sexta-feira, 22 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO

ISAURA ROSADO
SECRETÁRIA DE CULTURA
DIONE CALDAS
DIRETORA DO TAM


 



                                                                                                                                                                                                      A CULTURA potiguar estará em festa
 no próximo domingo, 24, 
e no decorrer da próxima semana com o aniversário dos 109 anos 
de um dos principais equipamentos culturais do Estado, o Teatro Alberto Maranhão,
 e as comemorações do Dia Mundial do Teatro.
 Pensando nesta importante semana
 de comemorações para as artes cênicas potiguares, 
a Secretaria Extraordinária de Cultura realizará, nos dias 26 e 27,
 atividades gratuitas em seus dois teatros, o TAM
 e o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, 
que valorizarão e exaltaram a produção local com a apresentação
 da Orquestra Sinfônica do RN; da Cia Bagana, de Mossoró,
 com o espetáculo “Nas ondas do rádio com Chiquinha Gonzaga”; 
e, a peça Ludique, do Grupo de Teatro do Colégio CEI.






Aproveitando o ensejo teatral que ronda os próximos dias, as festividades alusivas ao Dia Mundial do Teatro começarão na terça-feira, 26, no TCP Chico Daniel, às 18h30, onde acontecerá a apresentação da peça teatral “Ludique”, encenada pelo Grupo de Teatro do CEI. De forma lúdica, musical e espontânea, o grupo contará como se construiu a história mágica do teatro, o figurino da beleza, as cores dos sentimentos e da emoção. A encenação é a partir do texto de Carlos Correia Santos, com direção e adaptação de Ruth Freire, direção musical de Liana Monteiro e iluminação de Castelo Casado.





Já no dia 27, o Teatro Alberto Maranhão abre suas portas para celebrar em seufoyer, às 19h, em uma homenagem ao Dia Mundial do Teatro, com o aclamado espetáculo mossoroense “Nas ondas do Rádio com Chiquinha Gonzaga”, da Cia Bagana. O musical criado em 2011, que deu origem a um CD que está sendo lançado este mês, se passa num programa de rádio, que divulga 14 canções de autoria de Chiquinha, fazendo uma alusão a era dos cantores do rádio. São 40 minutos de peça, com sete pessoas em cena, sendo quatro cantoras, a locutora, e dois músicos, sete. Sob a produção geral de Joriana Pontes, são executadas com maestria e encantamento canções como "Abre Alas" e "Lua Brancas”, além de músicas, não tão conhecidas pelo grande público, de forma surpreendente.






E, fechando com chave de ouro a noite que celebra o 109º do TAM, a Orquestra Sinfônica do RN, homenageará o teatro com um concerto envolto de grandes convidados, a começar pelo maestro Leonardo Cunha, que assumirá a batuta, trazendo sua repleta experiência, que já lhe rendeu inclusive indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Atualmente, Cunha é o maestro titular da Orquestra de Câmara OPUS, da Orquestra Sinfônica de Nova Lima, do Coral da AABB/BH e do Coral da GEPES – Banco do Brasil, em Minas Gerais. Mas vale salientar seu importante trabalho feito junto a grandes músicos do cenário nacional, como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Roberto Menescal, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Danilo Caymi, Boris Belkin, Márcio Carneiro, Edson Queiroz, Jasmin Gottstein, Ulla Benz; e, seu livro de arranjos de música brasileira para coral, intitulado "MPB a Quatro Vozes", lançado em 2008 e utilizado por vários corais no Brasil e no exterior. Além de já ter regido orquestras internacionais e viajado em turnê internacional com a música erudita brasileira. 

Para completar o time de convidados para este concerto tão importante, a OSRN terá a participação do clarinetista pernambucano Enéas Albuquerque, um dos vencedores do I Concurso Norte-Nordeste de música de câmara do conservatório Pernambucano de Música, e que, atualmente, é 1º clarinetista titular (chefe de naipe) da orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte, 1º clarinetista (spalla) da Banda sinfônica da Cidade do Natal e membro fundador do Quinteto Amadeus de sopros do Rio Grande do Norte; e, do clarinetista João Paulo de Araújo, professor de clarineta e saxofone da UFRN, coordenador artístico dos projetos Orquestra Potiguar de Clarinetas, Bando de Sax e “Música para Todos”, além de ter participado de diversos encontros nacionais, concursos, festivais e ter coordenado importantes ações na área de clarineta no país.




                                                         Os 109 anos do TAM


O Teatro Alberto Maranhão é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século XX, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da plateia. Sua construção teve início em 1898, obedecendo a planta do engenheiro José de Berredo, no Governo Ferreira Chaves, sob a direção do Major Theodósio Paiva. 


