quinta-feira, 28 de novembro de 2013

JUSTA HOMENAGEM A MINHA SAUDOSA TIA MOL!

                                                             FLAVIANO MONTEIRO
                                                               PREFEITO DE APODI
                                                           Raimunda Alves da Costa
 Unidade Básica de Saúde do Sítio Santa Rosa terá nome de primeira Vereadora de Apodi
A construção da Unidade Básica de Saúde do sítio Santa Rosa, está em ritmo acelerado e o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro já assinou o projeto de lei que denomina a UBS de Raimunda Alves da Costa, homenagem à primeira vereadora a assumir uma vaga na Câmara do município de Apodi, na década de 60.
 A ex-vereadora Raimunda Alves da Costa era irmã do ex-prefeito, ValdEmiro Pedro Viana e foi quem doou o terreno para a construção do Posto de Saúde, há mais de 30 anos, prédio que foi demolido para a construção da nova Unidade Básica de Saúde.

O autor do projeto que nomeia a UBS é o vereador Genivan Varela, morador daquela comunidade. “É a realização de um antigo sonho, porque a Unidade funcionará como um pequeno hospital, para atender os moradores de toda a região, desafogando assim o fluxo de pacientes do Hospital Regional Hélio Marinho”, enfatiza Genivan.

A UBS de Santa Rosa terá instalações modernas, equipadas e confortáveis e contará com uma equipe de profissionais completa para atender a população da região da Pedra. “Em todo o município, há mais de 30 anos não se construía sequer uma UBS; estamos construindo três, em menos de um ano”, comemora Flaviano.
Raimunda Alves da Costa
(in memoriam) mais conhecida como Mol de Chico Santino, nasceu no Sítio Santa Rosa, município de Apodi-RN,em 21 de julho de 1921, sendo filha de Manuel Pedro Joaquim Viana e de Francisca Antonia de Oliveira. Era irmã do ex-prefeito Valdemiro Pedro Viana(in memoriam).
Era uma das lideranças daquela comunidade, tendo sido a primeira mulher a assumir a Câmara Municipal de Apodi no cargo de vereadora. Ela não foi eleita, nas eleições de 1968 mas, a mesma conquistou a primeira suplência e assumiu a titularidade, deixando este fato para a história política de Apodi. 
Era casada com Francisco Moreira de Souza, ( Chico Santino) e avó materna do prefeito Flaviano Monteiro. Faleceu em 13 de fevereiro de 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.