sexta-feira, 9 de março de 2012

AFFONSO ROMANO DE SANT 'ANNA PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE BOGOTÁ



                                                                  AFFONSO ROMANO DE SANT 'ANNA



El poeta es el periodista del alma humana
La poesía es una función de la mente humana.
Es una producción simbólica.
No hay cultura o sociedad sin poesía.
Hay tres formas de conocimiento:
La ciencia, la religión y el arte.
Como arte la poesía es sístesis,
el poeta ayuda a ver a los demás
lo que no saben ver con sus propios ojos
                                    Affonso Romano De Sant Anna.




Los hombres aman la guerra


Los hombres aman la guerra. Por eso
se arman alegres en coro y colores
para el dudoso deporte de la muerte.
Aman y no lo disfrazan.
Alardean ese amor en las plazas,
crean manuales y escuelas
alzando banderas y recogiendo cajones
entonando slogans y sepultando
Los hombres aman la guerra. Pero no la aman
solo con el coraje del atleta
y el orgullo militar, sino con la piadosa
voz del sacerdote, que antes del combate
sirve la Hostia de la Muerte.
Fue así en Crimea y Troya
en Eritrea y Angola
en Mongolia y Argelia
en Siberia y ahora.
Los hombres aman la guerra
Y mal soportan la paz.
Los hombres aman la guerra, profana
o santa, lo mismo da.
Los hombres tienen la guerra como amante
aunque desposen la paz.
Y que arrobos, Dios mío! En ese encuentro voraz,
¡Qué placeres, qué gemidos, qué ayes!
Qué sublimes perversiones urdidas
en la mortaja de las sábanas, agostando
la cama o campo de batalla.


Affonso Romano De sant  anna.
Escritor Brasileño.
Invitado a la feria del libro de Bogotá. 
Affonso Romano de Sant'Anna nasce em Belo Horizonte, no dia 27 de março de 1937, filho de Jorge Firmino de Sant'Anna, Capitão da Polícia Militar mineira, e de D. Maria Romano de Sant'Anna.


Criado em Juiz de Fora, tem uma infância de menino pobre, trabalhando desde muito cedo para pagar seus estudos. Entre um e outro biscate, aproveita para ler os livros que consegue nas bibliotecas do Serviço Social da Indústria (SESI).


Filho de pais protestantes, é criado para ser pastor. Aos 17 anos prega o evangelho em várias cidades de Minas Gerais, visita favelas, prisões e hospitais, convivendo com pessoas pobres e sofridas. Leva a elas sua mensagem. Essa experiência irá influir, futuramente, no estilo de seus textos e poesias, com forte conteúdo social.


Custeia seus estudos na Faculdade de Letras de Belo Horizonte, tornando-se bacharel.


Em 1956, esteve envolvido com movimentos de vanguarda e, no ano seguinte, com sua voz de barítono, passa a fazer parte do "Madrigal Renascentista", à época regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky.


Fez parte dos movimentos que transformaram a poesia brasileira, sempre interagindo com grupos inovadores e construindo sua própria linguagem e trajetória. Data desta época a participação nos movimentos políticos e sociais que marcaram o país. Como poeta e cronista, foi considerado pela revista "Imprensa", em 1990, como um dos dez jornalistas formadores de opinião por desempenhar atividades no campo político e social que marcaram o país nos anos 60.


Coloca em seu primeiro livro, lançado em 1962, "O Desemprego da Poesia", seu inconformismo com a atuação do poeta da época que não possuía a força dos poetas do século XIX. Analisa o desencontro do poeta no seu tempo e sua frustração pessoal. O poeta era tido como um ser boêmio, romântico, fora de época.


Em 1965, muda-se para Los Angeles onde, durante dois anos, dá cursos de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia. Nasce sua primeira filha, Fabiana. Lança seu primeiro livro de poesias "Canto e Palavra".


Em 1968, retorna aos Estados Unidos para, durante dois anos, participar como bolsista do International Writing Program, na cidade de Iowa, dedicado a jovens escritores de todo o mundo.


