sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dudé Viana - O andarilho das canções - 40 anos enamorado!








                                      Show do cantor e compositor Dudé Viana em 12 de junho no IFRN



Quem comparecer ao auditório do Campus IFRN Cidade Alta às 18h30 da terça-feira 12 de junho vai assistir a mais do que uma apresentação musical. Nesse dia, local e horário o cantor e compositor Dudé Viana celebrará o Dia dos Namorados oferecendo ao público um espetáculo de resistência que comprova a força do amor.



Há quatro décadas esse genuíno artista potiguar vem desbravando o território nacional para cantar a sua história. Vindo da mesma linhagem de violeiros e cantadores que consagrou ícones da MPB como Elomar, Vital Farias e Xangai, Dudé é um sobrevivente que resiste empunhando seu violão e traduzindo em canções as suas experiências.



Mais do que ficar na sua trincheira musical reverberando canções, Dudé Viana tem se valido desse futuro que já nos alcançou para evoluir. Seu trabalho pode ser conferido inclusive nas principais redes sociais, como o Youtube e o Myspace. Bom que se registre que essa modernidade não atingiu o âmago, o alicerce, a essência da sua música. Ele continua fiel às origens e, sobretudo, nunca deixou de ser um homem apaixonado.



Com seis discos individuais na bagagem, três coletâneas divididas com outros artistas e diversos shows realizados em todo o Brasil, Dudé Viana selecionou um repertório especial para apresentar no Dia dos Namorados. Ele cantará, por exemplo, canções em memória de escritores e poetas potiguares: “Outdoor de Cultura Popular" (homenagem de Dudé a Luís da Câmara Cascudo), "O Pilão Sertanejo” (poema do professor e folclorista Deífilo Gurgel musicado por Dudé) e “A Ponte” (poesia de Zila Mamede a qual Dudé musicou).



Não é demais lembrar que "A Ponte" foi incluída na trilha sonora do curta “Pegadas de Zila”, do cineasta Valério Fonseca, estrelado pela atriz Rosamaria Murtinho. O filme ganhou prêmio do Banco do Nordeste como melhor temática nordestina no 7º Fest Aruanda, realizado em João Pessoa/PB, no ano passado. O show de 12 de junho terá a participação de Othon da Viola (professor de viola sertaneja do IFRN - Cidade Alta.



Dudé Viana (José Viana Ramalho) nasceu no município de Caraúbas-RN, em 5 de julho de 1950. Cantor, compositor e violonista, começou sua carreira musical no ano de 1972, em Natal, e não parou mais de cantar. Representante de uma corrente de música popular brasileira, com raízes nordestinas, canta e toca de uma maneira original e intimista, conduzindo o ritmo ao violão e a voz. Dudé Viana é um talento nato: influenciado por violeiros que sempre faziam cantoria na residência do seu avô, João Francisco Viana. Aos 10 anos já tocava gaita no interior do RN e logo depois aprendeu a tocar violão e a compor músicas.



Discografia: “Seca no Sertão” (1980), “Embaixo das Estrelas” (1987), este com a cantora e atriz Maria Zenaide, o CD “Violas e Cantigas” (1997), com participação do compositor e cantor Delei Duarte, o CD “Acredite em Você” (2002), o CD Acústico e ao vivo “Papo Show - Isso só acontece comigo!” (2009), com participações do grupo Meirinhos do Forró e do sanfoneiro Caçula Benevides, e o seu mais recente trabalho, o CD “O Andarilho das Canções” (2011).



Participou de importantes projetos coletivos de discos como “Marechal Hermes - 90 anos de encontros musicais”, AsCEM (2002), no Rio, com a música de sua autoria ‘Toque a Vida’, do CD da Assembleia Cultural - AL/RN (2006), em Natal, com a música de sua autoria ‘Acredite em Você’, e do CD “Marechal Hermes - 95 anos de encontros musicais”, AsCEM - RJ (2008), com a música ‘Ah! Se eu fosse um poeta’, de sua autoria em parceria com Salete Pimenta Tavares. E ainda “Seis e Meia”, no Rio e em Natal, “Fim de Tarde” no Rio e shows no “SESC/São Paulo”, e em espaços de diversos estados brasileiros como Distrito Federal, Amapá, Minas Gerais e Paraná.



Repertório:

1. O Andarilho e Clarisse - Dudé Viana

2. Amo - Dudé Viana / Zelma Furtado

3. O brilho das estrelas - Dudé Viana

4. Beleza natural - Dudé Viana

5. Outdoor de cultura popular - Dudé Viana

6. O pilão sertanejo - Dudé Viana / Deífilo Gurgel

7. A ponte - Dudé Viana / Zila Mamede

8. MG - Dudé Viana

9. Morena de Macapá - Dudé Viana / Paulo Gurgel

10. Brasília, a menina - Dudé Viana / Roberto Homem

11. Ah! Se eu fosse um poeta - Dudé Viana / Salete Pimenta Tavares

12. Xote da mangaba - Dudé Viana / Antônio Alonso

13. Duas noites com você - Dudé Viana

14. Maria da Conceição - Dudé Viana / Paulo Gurgel

15. Flor de maçã - Dudé Viana

16. Pássaro mitológico - Dudé Viana



Show: Dudé Viana - O Andarilho das Canções - 40 anos enamorado!

Terça, 12 de junho, às 18h30min.

Local: Auditório do IFRN - Campus Cidade Alta. Av. Rio Branco, 743, Cidade Alta - Natal/RN.

Acesso promocional: R$ 10,00

Informações: Casa do Cordel - Rua Vigário Bartolomeu, 578, Centro - Natal/RN - fone: (84) 3082 8050 / 9954 6865. casadocordel@hotmail.com

Dudé Viana - fone (84) 8835 0871 / 9648 7947 dudeviana@gmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.