sábado, 17 de novembro de 2012

LAGOA ITAÚ, PODY, TAPUIA DO APODI





Lagoa do Apodi
Berço dos Tapuias Paiacus
Lagoa dos meus encantos
Em ti lavei os meus prantos
E derramei toda minha Saudade
Paraiso preservado
Crepúsculo dourado
És tu vale encantado
Lagoa da minha infância
Carnaubais, oiticicas
Árvores altaneiras
Testemunhas das minhas brincadeiras
Pescadores desvendam teus mistérios
Recolhem o pão
Peixes que se multiplicam
E alimentam nossa população.
Vilmaci Viana

A Lagoa de Apodi sempre foi um local de vital importância para a população da região. Não fosse sua existência, talvez a colonização de Apodi tivesse em outro lugar e de outra maneira, uma vez que a existência d´água era essencial para a colonização e posse das terras. Em seu entorno, viveram os índios tapuias paiacus, os colonizadores portugueses e os holandeses.

Inicialmente, talvez em homenagem ao herói rei indígena Itaú, que habitava, com sua tribo, nas margens da lagoa, era chamada de Lagoa Itaú. Posteriormente, teve seu nome mudado para Lagoa Pody e, finalmente, para Lagoa de Apodi, denominação que permanece até nossos dias. Tem 15 quilômetros de extensão com uma largura de dois quilômetros e profundidade de dez metros. Antes da perfuração dos poços, fornecia água tanto para o uso doméstico, como para a irrigação agrícola. Como reservatório, seu potencial é imenso, atingindo, quando cheia, vinte milhões de metros cúbicos d´água.

Tem um grande significado econômico para a região pela pesca para alimentação, pela produção, de legumes e verduras, nas vazantes, pela forragem para os animais e pelo lazer proporcionando à população depois da construção do balneário. Por tudo isso, é conhecida como “a mãe da pobreza”.
FONTE:WWW.APODIARIO.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.