segunda-feira, 10 de junho de 2013

Carta a Governadora Rosalba
(*) Rinaldo Barros
Senhora Governadora,
Cumprimentando-a respeitosamente, solicito a valiosa atenção de Vossa Excelência para alguns aspectos mais ou menos óbvios de nossa realidade educacional, e suas consequências na economia do Rio Grande do Norte. Reflito sobre o papel do indivíduo na história, porquanto sei que Vossa Excelência compreende a importância e o alcance de sua missão. E relembro que, na história da Humanidade, algumas transformações importantes somente ocorreram porque uma determinada pessoa estava no lugar certo, e no momento certo.
A premissa dessa minha ousadia se prende à constatação histórica de que as regiões com maior desenvolvimento são aquelas que fizeram maiores investimentos em prol da escolarização de qualidade de seus povos. Há forte correlação entre os indicadores educacionais e avanços no setor produtivo e na qualidade de vida, bem como na redução das desigualdades.
Para a sociedade o efeito é o bem-estar social e, para a economia, maiores níveis de produtividade e competitividade, principalmente através da inovação tecnológica efetiva do nosso setor produtivo.
Sem querer ser desrespeitoso, insisto que - para superar o quadro de debilidade na aprendizagem da nossa educação formal - é necessário aumentar os recursos e melhor direcioná-los. Isso quer dizer aumentar os investimentos na qualificação permanente dos professores, oferecendo a eles uma melhor formação continuada, a par da garantia de um salário digno.
Muito mais do que defender a justa implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os docentes, estas afirmações óbvias, Senhora Governadora, formam um pano de fundo para trombetear que o Rio Grande do Norte já possui potencial e mecanismos capazes de alavancar o seu desenvolvimento e, melhor ainda, com excelente capital humano pronto para ser convocado a trabalhar nesse sentido, um instrumento potente e eficaz, em ponto de bala, para efetivar essa empreitada: P&D - Pesquisa e Desenvolvimento.
Falo de uma parceria com as nossas UERN e UFRN, integradas ao Sistema S e ao SEBRAE, na construção do Projeto MAIS RN (2014 a 2034); sob a coordenação do Governo do Estado, articulado com o Governo Federal.
É intrigante tentar entender como é possível existir uma estrutura educacional de nível superior tão qualificada, com centenas de Mestres e Doutores produzindo conhecimento em todas as áreas; tudo isso, inexplicavelmente - sem que os formadores de opinião e os dirigentes políticos se apercebam de sua importância estratégica para o nosso desenvolvimento. Não consigo compreender.
Perdoe-me, mas é um contrassenso, uma desinteligência coletiva.
Data vênia, não tem explicação a ausência de reconhecimento, na prática, acerca da importância da UERN e da UFRN enquanto instrumentos de desenvolvimento, como uma imensa e valiosa consultoria especializada, com plena capacidade de elaborar projetos, produzir conhecimento novo (pesquisa) e difundir soluções (extensão) por todos os cantos do Estado, levando a esperança em forma de capacitação, atualização e aperfeiçoamento para todos os cidadãos, destacando os empresários e técnicos, planejadores e empreendedores.
A comunidade universitária, Senhora Governadora, está capacitada e disponível para responder com responsabilidade aos desafios da construção do futuro do Rio Grande do Norte. Convoque-a, e verá.
Convocada, pode desempenhar, muito além do importante papel de instituição de ensino superior que já exerce, um papel fundamental no campo da produção científica e difusão do conhecimento, preservando os valores da civilização, construindo a logística estratégica em todos os modais de transporte; e formando cidadãos para uma sociedade mais digna e mais justa.
A UERN e a UFRN pertencem e servem a todo o Estado, com qualidade e responsabilidade social. Podem fazer muito mais, no presente e no médio prazo.
O momento atual é, sem dúvida, a oportunidade histórica de inscrever indelevelmente, com ouro, o nome de Vossa Excelência na história: a Governadora da Educação e do Desenvolvimento.
Renovo a Vossa Excelência os meus melhores votos de consideração e respeito.

(*) Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.