Já, em 1910, o Teatro Carlos Gomes, como era chamado àquela época, conservava a forma de chalé, com 18,3 metros de largura por 78,6 de extensão, tendo três portas e uma escultura de Mathurin Moreau, denominada “arte”, encimando a fachada. No segundo Governo de Alberto Maranhão, o Teatro sofreu nova reforma, ganhando um pavimento superior, portões e grades de ferro vindas da França (Fundição Val de Osnes), assim como os balcões e obras de arte na fachada. A Gran-Campañia Española de Zarzuela, Opera y Opereta Pablo López reinaugurou o teatro no dia 19 de julho de 1912 com a opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.


Em 1957, sendo o Teatro da municipalidade, o Prefeito de Natal, Djalma Maranhão, mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960. Em 1977, o Teatro foi equipado com ar condicionado central. Em 1998, já sob a responsabilidade da Fundação José Augusto, foi restaurado, sob supervisão técnica da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, com recursos da Fundação Banco do Brasil.


No decorrer de sua história, o TAM conquistou seu papel fundamental nas artes cênicas e cultura potiguares, tornando-se palco de grandes eventos, espetáculo, passagem de grandes nomes que por aqui passaram, dando origem ao surgimento de artistas renomados e se tornando um equipamento único e uma verdadeira memória viva da história e cultura do Rio Grande Do Norte.


Coleção Cultura Potiguar presenteia o Estado com o lançamento de dois importantes livros de poesia





“Natal Poemas e Canções”, de Deógenes da Cunha Lima, e “Um Canto conforme a noite”, do jovem Yuri Hícaro, foram lançados no Dia Nacional da Poesia



Os dois últimos volumes da Coleção Cultura Potiguar, publicados pelo Governo do Estado, através do Edital Publicações, da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) foram lançados em uma grande festa, no Dia Nacional da Poesia, na Pinacoteca do Estado, 14 de março.  “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima e, “Um canto conforme a noite”, de Yuri Hícaro, correspondem, respectivamente, aos volumes 34 e 35 da coleção. O momento foi marcado também pela presença do poeta Thiago de Mello, grande homenageado do dia, que esteve em Natal a convite da Secultrn/FJA.








Reconhecido como um ícone da literatura regional, uma figura ímpar que usa seus poemas para nos fazer refletir sobre os direitos humanos, a ecologia e a paz mundial, o poeta amazonense ressaltou, na oportunidade, a importância dos governantes levarem a poesia a todos, fazendo com que ela faça parte dos mandatos e das políticas públicas, uma vez que esta consiste em uma das mais autênticas formas de expressão e expansão da alma.  Nesse sentido, o poeta elogiou o edital Publicações, que tem como um dos objetivos atuar diretamente no fomento e na formação de escritores e leitores.
O 34º volume da coleção cultura potiguar, “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima é um presente do prestigiado autor potiguar para o seu povo. O livro do atual presidente da Academia Norte Riograndense de Letras conta com as ilustrações de Newton Navarro, reunindo o sertão e o litoral. Escritor, advogado e poeta, Diógenes da Cunha já tem em seu currículo diversas publicações, a exemplo de “Câmara Cascudo, um brasileiro feliz”, “Os Pássaros da Memória” e “Natal – biografia de uma cidade” e, é apontado como um dos maiores inovadores da literatura norte-rio-grandense dos últimos tempos.






Já Yuri Hícaro, em “Um Canto conforme a noite”, busca usar a poesia para expressar de forma simples as inquietudes e os emaranhados das emoções humanas, nos levando, através de metáforas a uma viagem no significante das palavras e, nos propondo o entendimento daquilo que não está escrito. O poeta, de 25 anos, natural de Pau dos Ferros, foi bastante elogiado por Thiago de Mello, que exaltou da importância do surgimento de novos poetas e mais ainda, de sua valorização.
Ao publicar um livro de um jovem escritor, que começa a despontar no cenário potiguar, o Governo do Estado, através da Coleção Cultura Potiguar, demonstra o interesse em fomentar a cultura e a literatura de nosso Estado, sejam com renomados autores, ou a nova geração, que mostram, assim como Yuri, que será muito promissora e colherá bons frutos, ajudando a disseminar a cultura produzida em todo o RN e a levando para o restante da população, valorizando cada vez mais o que é produzido internamente.



Fotos: Lançamento dos livros na Pinacoteca do Estado, por Anchieta Xavier


MÁRCIO DANTAS E ISAURA RECEBEM AUTÓGRAFOS
PEDRO GRILO
RECEBE O AUTÓGRAFO DE DIÓGENES
HÍCARO AUTOGRAFA
NA PINACOTECA
DIÓGENES, A GOVERNADORA ROSALBA E ISAURA
ATENTAS AO POETA 
THIAGO DE MELO
DIÓGENES E  HÍCARO 
EM MANHÃ DE AUTÓGRAFOS
NA PINACOTECA

FONTE:http://secretariadeculturarn.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.