sexta-feira, 18 de maio de 2012

CESAR VALLEJO




"A Poesia de César em Mil Vallejo do Mundo"
Ivam Pinheiro

Depois de fazer bonito em Cuba, onde por onze dias, do dia 01 a 11 de maio de 2012 foi realizada uma intensa programação artística e cultural, por ocasião do "1º ENCONTRO DE "POETAS DEL MUNDO" EM CUBA: LA ISLA EN VERSOS" repleta da melhor poesia praticada no mundo, a delegação potiguar composta pela Poetisa dos Ventos, Embaixadora Universal da Paz - Deth Haak, escritora Vilmaci Viana e a produtora cultural Sara Fracchia, agora estão no Peru  participando do grande evento de comemoração dos 120 anos de nascimento do poeta peruano CÉSAR VALLEJO.
A partir de 15 a 20 de maio, a caravana de poetas percorrerá e desenvolverão intensa atividade cultural e artística nas cidades de Lima, Trujillo, e em Santiago de Chuco, terra natal de César Vallejo, ocasião da realização do evento "Capuli Vallejo y su Tierra", bem como o lançamento do livro "1000 Poemas para César Vallejo", que é considerado mundialmente como um dos maiores poetas hispano-americano.
A programação ainda prossegue com vários recitais, visitas a monumentos históricos, festival de danças, música e muita poesia, com a finalização das comemorações em Cusco e Machu Picchu.
A antologia "Mil Poemas para César Vallejo" reúne 1044 obras de poetas e escritores de 37 países, incluindo poesias, prosa e ensaios sobre o homenageado.
A coordenação desse grande evento mundial está a cargo de um conjunto formado por diversas instituições, a saber: Instituto de Estudos Vallejianos, Gestor Cultural Luis Sánchez Rivas, Asociación Ex-Alumnos Sanjuanistas, Sipea Perú Y Capuli, Casa de La Literatura Peruana em Lima, Asociación Q'ente el Cusco, Asociación Portada del Sol Tacna, Turismo Trujillo Perú. A coordenação de organização da coletânea dos mil poemas foi competentemente realizada pelo poeta chileno Alfred Asís de El Quisco, Valparaíso - Chile.
Vale salientar que os poemas dos poetas brasileiros, no montante de mais de 100 obras, serão declamados, possivelmente, pela nossa querida Deth Haak - Poetisa dos Ventos, Embaixadora Universal da Paz, representante potiguar nesse mega evento.
O estado do Rio Grande do Norte participa da coletânea dos mil poemas, com peças poéticas e escritos de José Ivam Pinheiro, Vilmaci Viana (Vivi Poesia), Lucia Helena Pereira, José Acaci Rodrigues e Deth Haak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.