quinta-feira, 5 de abril de 2012

Projeto “Palco Giratório SESC” estreia em abril no RN
Considerado um dos maiores difusores das artes cênicas no Brasil, projeto é fruto da iniciativa do SESC Nacional. No Estado, a primeira etapa será com espetáculo “A Escapada”, que se apresenta em abril em Caicó, Mossoró e Natal.

Um homem que tenta fugir da opressão tecnológica, do caos instaurado na sociedade moderna. Esse é o mote do espetáculo “A Escapada”, encenado pela Cia. Teatral Mário Nascimento (MG) e apresentado pelo projeto Palco Giratório SESC. O lançamento nacional do Palco Giratório 2012 aconteceu no último sábado (31/03), em Fortaleza (CE). No Rio Grande do Norte, a primeira etapa estreia dia 9/04, no Teatro Dix-Huit Rosado, às 20h, em Mossoró. De lá, o espetáculo segue para Caicó (11/04, às 19h30), no SESC Seridó e, por fim, se apresenta duas vezes em Natal: dia 12/04, no Centro de Convenções, e dia 13/04, no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte), ambas às 20h. A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de um quilo de alimento não perecível para o Programa assistencial Mesa Brasil Sesc.
Ao completar 15 anos de existência em 2012, o Projeto – uma iniciativa do SESC Nacional que circula todo o Brasil – se reafirma como um dos maiores difusores das artes cênicas no País e até mesmo da América Latina. Dentro da programação potiguar, a segunda e a terceira etapas do projeto mambembe acontecem em agosto, e a terceira e última em novembro.
“Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual, democratizar a cultura nacional, promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso País.”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib.
Mas o Palco Giratório vai além das apresentações, oferecendo também oficinas de expressão corporal, tanto para disseminar as artes cênicas quanto para promover o intercâmbio entre os profissionais da área. Por aqui, teremos oficinas gratuitas de “Dança Contemporânea”, de “Danças Populares Brasileiras”, de “Dança Contemporânea e Improvisação Avançada”, de “Arte Integrada” e de “Dança da Alma”, todas ministradas pelos integrantes do espetáculo.
Democratização das artes cênicas
O Palco Giratório não leva esse nome à toa. Só este ano, ele percorrerá 122 cidades com 23 espetáculos, totalizando 701 apresentações até o final do ano. Participam do projeto 16 grupos de 11 estados, que estarão nos palcos e espaços culturais com os mais diversos estilos: comédia, drama, musical, teatro gestual, épico de animação e de máscaras, danças de rua e contemporânea. Quem quiser visualizar toda a programação, é só acessar o site www.sesc.com.br/palcogiratorio.
Inspirado no “Mambembão” (projeto realizado pela Funarte de 1978 a 1980), o Palco Giratório é uma das ações de difusão das artes cênicas mais importantes no cenário cultural do país, tendo como objetivo difundir e descentralizar as artes cênicas, proporcionando o acesso às produções teatrais de qualidade. A primeira edição, em 1998, percorreu sete estados.
De lá para cá, giraram pelos palcos do projeto companhias de teatro como: Companhia do Latão (SP), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), Lia Rodrigues Companhia de Dança (RJ), Mamulengo Só-Riso (PE) e Imbuaça (SE). Hoje, o Palco Giratório está presente em todos os estados do país.
Sobre “A Escapada”
Ganhadora do prêmio de melhor coreografia pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e depois de turnês pela Europa, a obra “A Escapada” – encenada pela Cia. Mário Nascimento (MG) - tem seu universo revisitado especialmente para o Palco Giratório. Os artistas Mário Nascimento e Fábio Cárdia partem de algumas idéias cênicas e musicais do espetáculo original, ampliando as fronteiras e aprofundando a pesquisa. Desta vez, a montagem conta com todo o elenco da Cia. MN, ou seja, serão oito bailarinos em cena.
O espetáculo consiste na fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga.
Utilizando as possibilidades técnicas de um elenco que trabalha junto há três anos, a Cia. encena dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação.  O elenco utiliza as possibilidades instrumentistas para a criação das músicas ao vivo: percussão, violão, dan ty ba e vozes.
Sobre a Cia. Mario Nascimento
Em seus treze anos de existência, a Cia. tem sua pesquisa de linguagem sustentada pelas conexões entre música e dança. Um trabalho permeado pelo universo da dança contemporânea, dança de rua, teatro físico, artes marciais, poesia e voz como recurso cênico sonoro.
Serviço:
O quê? 1ª etapa do Palco Giratório, com o espetáculo “A Escapada"
Quando e onde?
Mossoró: 09/04, às 20h, no Teatro Dix-Huit Rosado
Caicó: 11/04, às 19h30, na Concha Acústica do SESC Seridó
Natal: 12/04, às 20h, no Centro de Convenções, e 13/04, às 20h, no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte)
Entrada? 1 kg de alimento não perecível (opcional)

___________________________________________________________
Lorena Gurgel
Jornalista
Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomercio|Sesc|Senac|IPDC
( (84) 3211-5577 /9104-9677
+ lorenagurgel@hotmail.com
Visite nosso site: www.sescrn.com.br , siga-nos no Twitter: @SESC_RN e
Curta nossa página no Facebook: SESC RN

Kelly Maia
Jornalista
Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomercio|Sesc|Senac|IPDC
( (84) 3211-5577 /8817-1166
+ kcordeiro@rn.sesc.com.br | kelycmccordeiro@gmail.com
Visite nosso site: www.sescrn.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.