UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE – UBE/RN
PROJETO 01
PROPONENTE: EDUARDO ANTONIO GOSSON
INTRODUÇÃO À LITERATURA POTIGUAR: DO OFÍCIO DE ESCREVER (esboço)
EMENTA:
Literatura Potiguar: Panorama da história da Literatura do Rio Grande
do Norte. Principais movimentos. Autores e obras fundamentais.
Análises de textos. O Modernismo no Rio Grande do Norte. Produção
literária contemporânea.OBJETIVOS:
Oferecer aos professores um complemento da visão histórica da
literatura potiguar, discutindo, de forma interativa, os principais
movimentos, autores e obras significativos da produção literária
norte-rio-grandense.
Propiciar aos professores conhecimentos sobre a Literatura Potiguar e
treiná-los na prática de análise e interpretação de textos literários
dos poetas, ficcionistas e ensaístas do Estado, habilitando-os para a
aplicação desses saberes nas suas atividades docentes.
PÚBLICO-ALVO:
Professores do ensino médio das escolas públicas estaduais das
disciplinas afins à temática.
CARGA HORÁRIA:
Trinta horas. Proposta básica: dois finais de semana consecutivos
(sexta-feira à noite, sábado pela manhã e à tarde).
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Escolas da rede pública de ensino do Estado e Casas de Cultura da
Fundação José Augusto
COMPOSIÇÃO DAS TURMAS:
Cada turma será composta de, no máximo, vinte e cinco professores das
disciplinas afins, distribuídos de forma heterogênea.
Submeto aos meus confrades da UBE projeto literário, podendo corrigir, melhorar e, até, substituir
INTRODUÇÃO À LITERATURA POTIGUAR: DO OFÍCIO DE ESCREVER (esboço)
EMENTA:
Literatura Potiguar: Panorama da história da Literatura do Rio Grande
do Norte. Principais movimentos. Autores e obras fundamentais.
Análises de textos. O Modernismo no Rio Grande do Norte. Produção
literária contemporânea.OBJETIVOS:
Oferecer aos professores um complemento da visão histórica da
literatura potiguar, discutindo, de forma interativa, os principais
movimentos, autores e obras significativos da produção literária
norte-rio-grandense.
Propiciar aos professores conhecimentos sobre a Literatura Potiguar e
treiná-los na prática de análise e interpretação de textos literários
dos poetas, ficcionistas e ensaístas do Estado, habilitando-os para a
aplicação desses saberes nas suas atividades docentes.
PÚBLICO-ALVO:
Professores do ensino médio das escolas públicas estaduais das
disciplinas afins à temática.
CARGA HORÁRIA:
Trinta horas. Proposta básica: dois finais de semana consecutivos
(sexta-feira à noite, sábado pela manhã e à tarde).
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Escolas da rede pública de ensino do Estado e Casas de Cultura da
Fundação José Augusto
COMPOSIÇÃO DAS TURMAS:
Cada turma será composta de, no máximo, vinte e cinco professores das
disciplinas afins, distribuídos de forma heterogênea.
Submeto aos meus confrades da UBE projeto literário, podendo corrigir, melhorar e, até, substituir
se não t iver serventia.Eduardo Gosson
COORDENAÇÃO GERAL:Poeta Roberto Lima de Souza - Presidente da UBE/RN
Professora Betânia Ramalho - Secretária de Educação do Estado do RN - Professora Isaura Rosado Maia - Fundação José Augusto
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Professor e escritor Eduardo Antonio Gosson
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:Professor e escritor Manoel Marques da Silva Filho
COORDENAÇÃO LITERÁRIA:
Escritor Antonio Clauder Alves Arcanjo
Escritor Cid Augusto Rosado
Prof. J. de Castro
Prof.ª Gilvania Machado
Profª Geralda Efigênia
CALENDÁRIO:Turma piloto – abril de 2014, em local a ser definido pela coordenação
geral do projeto. Demais turmas serão atendidas com periodicidade
mensal, a partir de maio, com os referidos locais a serem definidos
pela Coordenação Geral.
