segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROFESSOR DA UFRN- PEDRO FERNANDES LANÇA LIVRO




Lançamento de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (Editora Appris, 2012, 280 páginas)

Já de longa data se conhece os inúmeros textos publicados pelo professor Pedro Fernandes frutos de suas leituras da obra do escritor José Saramago em revistas acadêmicas dentro e fora do Brasil; somam-se já quase seis anos de pesquisa se contar os anos finais de sua Graduação em Letras e os dois anos de sua Pós-Graduação também em Letras. O resultado apresenta-se, pela primeira vez, numa obra de relevância. Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago é resultado de um estudo promissor, escrito durante os dois em que o autor cursou seu Mestrado em Letras.
Esse estudo parte da comum observação de que a produção ficcional de José Saramago é ocupada por uma constante de personagens femininas que são significativas na consolidação de seu universo literário. É fazendo dessas observações uma problemática que se constitui o presente livro.
Seu objetivo se pauta por uma leitura acurada acerca do processo de construção das personagens femininas nos romances Memorial do convento e Ensaio sobre a cegueira no intuito de tracejar, engendrar uma compreensão do modo como é/apresenta-se articulada a questão do feminino e sua identidade, não somente nestes romances, mas também, na prosa do escritor português. Pauta-se na discussão das categorias de personagem, identidade e feminino, que são as bases para a condução das leituras aí elaboradas, sempre tomando como foco ou ponto de partida, a obra de José Saramago. O resultado desse itinerário é uma obra instigante e de depurado fôlego em torno da produção literária saramaguiana, constituindo, destarte, num estudo indispensável à compreensão da construção de sua obra.
Assina a quarta capa, o Professor Dr. Miguel Koleff, coordenador da Cátedra de Estudos Saramaguianos, Universidade Católica de Córdoba, um grupos mais proeminentes na América sobre a obra de José Saramago; e a capa é da artista plástica dos Açores, Lena Gal.

Resumo biográfico do autor
Pedro Fernandes é aluno do Doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes na mesma instituição. Foi editor do jornaleco Trabuco. Além de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, é autor de Sertanices (poesia, inédito), Bardos (poesia, inédito), do e-book Palavras de pedra e cal (poesia, e-book, produção independente). É editor do caderno-revista eletrônico de poesia 7faces.
Lançamento de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago
Onde? Cooperativa Cultural Universitária – Livraria do Campus, Centro de Convivências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Lagoa Nova, Natal/RN
Quando? Dia 05 de outubro de 2012 (sexta-feira), às 11h
Contato para entrevistas
e-mail: pedro.letras@yahoo.com.br
telefone: (84) 9909 7144
facebook: https://www.facebook.com/PedroFernandesONeto
página pessoal: http://pfoneto.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.