terça-feira, 11 de setembro de 2012

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE AUTORIZA REFORMA DO TEATRO LAURO MONTE FILHO EM MOSSORÓ

 

 




Na presença da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o contrato assinado devolverá ao Estado um importante espaço cultural
Por Assessoria de Imprensa da Secultrn/FJA
Nesta segunda-feira (10), a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; a secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado; e, a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, estiveram em Mossoró para assinar o contrato com a empresa A&C Construções Ltda., responsável por executar as obras de reforma do Teatro Lauro Monte Filho. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no foyer do Teatro, localizado na Praça Vigário Antônio Joaquim, no Centro da Cidade.
O espaço está fechado há cinco anos e, com essa ação, será devolvido ao circuito cultural da cidade e do Estado, sendo um passo muito importante para o desenvolvimento da cultura local e do interior do RN. Assim como foi feito com a liberação da reforma do Teatro Adjuto Dias, em Caicó, e a construção do Teatro de Açu (construído com recursos do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, num investimento de R$ 1.400.000), a restauração do Teatro Lauro Monte Filho é mais uma ação do Governo do Estado para levar a cultura a todos, reestruturar os espaços existentes atendendo as demandas das classes artísticas e democratizá-los, uma vez que, fazem parte do legado e do patrimônio histórico-cultural da sociedade potiguar.

Com investimento de R$ 2.621.102,13 - recursos próprios do Estado -, a obra será executada pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura/Fundação José Augusto (SecultRN/FJA) e fiscalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). Após a conclusão das obras, o Teatro Lauro Monte Filho passará a contar com: acessibilidade para portadores de necessidades especiais em seus acessos e em seu interior; rotas de fuga e saídas de emergência; renovação e ampliação do sistema de climatização; novos materiais de tratamento acústico para o teatro; restauração dos acabamentos de piso, parede e teto, assim como do revestimento de fachada e do mobiliário. De acordo com o contrato, a empresa terá 300 dias para a conclusão de todos os serviços.

O conceito inicial do projeto, assinado por Eduardo Falcão e Vera Sidley, foi apresentado anteriormente aos representantes da classe artística do município, onde na oportunidade as secretárias Isaura Rosado (SecultRN/FJA) e Kátia Pinto (SIN) mostraram a intenção do Governo do Estado para com as melhorias do prédio e ouviram as necessidades expostas pelos presentes, na intenção de melhor desenvolver o projeto.

A empresa A&C Construções Ltda. foi vencedora da concorrência pública realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, ocorrida em 28 de agosto do correte ano, e com o contrato assinado pela Governadora do Estado, a empresa iniciará os serviços de reforma do Teatro Laudo Monte Filho nesta terça-feira (11). Na oportunidade, além de representantes da empresa para a assinatura do contrato, estiveram presentes a Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado; a gerente executiva da cultura de Mossoró, Clézia Barreto; Deputado Estadual Leonardo Nogueira; e a classe artística.
Ainda durante a solenidade, o ator Marcos Leonardo agradeceu a Governadora pela obra do Teatro e declamou Fernando Pessoa. E, a atriz Joriana Pontes celebrou o ritual de "acorda a baleia" – crença de que vive nas águas do Rio Mossoró, que afloram em baixo do palco, em alguns períodos do ano, uma baleia adormecida – com os artistas presentes: Tony Silva, Gustavo Rosado, João Marcelino, Marcos Leonardo, Pe. Guimarães, Felipe Caetano, Boanerges, Clésia Barreto, Jackson Angel, Paulo Pedrosa, Joãozinho Escócia, Gleidson Lopes, Luciana Duarte, Lígia Kiss, Aécio Candido, Edson Nery, Hicaro Mendonça, Nora Aires, Jorge Luiz, Damásio Costa, Marjorie Paiva, Abraão Morais, Clauder Arcanjo, Vera Cidley, Adriano Costa, dentre outros, tornando o ato da assinatura um grande espetáculo, uma prévia do que se pode se esperar do Teatro após sua reforma.

Fotos: Carlos Costa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.