sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FIART

Extremoz participa do 12º Festival de Danças Folclóricas e contemporâneas do RN

As dançarinas do “Grupo Samba de Roda” foram aplaudidas ainda em cena

O Grupo Samba de Roda, da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, braço cultural da Prefeitura de Extremoz, participou na noite desta quarta-feira, 29, no palco da Feira Internacional de Artesanato (FIART) do 12º Festival de Danças Folclóricas e contemporâneas do Rio Grande do Norte.  Os jurados estão examinando harmonia, adereços e a música, e o resultado será divulgado na próxima terça-feira, 04 de fevereiro, quando todos os grupos inscritos tiverem se apresentado.

A ordem das apresentações da primeira fase foi definida por sorteio e a representação de Extremoz foi a segunda a se apresentar. Concorreram grupos dos municípios de Monte Alegre, Macaíba, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, São José do Mipibu e Arez.

O Grupo Samba de Roda, com produção do professor Café e coreografia do professor Djalma, se apresentou com dez dançarinas e várias músicas voltadas para o tema samba de roda. As maiorias das dançarinas, que ainda são adolescentes, foram muito aplaudidas ainda em cena. Trata-se do mais novo grupo cultural da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, com apenas dez meses de atuação.

Guajiru
“A fundação recebe jovens a partir dos dez anos de idade, até a terceira idade e hoje contamos com vários grupos culturais, entre eles o Maculelê, Boi de Reis, teatro etc. Os estudantes que querem participar das atividades culturais nos procuram e são encaixados, sem nenhum problema”, informou a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, Leda Medeiros. “Mantemos também a Banda de Música da cidade, que também se apresentou na FIART no domingo passado, 26”, completou. 

Diferencial
“A FIART é um diferencial para a cultura do estado porque privilegia o folclore dos municípios, abrindo espaço para que a população e os turistas que visitam a feira possam conhecer um pouco das tradições e arte de cada um deles. Participamos da feira há cinco anos e no ano passado, com a apresentação do nosso Grupo de Boi de Reis Guajiru, fomos premiados”, enfatizou o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, presente ao evento, juntamente com a sua esposa e secretária de Ação Social, Renata Rêgo e filhos. (LS).

Fotos: Denis Cleber


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.