A cada seis meses, será realizada uma avaliação do andamento do
projeto, com o intuito de promover melhorias e ajustes.
ATIVIDADES REGIONAIS:
Nos municípios pertencentes a uma mesma região do Estado (a exemplo de
Seridó, Alto Oeste, Agreste, etc.) será realizado um seminário
regional com a presença de escritores potiguares de destaque, e de
autores locais. A proposta básica para o evento contemplará também
entrega dos diplomas do curso, recital de poesia, lançamento de livros
e cordéis.
MATERIAL DIDÁTICO:
Será confeccionada e distribuída para todos os participantes uma
apostila com o conteúdo básico do referido curso.
OBS.: A Coordenação Geral do projeto ficará responsável pela
autorização e liberação de direitos autorais relativas à transcrição
dos textos inseridos na apostila.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Introdução ao estudo da literatura potiguar.
O período de formação – a procura de uma identidade.
Principais representantes: Nísia Floresta, Lourival Açucena, Polycarpo
Feitosa, Henrique Castriciano, Auta de Souza, Eloy de Souza, Ferreira
Itajubá, Luís Carlos Lins dos Wanderley e Segundo Wanderley, entre
outros.
Leitura e análise de textos.
Unidade II
O período de transição: as inquietações de ‘ordem estética’; o resgate
da produção anterior; a estreita vinculação com a literatura nacional
e a preocupação com os acontecimentos do mundo.
Principais representantes: Palmyra Wanderley, Othoniel Menezes, Afonso
Bezerra, Edinor Avelino, Adelle Oliveira, Sebastião Fernandes,
Gothardo Neto, Antônio Soares, entre outros.
Leitura e análise de textos.
Unidade III
O período modernista: a produção de Jorge Fernandes.
Câmara Cascudo – um universo sem fronteiras.
O regionalismo de José Bezerra Gomes.
A geração de 45: Zila Mamede, Myriam Coeli, Walflan de Queiroz, entre outros.
O processo narrativo do ficcionista Jaime Hipólito Dantas.
Unidade IV
Produção literária contemporânea.
O poema-processo.
Poesia e prosa em tempos de crise: um balanço histórico-literário.
Literatura de cordel.
Leitura e análise de textos.
CALENDÁRIO:Turma piloto – abril de 2014, em local a ser definido pela coordenação
geral do projeto. Demais turmas serão atendidas com periodicidade
mensal, a partir de maio, com os referidos locais a serem definidos
pela Coordenação Geral.
A cada seis meses, será realizada uma avaliação do andamento do
projeto, com o intuito de promover melhorias e ajustes.
ATIVIDADES REGIONAIS:
Nos municípios pertencentes a uma mesma região do Estado (a exemplo de
Seridó, Alto Oeste, Agreste, etc.) será realizado um seminário
regional com a presença de escritores potiguares de destaque, e de
autores locais. A proposta básica para o evento contemplará também
entrega dos diplomas do curso, recital de poesia, lançamento de livros
e cordéis.
MATERIAL DIDÁTICO:
Será confeccionada e distribuída para todos os participantes uma
apostila com o conteúdo básico do referido curso.
OBS.: A Coordenação Geral do projeto ficará responsável pela
autorização e liberação de direitos autorais relativas à transcrição
dos textos inseridos na apostila.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Introdução ao estudo da literatura potiguar.
O período de formação – a procura de uma identidade.
Principais representantes: Nísia Floresta, Lourival Açucena, Polycarpo
Feitosa, Henrique Castriciano, Auta de Souza, Eloy de Souza, Ferreira
Itajubá, Luís Carlos Lins dos Wanderley e Segundo Wanderley, entre
outros.
Leitura e análise de textos.
Unidade II
O período de transição: as inquietações de ‘ordem estética’; o resgate
da produção anterior; a estreita vinculação com a literatura nacional
e a preocupação com os acontecimentos do mundo.
