terça-feira, 20 de agosto de 2013

O I ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ENTIDADES AFINS DO RIO GRANDE DO NORTE

“ A AFLAM CELEBRA, JUNTO ÀS ACADEMIAS DE LETRAS, ENTIDADES CULTURAIS DO ESTADO E COM OS MOSSOROENSES DE TODAS AS GERAÇÕES, O SEU ANIVERSÁRIO DE 6 ANOS”.(CONCEIÇÃO MACIEL- PRESIDENTE DA AFLAM).
CONCEIÇÃO MACIEL
PRESIDENTE DA AFLAM

ACONTECEU NO PERÍODO DE 15 A16 DE AGOSTO DE 2013
NO SALÃO “THERMAS” DO HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ, O
I ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ENTIDADES AFINS
DO RIO GRANDE DO NORTE.
 O evento  promovido pela  AFLAM, foi, portanto, o primeiro do gênero no Estado, cujo objetivo é promover a integração interinstitucional, tendo em vista o maior fortalecimento e portanto, o enriquecimento da cultura potiguar.
Com este evento registra-se mais um pioneirismo da cidade de Mossoró, oriundo das mulheres da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, idealizado pela sua Presidente, escritora Conceição Maciel, que de forma ousada promoveu, pela primeira vez, um entrelaçamento entre as Academias de Letras e entidades Afins do Rio Grande do Norte, para discutir o papel da Academia na sociedade, contribuindo para o engrandecimento da cultura potiguar e por que não dizer da região e do pais?
A presença de nomes reconhecidos da literatura ESTADUAL e de figuras expressivas do campo artístico-cultural do RN, garantiram o sucesso do evento.Conceição Maciel, Presidente da AFLAM, Abrindo a programação do I ENEAF, deu as boas vindas a todos os participantes, com todo o calor humano peculiar aos filhos da terra de Santa Luzia, terra de clima quente que parece contribuir para o acolhimento caloroso dos seus filhos para com as pessoas que chegam...
NA NOITE DE ABERTURA, DIA 15-08: A Conferência do ORADOR OFICIAL, Diógenes da Cunha Lima, Presidente da ANL, que foi representado pelo Dr. ARMANDO AURÉLIO FERNANDES NEGREIROS, Presidente da Academia Médica do RN e Acadêmicos da ANL.
 A temática ACADEMIA E SOCIEDADE, discorrida por Diógenes, propiciou um grande palco de debate no dia 16 de agosto, que se desmembrou  nos seguintes  subtemas dela decorrentes:
SUBTEMA 1 – A Contribuição da Academia para a Sociedade
SUBTEMA 2 – A Importância da Academia para o Desenvolvimento Cultural da Sociedade
SUBTEMA 3 – Integração Interinstitucional entre Academias e Entidades Afins
SUBTEMA 4 – Dialogando sobre as Experiências das Academias e Entidades Afins,
Como resultado dos registros do I ENEAF, serão feitos os ANAIS e uma plaquete para serem publicados.
Antes dos trabalhos em grupo, FOI DE GRANDE DESTAQUE – MANHÃ DO DIA 16 DE AGOSTO DE 2013- a brilhante palestra do  jornalista e escritor, poeta, Paulo Macedo, que discorreu sobre a TEMÁTICA "INSTITUIÇÕES CULTURAIS E A SOCIEDADE. Paulo deu uma verdadeira aula de conhecimentos gerais, de atualidade, de humanismo e relações humanas, além de orientações e sugestões para o fortalecimento das Academias de Letras e as entidades culturais. Paulo foi aplaudido incessantes vezes na sua fala, declamando magnificamente ao encerrar .
MERECEU DESTAQUE OS TRÊS MOMENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS DAS APRESENTAÇÕES:
APRESENTAÇÃO DA CANTORA SYMARA TÂMARA (ACADÊMICA DA AFLAM) E BANDA; APRESENTAÇÃO DAS ENTIDADES CULTURAIS: AJEB, NA PESSOA DE SUA PRESIDENTE LEDA VARELA QUE fluentemente abordou a sua experiencia e vivencia no campo cultural,  TAMBÉM ESTAVA REPRESENTANDO A ACLA , A UBE/RN E O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN, CONCLUINDO COM DUAS LINDAS POESIAS DE SUA AUTORIA; GILDA MOURA, AJEBIANA E ACADÊMICA DA ACADEMIA FEMININA DO RN, REPRESENDANDO A ACADEMIA DE TROVAS DO RN, fez a sua belíssima fala, TERMINANDO, TAMBÉM DECLAMANDO MAGNIFICAMENTE; provocando risos da platéia pelo seu jeito hilário FLAUZINEIDE, DIVULGADORA DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR, COMO SEMPRE, ARRASANDO NA SUA FALA, ACABANDO RECITANDO SOB OS APLAUSOS; GILDA AVELINO, AJEBIANA, REPRESENTANDO A ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN, TAMBÉM FEZ SEU BONITO PRONUNCIAMENTO, DANDO MUITO BEM O SEU RECADO; OZANY GOMES REPRESENTANTE DA SPVA, CONQUISTOU A PLATÉIA COM SUA ORATÓRIA, DEIXANDO A SUA MARCA.
O EVENTO FOI ENCERRADO FORMALMENTE PELA Coordenadora dos Trabalhos de Grupo e PELA PRESIDENTE DA AFLAM, APÓS AS APRESENTAÇÕES DOS RELATORES DOS GRUPOS, Flauzineide, Goretti Alves (AFLAM), Taniamá (AFLAM) E Socorro Cavalcanti ( Presidente de Honra da AFLAM).
IMEDIATAMENTE APÓS, CANTOU-SE PARABÉNS PARA  A AFLAM, AO TEMPO EM QUE FOI SABOREADO UM EXCELENTE BOLO, PRESENTEADO PELA MELHOR PANIFICADORA DE MOSSORÓ, A “PANIFICADORA FROTA”, DE PROPRIEDADE DE LOURDINHA FROTA, QUE DESDE OS 2 ANOS da AFLAM,  VEM, INFALIVELMENTE, FAZENDO ESTE GESTO CORTEZ, COLABORANDO DE BOA VONTADE COM A AFLAM..
POR FIM, AINDA TEVE O ENCERRAMENTO ARTÍSTICO COM CANTORAS DA TERRA: “GRUPO FEM AO CUBO" -  DE MOSSORÓ” A CONVITE DA COORDENADORA DAS ATIVIDDES ARTÍSTICO-CULTURAIS, A ATRIZ E ACADÊMICA DA AFLAM, JORIANA PONTES.
FOTOS DA ESCRITORA FLAUZINEIDE MOURA

 A cantora  Gorethe, acadêmica  da  AFLAM

 Trabalho em grupo

 Os parabéns para a AFLAM






 As pioneiras da AFLAM

 
 
 Flauzineide Moura recebe o autógrafo de Socorro Fernandes,

o público,

 Acadêmicos representantes de várias Academias e Entidades Culturais do RN




 Intervalos



Declamação de Flauzineide Moura 
 
 Ilustres escritoras potiguares emolduram Paulo Macêdo

 


 Cronista Paulo Macêdo  em momento de palestra 

Dulce
 Flauzineide e Ozany, Diretora de Eventos da SPVA/RN.

 Socorrinho Cavalcante entrevistando Gilda Avelino.

 Acadêmicos de várias Entidades.

 Flauzineide e Dulce.

 Apresentação da  Diretora de Eventos da SPVA/RN - Ozany Gomes

Acadêmicas da AFLAM com o Cronista Paulo Macedo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.