quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ato fotográfico busca a construção de um repertório na fotografia neste mês de junho

Fonte: FOTO|RN

Neste mês de junho, o Ato Fotográfico que acontece no próximo dia 16, terá a frente do Grupo de Estudos a fotógrafa Paula Geórgia Fernandes, que abordará a influência do Cinema e da Música na Fotografia e em seguida, o Cineasta Buca Dantas abordará seu método de trabalho na construção de documentários e seu mais recente trabalho sobre a Valsa Royal Cinema, de autoria do potiguar Tonheca Dantas e que comemora 100 anos em 2013. A composição de uma obra artística, independente da sua natureza, é conquistada através da influência de outras obras artísticas e seus diversos campos de atuação. Sendo inspiração implícita ou não, A Construção de um repertório é essencial na busca de referenciais que fundamentam tal produção.

O Ato Fotográfico é resultado de uma parceria do Fórum Permanente da Fotografia do RN com a Secretaria Extraordinária de Cultura e acontece mensalmente no Teatro de Cultura Popular, discutindo fotografia com amadores, amantes, artistas e profissionais da área gratuitamente. Em suas edições anteriores o Ato Fotográfico já abordou o tema das Poéticas Visuais e mais recentemente, sobre a Fotografia como Expressão Artística.

 O FOTO|RN foi criado oficialmente em agosto do ano passado, reunindo fotógrafos potiguares participantes de diversas instituições ligadas à fotografia, tanto amadores quanto profissionais. As ações de trabalho após a sua criação já puderam ser vistas, por exemplo, através da ExpoContemporânea 2012, em itinerancia pelo  Estado, reunindo 20 imagens de recente produção fotográfica do RN. O Fórum também atuou na eleição do mais recente Conselho Nacional de Políticas Culturais, onde dos seis delegados eleitos, cinco hoje estão participando do Conselho Setorial de Artes Visuaisl no âmbito nacional. Houve ainda participação ativa nas discussões no Fórum Potiguar de Cultura e mais recentemente, na formulação do Plano Estadual de Cultura, que está sendo finalizado pela equipe técnica. Através dos intercâmbios estabelecidos, com o apoio de várias instituições parceiras - como o SEBRAE, IFRN e OAB -participações em encontros e feiras ligadas à cadeia produtiva da fotografia, resultaram recentemente em parceria com o FOTORIO, Festival de Fotografia do Rio de Janeiro. O Rio Grande do Norte é convidado especial do Festival que acontece em julho deste ano e deve apresentar 20 trabalhos de fotógrafos potiguares na capital carioca.

SERVIÇO:

ATO FOTOGRÁFICO - Junho 2013 – A construção de um Repertório
Onde: Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal-RN)
Quando: 13 de Junho de 2013, às 19:00h.

ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.