Principais representantes: Palmyra Wanderley, Othoniel Menezes, Afonso
Bezerra, Edinor Avelino, Adelle Oliveira, Sebastião Fernandes,
Gothardo Neto, Antônio Soares, entre outros.
Leitura e análise de textos.
Unidade III
O período modernista: a produção de Jorge Fernandes.
Câmara Cascudo – um universo sem fronteiras.
O regionalismo de José Bezerra Gomes.
A geração de 45: Zila Mamede, Myriam Coeli, Walflan de Queiroz, entre outros.
O processo narrativo do ficcionista Jaime Hipólito Dantas.
Unidade IV
Produção literária contemporânea.
O poema-processo.
Poesia e prosa em tempos de crise: um balanço histórico-literário.
Literatura de cordel.
Leitura e análise de textos.
Unidade v
Poetrix & Haikai por Goulart Gomes
POETRIX
é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de trinta sílabas métricas.
CARACTERÍSTICAS DO POETRIX
O POETRIX é uma linguagem poética em forma de tercetos, caracterizando-se por:
possuir apenas uma estrofe de três versos, com um máximo de 30 sílabas métricas;
no poetrix o título é obrigatório, podendo complementar o texto;
não existir rigor quanto a métrica ou rimas;
metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, são uma constante no poetrix;
geralmente há uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares;
ser minimalista, ou seja, procurar transmitir a mais completa mensagem em um menos número de palavras;
passado, presente e futuro podem ser utilizados sem distinção;
o autor, as personagens e o fato observado podem interagir, mesmo criando condições suprarreais, cômicas ou ilógicas (non sense).
ALGUMAS DIFERENÇAS POETRIX x HAIKAI
HAI-KAI
TÍTULO
Não admite.
MÉTRICA
5-7-5 sílabas.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Não admite.
AUTOR
Não influi no fato observado.
CONCISÃO
É descritivo.
TEMPO
Presente. Vinculado aos kigos.
ESPAÇO
Rural. Natureza.
INTERATIVIDADE
Video-haiku e hai-kards.
POETRIX
TÍTULO
É obrigatório. No POETRIX, o título complementa o texto.
MÉTRICA
30 sílabas métricas, no total.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Requer. Metáforas, neologismos etc, são bem-vindos.
AUTOR
Interage com o fato e, mesmo, com o leitor, através de mensagens subliminares
CONCISÃO
É minimalista; busca a síntese. Dizer muito com poucas palavras
TEMPO
Passado, presente e futuro como uma só dimensão: TEMPO.
ESPAÇO
Todos, mais especificamente, o urbano.
INTERATIVIDADE
Linguagem concretista, mídias virtuais, arte visual.
é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de trinta sílabas métricas.
CARACTERÍSTICAS DO POETRIX
O POETRIX é uma linguagem poética em forma de tercetos, caracterizando-se por:
possuir apenas uma estrofe de três versos, com um máximo de 30 sílabas métricas;
no poetrix o título é obrigatório, podendo complementar o texto;
não existir rigor quanto a métrica ou rimas;
metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, são uma constante no poetrix;
geralmente há uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares;
ser minimalista, ou seja, procurar transmitir a mais completa mensagem em um menos número de palavras;
passado, presente e futuro podem ser utilizados sem distinção;
o autor, as personagens e o fato observado podem interagir, mesmo criando condições suprarreais, cômicas ou ilógicas (non sense).
ALGUMAS DIFERENÇAS POETRIX x HAIKAI
HAI-KAI
TÍTULO
Não admite.
MÉTRICA
5-7-5 sílabas.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Não admite.
AUTOR
Não influi no fato observado.
CONCISÃO
É descritivo.
TEMPO
Presente. Vinculado aos kigos.
ESPAÇO
Rural. Natureza.
INTERATIVIDADE
Video-haiku e hai-kards.