Apresenta, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1969, sua tese de doutoramento "Carlos Drummond de Andrade, o Poeta "Gauche", no Tempo e Espaço", publicada em 1972 e que lhe garantiu os quatro prêmios mais importantes no universo literário brasileiro.


Casa-se, em 1971, com Marina Colasanti, escritora e jornalista, segundo ele sua melhor crítica e também musa inspiradora.


Nasce, em 1972, sua segunda filha, Alessandra. Leciona na Pontifícia Universidade Católica - PUC e na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.


De 1973 a 1976, dirige o Departamento de Letras e Artes da PUC/RJ. Para o curso de Pós-Graduação em Letras, realizado em 1976 na PUC/RJ, promove a vinda de conferencistas internacionais, entre os quais Michel Foucault, sociólogo francês. Houve grande repercussão da visita de Foucault ao país, que se encontrava em pleno regime ditatorial. Lança seu segundo livro de poesias "Poesia sobre Poesia".


Em 1976, volta aos Estados Unidos para lecionar Literatura Brasileira na Universidade do Texas.


Em 1978, torna-se professor de Literatura na Universidade de Colônia, na Alemanha. Lança "A grande fala do índio guarani".


Lança, em 1980, o livro de poesias "Que país é este?", cujo poema título é publicado com destaque pelo "Jornal do Brasil". Leciona, durante dois anos, na Universidade Aix-en-Provence, na França, como professor visitante.


Em 1984, assume no "Jornal do Brasil" a coluna anteriormente escrita por Carlos Drummond de Andrade, o que viria confirmar a opinião do conhecido crítico Wilson Martins de que o biografado seria o sucessor de Drummond. O jornal publica seus poemas na página de política, e não no suplemento literário, iniciativa pioneira e insólita, o que faz com que Sant'Anna mude seu conceito sobre o próprio emprego do poeta na sociedade. Percebe mais claramente que a função do poeta está vinculada, primeiramente, ao fato de que ele precisa ter uma linguagem eficiente, ter domínio de todas as técnicas, falar sobre assuntos que interessem às pessoas em geral, sem narcisismo nem subjetivismo, e encontrar um veículo eficiente para projetar o seu trabalho, no caso o jornal. Considera o livro ainda muito elitista, sofisticado, de acesso impossível às camadas mais pobres de nossa sociedade. Saber que seus poemas, como: "A Implosão da Mentira", "Que país é este?" (traduzido para o espanhol, inglês, francês e alemão) e "Sobre a atual vergonha de ser Brasileiro", estavam sendo lidos nas casas, nas praias, nos clubes, transformados em poster e colocados nas paredes de escritórios e sindicatos, em muito o gratifica e o ensina que os poetas têm que re-achar o seu lugar existencial e estético dentro da sociedade.


Publica pela Editora Rocco seu primeiro livro de crônicas, "A Mulher Madura", em 1986.


Em março do ano seguinte participou do Congresso "Les Belles Etrangères", onde foram reunidos dezenove escritores brasileiros em Paris e no mesmo ano publica com sua esposa a antologia "O Imaginário a Dois".


Em 1989 participou do "IV Encontro de Poetas do Mundo Latino", realizado no México.


Em 1990, nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de oito milhões de volumes), cargo que ocupa até 1966, onde defronta-se, na prática, com sua própria frase a respeito do país: "Nós estamos muito à frente, mas estamos ainda muito atrás de nós mesmos". Informatiza a Biblioteca, cria o Sistema Nacional de Bibliotecas, reunindo 3000 instituições e o PROLER (Programa de Promoção da Leitura), que contou com mais de 30000 voluntários em 300 municípios brasileiros. Lança a revista "Poesia Sempre", de circulação internacional, e apresenta edições especiais sobre a América Latina, Itália, Portugal, Alemanha, França e Espanha.


Preside o Conselho do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), no período 1993/1995), sendo também o Secretário Geral da Associação das Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas (1995/1996), que reúne 22 instituições.


