos agraciados com a música do GRUPO CHORINHO ODEON. Em seguida os poetas da Sociedade dos Poetas, retornaram a cidade do sol, que a noite já dormia, recitando belas poesias e entoando cantos em louvor a este momento.A ACLA funcionará no CDL- Clube de Diretores Logistas do município.
VIVA CEARÁ MIRIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.