quinta-feira, 1 de março de 2012

II ENCONTRO DE ESCRITORES E ENTIDADES CULTURAIS

QUINTO  INFORMATIVO
II Encontro de Escritores e Entidades Culturais
15 a 21 de Abril de 2012 em João Pessoa – Paraíba

Inscrição: 01) Associado UBE/PB em dia – grátis
                 02) Associados das UBEs em dia – grátis
                 03) Público = R$ 20,00
            União Brasileira de Escritores da Paraíba
            Caixa Econômica Federal
            Agência 0036      Conta Corrente  03001044-9

*O depósito deverá ser feito apenas na conta da UBE/PB e enviado o comprovante por email ou correios, juntamente com a ficha de inscrição, até 15/04/2012.
Após esta data deverão ser entregues pessoalmente na Recepção do Encontro.
*A gratuidade acima especificada será concedida mediante documento da Instituição.

PALESTRANTES:
Ângela Bezerra de Castro – Membro da Academia Paraibana de Letras
tema: “Reflexões sobre fortuna crítica do eu”.
Bernardina Freire
Tema: Bibliotecas Públicas e Privadas e os desafios do PNLL
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraiba. Professora dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia. Experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura. Na pós-graduação atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória; Escrita de si; Redes sociais Memória literária. Na graduação é professora Fundamentos da Arquivística, História da Leitura e dos Registros do Conhecimento.

 Xico Nobrega
O jornalista cultural Xico Nóbrega (Francisco Antonio Vieira da Nóbrega), nascido no Rio Grande do Norte (1959), vive na Paraíba, em Campina Grande, desde 1979. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (1987).
Cobriu com exclusividade para a imprensa paraibana, especificamente jornal A União, o sepultamente de Luiz Gonzaga, 1989. Desde então ele vem colaborando nesse jornal já com um número considerado de matérias sobre o Rei do Baião, destacando o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga de Campina Grande (PB), assim como personagens, eventos e curiosidades afins da obra luiz-gonzaguiana.
Desde o ano 2000, o jornalista Xico Nóbrega vem trabalhando projetos de pesquisa sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga: Os livros Luiz Gonzaga Rei do Baião: 151 Obras Comentadas, Paraíba Masculina Muié Macho Sim Sinhô: da Política à Polêmica na origem do famoso baião de Luiz Gonzaga, Um Abraço Pra Ti Pequenina – A Paraíba e Luiz Gonzaga.
OFICINA e LANÇAMENTO:
SOCORRO EVANGELISTA autografa o livro  "Tecendo Papéis"
PREFACIADOR DR. JOSÉ WILLINGTON GERMANO
SOCORRO EVANGELISTA É PROFESSORA ADJUNTA IV DO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN.
É ESPECIALISTA NO ENSINO DE ARTES DA UFRN, MESTRE EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ARTISTA PLÁSTICA AQUARELISTA, POETISA, CRONISTA LITERÁRIA, MEMBRO DA AJEB/RN.

Demonstração de papel reciclado com a proposta ambiental e da importância de se fazer seu  próprio papel para escrever poemas ou textos especiais.... Criar todo um significado sobre a valorização do papel hoje e sempre. O PAPEL VAI ALÉM DA TECNOLOGIA.

LANÇAMENTOS:

 Palmarí de Lucena é um expert  de renome e conferencista internacional sobre oportunidades de negócio em programas e projetos financiados por organismos multilaterais. Também serve de consultor sênior para vários organismos do Sistema das Nações Unidas prestando serviços de assistência técnica e capacitação na formulação e implantação de estratégias de captação de recursos em vários países africanos, asiáticos e latino-americanos.

Madre Teresa de Calcutá, Oscar Arias Sanchez, Nelson Mandela, Jimmy Carter, todos laureados do Prêmio Nobel da Paz, reconheceram o trabalho de Palmarí de Lucena em projetos de ajuda humanitária na África; no retorno pacífico dos ex-combatentes do exército guerrilheiro do Congresso Nacional Africano da África do Sul; no processo de paz na América Central, no Haiti e Angola. Serviu no escalão sênior da Organização das Nações Unidas por doze anos, como Chefe da Divisão para a América Latina e o Caribe

Participa dos trabalhos de várias organizações da sociedade civil. Entre elas, serve de curador da Fundação Internacional Maria Nóbrega Foundation e como conselheiro da Maple Bear, uma franquia de escolas de educação bilíngue infantil canadense e o Movimento do Povo das Calçadas de João Pessoa, do qual é o principal idealizador. Membro de União Brasileira de Escritores e na Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABJET.

Escreve artigos e crônicas sobre temas e questões globais em diversos jornais de João Pessoa, também postados no blog Palmarí na Estrada e em blogs na Itália, Angola, Moçambique, Estados Unidos, Bolívia, Costa Rica e México. Publicou recentemente seu primeiro livro: Nem aqui, nem ali, nem acola, uma coletânea de crônicas de situações humanas vividas em países de todos os continentes.

Contato: ubepb@ricardobezerra.com.br ou ricardobezerra@ricardobezerra.com.br
   
CO-REAIZAÇÃO:

  Fundação Espaço Cultural da Paraíba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.