Cronista do jornal "O Globo", tem também participação em programas na TV Globo onde cria um novo gênero, algo entre a literatura e o jornalismo. Durante a Copa do Mundo, a TV Globo encomenda-lhe dez textos sobre os jogos, que deveriam ser escritos num espaço de duas horas, ligados à imagem e inteligíveis pelo país inteiro. O mesmo acontece com relação à Fórmula I. Também, nesse mesmo gênero, escreveria um poema por ocasião da morte do Presidente Tancredo Neves. Na sua opinião, a televisão, ao contrário do que muitos dizem, não veio para acabar com a literatura. É um veículo moderno e eficiente de promoção da literatura.


Proferiu conferências em diversos países, entre outros: México, Dinamarca, Chile, Canadá, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Espanha.


Foi agraciado com o Prêmio Especial de Marketing — concedido pela Associação Brasileira de Marketing, pelo trabalho realizado frente à Biblioteca Nacional.


Além deste, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios:


"Prêmio Mário de Andrade" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio Fundação Cultural do Distrito Federal" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio União Brasileira de Escritores" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio Pen-Clube" - Com o livro "O canibalismo amoroso"


"Prêmio União Brasileira de Escritores" - Com o livro "Mistérios Gozosos"


"Prêmio APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte", pelo conjunto de obra.


Atualmente escreve colunas aos sábados para o jornal "O Globo", no caderno "Prosa e Verso", bem como em outros diários do país.


Poesia (Brasil): 
"Canto e Palavra"- 1965 - Imprensa Oficial de Minas Gerais


"Poesia sobre Poesia"- 1975 - Imago/RJ


"A Grande Fala do Índio Guarani"- 1978 - Summus Editorial/SP


"Que País é Este?"- 1980 - Civilização Brasileira - 1984 - Rocco/RJ


"A Catedral de Colônia e Outros Poemas"- 1987 - Rocco/RJ


"A Poesia Possível" (poesia reunida) - 1987 - Rocco/RJ


"O Lado Esquerdo do Meu Peito"- 1991 - Rocco/RJ


"Epitáfio para o século XX" (antologia) - 1997 - Ediouro/SP


"Melhores poemas de Affonso Romano de Sant'Anna - Global/SP


"A grande fala e Catedral de Colônia" (ed. comemorativa) -1998 - Rocco, Rio


"O intervalo amoroso" (antologia). - 1999 - L&PM/Porto Alegre


"Textamentos" - 1999 - Rocco/RJ




Poesia (Exterior): 
"Antologia de Poesia Brasileira" (org. Jose Valle Figueiredo) - 1970 - Verbo, Portugal.


"Antologia de La Poesia Latinoamericana (1950-1970) (org. Stfan Baciu) - 1974 - State University of New York, 1974.


"Litérature du Brèsil (Revue Europe)" - 1982 - Paris, França.


"Beispilsweise Koln-Ein Lesebuch herausgegeben von H. Grohler" - G. E. Hoffman, H. J. Tummers, Lamuv Verlag, Alemanha, 1984.


"Translation: The Journal of literary Translation" - 1984 - Spring Columbia Univ.


"Lianu Liepsna (Brazily naujosios poezijos antologija)" (Antologia de poesia brasileira em lituano) - 1985 - Org. Povilas Gaucys, Chicago.


"South Easser Latin americanisis" - 1985 - Univ. Miami


"A posse da terra (escritor brasileiro hoje)" (org. Cremilda Medina) - 1985 - Imp. Nacional/Casa da Moeda/Sec. Cultura, SP.


"Antologia da poesia brasileira" (org. Carlos Nejar) - 1986 - Imp. Nacional/Casa da Moeda, Portugal.


"Brazilian literature" - 1986 - Special Issue. Latin American Literary Review, Univ. Pittsburgh.


"Anthologie de la nouvelle poèsie brèsilienne" (org. Serge Borjea) - 1988 - Harmatan, Paris.


"Okolice (miesiecznick spoleczno-literacki)" - 1992 - Marzec, Polônia


"Epitáfio para el siglo XX" - 1994 - Fundarte - Caracas, Venezuela


"Antologia da Poesia Brasileira" - 1994 - China, Emb. do Brasil - Pequim


"Liberté/Brasil Lirtéraire" - 1994 - Montreal, Canadá


"Das Gediche (Zeitschrife fur lyrik, Essay und Kritik)" - 1995 - AGHL, Alemanha.