POETRIX
TÍTULO
É obrigatório. No POETRIX, o título complementa o texto.
MÉTRICA
30 sílabas métricas, no total.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Requer. Metáforas, neologismos etc, são bem-vindos.
AUTOR
Interage com o fato e, mesmo, com o leitor, através de mensagens subliminares
CONCISÃO
É minimalista; busca a síntese. Dizer muito com poucas palavras
TEMPO
Passado, presente e futuro como uma só dimensão: TEMPO.
ESPAÇO
Todos, mais especificamente, o urbano.
INTERATIVIDADE
Linguagem concretista, mídias virtuais, arte visual.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos: ensaios, prosa e
poesia; análise de textos (prosa e poesia); utilização de recursos
audiovisuais.
AVALIAÇÃO:A avaliação levará em conta a participação do aluno nas atividades
realizadas e o seu desempenho nos trabalhos escritos (em grupo ou
individualmente), em que ele deverá demonstrar conhecimento da
matéria, bem como expressar esse conhecimento de forma clara e
objetiva.
ORÇAMENTO:
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
Valor fixo mensal referente à Coordenação Administrativa, elaboração,
preparação de eventos e demais atividades relacionadas com o projeto:
R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais);
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Valor R$ 50,00 (cinqüenta reais hora/aula)
COORDENAÇÃO LITERÁRIA
Valor R$ 50,00 (cinquenta reais hora/aula)
AUTORES CONVIDADOS
Valor R$ 50,00 (cinqüenta reais hora/aula)
OBS.: Os valores referidos acima não cobrem custos com hospedagem,
transporte, alimentação, e demais despesas com materiais e
equipamentos didáticos, de modo que estes estarão a cargo da
Coordenação Geral do projeto.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
01 — LITERATURA DO RIO GRANDE DO NORTE – ANTOLOGIA
Constância Lima Duarte
Diva Maria Cunha Pereira de Macedo
02 — INFORMAÇÃO DA LITERATURA POTIGUAR
Tarcísio Gurgel
03 — A POESIA NORTE-RIO-GRANDENSE NO SÉCULO XX
Assis Brasil
04 — CONTISTAS NORTE-RIO-GRANDENSES
Nei Leandro de Castro
05 — CURSO DE INICIAÇÃO À POESIA
Crispiniano Neto
06 — CONTISTAS POTIGUARES
Manoel Onofre Júnior
07 — SALVADOS
Manoel Onofre Júnior
08 — FICCIONISTAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Manoel Onofre Júnior
09 — LITERATURA & PROVÍNCIA
Manoel Onofre Júnior
10 — DE AUTORES E DE LIVROS
Jaime Hipólito Dantas
11 — GERAÇÃO ALTERNATIVA – ANTILOGIA POÉTICA POTIGUAR
J. Medeiros
12 — PANORAMA DA POESIA NORTE-RIO-GRANDENSE
Rômulo Wanderley
13 — DICIONÁRIO DOS POETAS CORDELISTAS
Gutenberg Costa
14 — A POESIA E O POEMA DO RIO GRANDE DO NORTE
Moacy Cirne
15 — A BIBLIOTECA DE CAICÓ
Moacy Cirne
16 — O COMÉRCIO DAS PALAVRAS
Américo de Oliveira Costa
17 — A BIBLIOTECA E SEUS HABITANTES
Américo de Oliveira Costa
18 — VIAGEM AO UNIVERSO DE CÂMARA CASCUDO
Américo de Oliveira Costa
19 — POETAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Ezequiel Wanderley
20 — JOIO – PÁGINAS DE LITERATURA E CRÍTICA
Câmara Cascudo
21 — ALMA PATRÍCIA
Câmara Cascudo
22 — MODERNISMO – ANOS 20 NO RIO GRANDE DO NORTE
Humberto Hermenegildo
23 — 100 AUTORES PARA ENTENDER O RIO GRANDE DO NORTE
O Jornal de Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teremos o maior prazer em receber seu comentário.