sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Palestras movimentam o Centro de Treinamentos do Senar


Durante a Festa do Boi, o Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, recebe palestras voltadas para os produtores rurais do estado e público presente ao evento. Todas gratuitas e voltadas para o aprimoramento da classe rural.

Nesta terça e quarta-feira (16 e 17), o público presente assistiu as palestras “Melhoramento Genético de bovinos e ovinos”, ministrada pelo zootecnista Ézio Capistrano, e “Alimentação alternativa na apicultura”, com o também zootecnista Elder da Câmara. “São conversas fundamentais para os nossos produtores. Temas que estão na vanguarda da produção rural e que merece a atenção de nossos produtores rurais”, afirmou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.

Na terça, o palestrante Ézio Capistrano, ministrou aula e explicou sobre a importância de um melhor trabalho com ovinos e caprinos. “de 2004 a 2009, houve uma queda na produção de caprinos no estado e também uma substituição desses animais por ovinos. Essa notícia mostra que sofremos muito sem estudos. Por isso é fundamental o melhoramento genético e a capacitação dos produtores”, ressaltou.

Apicultura e seca

Nesta quarta-feira (17), a palestra foi sobre a alimentação alternativa para apicultura e o desenvolvimento da cadeia do mel no estado. “O importante é que os agricultores descubram os benefícios das abelhas e o seu potencial econômico. E para isso, é necessário saber que a tecnologia e a profissionalização é item fundamental”,comentou Elder da Câmara.

O palestrante explicou que os produtores que desejam trabalhar com abelhas também precisam analisar a questão da seca. “Não é somente quem trabalha com pecuária que sofre com a questão da seca. As abelhas também são atingidas por essa problemática. Por isso, um estudo é muito importante para não entrar nesse mercado e ter problemas futuros”, ressaltou o palestrante.

De acordo com o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva, as palestras seguem até a sexta-feira (19), nos horários da manhã e tarde. “Fora as palestras, ainda teremos um momento com técnicos do Idiarn e do Ministério da Agricultura, que explicarão aos produtores sobre os perigos da febre aftosa”, finalizou Luiz Henrique Paiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.