"Vision de la poesia brasileña" (org. Thiago de Mello) - 1996 - Instituto Libro Santiago, Chile.


"Tierra de Nadie" (antologia de nueve poetas latinoamericanos) - 1996 - Ed. Una, Costa Rica.


"Neue lateinamrikanishee poesial" - Nueva Poesía America Latina. Rowohir Literatur Magazin, 38, Hamburg, 1996.


"Review: Latin American Literature and Arts" - 1996 - America Societe, New York, USA.


"Poeti brasiliani contemporanei" - 1997 - Silvio Castro. Centro Internazionale della Grafica di Venezia. Univ. Padora, Itália.


"Affonso Romano de Sant' Anna & Carlos Nejar: deux poètes brésiliens contemporains" (org Regina Machado) - 2000 - La Sape, Centre Nationnale de Lettres, Paris.


Antologias de Poesia (Brasil):
"4 poetas" - 1960 - Universitária, Belo Horizonte


"Violão de rua I" - 1962 - Civilização Brasileira


"Violão de rua II" - 1963 - Civilização Brasileira


"Violão de rua III" - 1963 - Civilização Brasileira


"Poesia da fase moderna" (org. Manuel Bandeira e Walmyr Ayala) - 1966 - Ediouro


"Poesia viva" (org. Moacyr Felix) - 1968 - Civilização Brasileira


"Poesia contemporânea" (org. Henrique Alves) - 1985 - Roswitha Kampf - SP


"Carne viva" (org. Olga Savary) - 1984 - Anima/RJ


"O Imaginário a Dois "- 1987 - Artetexto/RJ (com Marina Colasanti)


"Sincretismo: a poesia da Geração 60" (org. Pedro Lyra) - 1995 - Topbooks


"Poesia contemporânea, cadernos de poesia brasileira" - 1997 - Cadenos de Poesia Brasileira. Inst. Cultural Itaú, SP


"Baú de Letras" (antologia poética de Juiz de Fora) - 2000 - Funalfa, Juiz de Fora


"Os cem melhores poetas brasileiros do século" (org. José Nêumanne Pinto) - 2001 - Geração Editorial,SP


Crônicas:
"A Mulher Madura"- 1986 - Rocco/RJ


"O Homem que Conheceu o Amor"- 1988 - Rocco/RJ


"A Raiz Quadrada do Absurdo"- 1989 - Rocco/RJ


"De Que Ri a Mona Lisa?"- 1991 - Rocco/RJ


"Mistérios Gozosos"- 1994 - Rocco/RJ


"A vida por viver" - 1997 - Rocco/RJ


"Porta de Colégio" (antologia) - 1995 - Ática/SP


"Nós os que matamos Tim Lopes" - 2002 - Expressão e Cultura


"Pequenas seduções" - 2002 - Sulina


"Que presente te dar" - 2002 - Expressão e Cultura


"Antes que elas cresçam" - 2003 -Landmark


"Os homens amam a guerra" - 2003 - Francisco Alves


"Que fazer de Ezra Pound" 2003 - Imago


Ensaios: 
"O Desemprego da Poesia"- 1962 - Imprensa Universitária de Minas Gerais


"Drummond, o "gauche" no tempo" - Record/Rio - 1990


"Política e Paixão"- 1984 - Rocco/RJ


"Análise Estrutural de Romances Brasileiros" - 1989 - Ática/Petrópolis


"Por um novo Conceito de Literatura Brasileira"- 1977 - Eldorado/RJ


"Música Popular e Moderna Poesia Brasileira" - 1997 - Vozes/Petrópolis


"Emeric Marcier "- 1993 - Pinakothec/RJ


"O Canibalismo Amoroso"- Rocco/RJ - 1990


"Paródia Paráfrase & Cia."- 1985 - Ática/SP


"Como se Faz Literatura "- 1985 - Vozes /Petrópolis


"Agosto 1991: Estávamos em Moscou"- 1991 - Melhoramentos/SP (com Marina Colasanti)


