sexta-feira, 13 de abril de 2012

SESC Partituras acontece amanhã na UFRN

Projeto, que realiza concertos simultâneos  em todo o Brasil, é uma iniciativa do SESC com vistas à difusão e à preservação da música escrita brasileira. Além da apresentação na Escola de Música da UFRN, será lançada biblioteca virtual de música

Um projeto que incentiva, difunde e preserva a música escrita brasileira. Assim é o SESC Partituras, iniciativa promovida pelo SESC, que acontece amanhã (14), às 20h, na Escola de Música da UFRN e simultaneamente em 23 Estados do Brasil. O Rio Grande do Norte será um dos poucos a contar com a participação de uma orquestra sinfônica, graças à parceria do SESC RN com a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSFURN). Os músicos Durval Cesetti, Fabio Presgrave e a OSFURN apresentarão obras de Glauco Valasquez, Henrique Oswaldo e dos potiguares Danilo Guanais e Willames Costa. A entrada é gratuita.

Além das apresentações, o objetivo do SESC Partituras é também divulgar o banco digital do site do SESC Nacional (www.sesc.com.br), que disponibiliza um grande acervo com partituras de músicos brasileiros – algumas até então disponíveis somente em manuscritos originais. A biblioteca virtual pretende estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da música escrita no Brasil.

Com o projeto, o SESC contribui para o desenvolvimento da cultura musical no País, apoia a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promove o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomenta a produção e a divulgação de artistas brasileiros.

Partituras em um clique

O site permitirá o acesso a uma biblioteca virtual de música, formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente, que permitirá visualização e audição integrais de cada obra - o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.

Entre as obras, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial, como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país, como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional, como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.


Serviço:

O quê? SESC Partituras
Quando? Amanhã (14), às 20h
Onde? Escola de Música da UFRN (Rua Passeio dos Girassóis, s/n, Campus Universitário, Lagoa Nova) – Campus da UFRN


 Atenciosamente,

Lorena Gurgel
Jornalista
Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomercio|Sesc|Senac|IPDC
( (84) 3211-5577 /9104-9677
+ lorenagurgel@hotmail.com | marketing-rn@rn.sesc.com.br
Visite nosso site: www.sescrn.com.br , siga-nos no Twitter: @SESC_RN e
Curta nossa página no Facebook: SESC RN

EQUIPE:

Kelly Maia
Jornalista
Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomercio|Sesc|Senac|IPDC
( (84) 3211-5577 /8817-1166
+ kcordeiro@rn.sesc.com.br | kelycmccordeiro@gmail.com

Priscila Adélia Pontes
Estagiária
Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomercio|Sesc|Senac|IPDC
( (84) 3211-5577 /9110-7518
+ priscilaadelia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.