"O que aprendemos até agora?" - Edutifia, São Luís, Maranhão (1984). Ed. Universidade de Santa Catarina - SC, 1994


"Barroco, alma do Brasil." - 1997 - Comunicação Máxima/Bradesco, RJ
Reeditado em inglês, francês e espanhol , 1998


A sedução da palavra(ensaio e crônicas). Letraviva. Brasili, 2000


Barroco, do quadrado à elipse. Rocco,Rio, 2000


Desconstruir Duchamp, Vieira e Lenti Casa Editorial, 2003


Prosa e Ensaios (participações):


O livro do seminário (1ª. Bienal Nestlé de Literatura), 1982


Crônicas mineiras. Ática, 1984


A paixão segundo G.H. - Clarice Lispector (textos críticos). Co. Arquivos, Unesco, 1988


Tv ao vivo. Brasiliense, 1988


Homenagem a Manuel Bandeira, UFF/ Presença, Rio, 1989


Palavra de poeta. Denira do Rosário. José Olympio, Rio, 1989


Auto-retratos.Giovani Ricciardi, Martins Fontes, São Paulo, 1991


Drummond (arte em exposição). Salamandra, Rio, 1990


Minas liberdade. Secretaria de Cultura de Minas Gerais, 1992


O amor natural. Carlos Drummond de Andrade (prefácio), Record. Rio, 1992.


Cartas de Mário de Andrade. Nova. Fronteira, Rio, 1993


Hélio Pelegrino. A-deus. Vozes, Petrópolis, 1990


131 posições sexuais (o sexo visto por 131 personalidades) Org./ Lu Lacerda


Tiradentes, teu nome é liberdade, Máxima Comunicação, Rio, 1992


O livro ao vivo. Centro Cultural Cândido Mendes, Rio, 1995


Crônicas de amor. Ceres, SP, sem data


Brasil e Portugal: 500 anos de enlaces e desenlaces - volume 01 - (org. Gilda Santos). Real Gabinete Português de Leitura, Ano 2000, Rio


Para entender o Brasil.(org. Marisa Sobral Luiz Antonio Aguiar), Alegro, São Paulo,2000


Brasil e Portugal 500 anos de enlaces e desenlaces, volume 02 - Real Gabinete Português de Leitura, 2001,Rio


Prosas e Ensaios (participações no exterior):


Confluences littéraires(Bresil-Quebec). Les bases d"une compairaison.Les Editions Balzac,Montreal, 1992


Les riques du métier. L'Exagone.Quebec. Montreal. Canadá, 1990


Cuentos Brasileños. Andres Bello, Chile, 1994


O Brasil no limitar do sec. XXI. Frankfurt am Main,TFM, Frankfurt, 1996


Libraries, social inequalities and the challenge of the twenty first century.Dedadus(Journal of the American Academy of Arts ans Sciences,Fall 1996).


Tropical Paths: essay on modern brazilian literature (Org. Randal Jonhson) Ed.Garland, N. York/London, 1993


Brésil, poèsie du corpos. M. Leroy-Patay- M.E. Malheiros Poulet, La taillanderie, Lyon, 2000


"Lusofonia, mentiras e realidade" in "Veredas (Revista da Associação Internacional de Lusitanistas), Fundação Eng. Antonio de Almeida, Porto, 2000


Multimídia:
Cds:
Affonso Romano de Sant'Anna por Tônia Carrero. Luzdacidade. Niterói, 1998.


Crônicas escolhidas (com participação de Paulo Autran). Luzdacidade, Niterói, 1999.


"O escritor por ele mesmo" Instituto Moreira Salles, 2001.


Prêmios Literários:


"Prêmio Mário de Andrade" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio Fundação Cultural do Distrito Federal" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio União Brasileira de Escritores" - Com o livro "Drummond, o gauche no tempo."


"Prêmio Pen-Clube" - Com o livro "O canibalismo amoroso"


"Prêmio União Brasileira de Escritores" - Com o livro "Mistérios Gozosos"


"Prêmio APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte", pelo conjunto de obra




Fonte: Releituras









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.