sexta-feira, 9 de maio de 2014

CHILE É SEDE DO PHOTO TOUR NO ATACAMA COM REGIS CAPIBARIBE

PHOTO TOUR - DESERTO DO ATACAMA - CHILE


Por Jornalista Eduardo Galdino

O Deserto do Atacama, no norte chileno, lugar onde o silêncio toca o ser humano de forma intensa e misteriosa, recebe no período de 06 a 11 de maio de 2014, o PHOTO TOUR, um projeto inédito que tem à frente, o consagrado  fotógrafo Régis Capibaribe. Formado por um seleto grupo de jornalistas e fotógrafos, o referido projeto foi desenvolvido por duas conceituadas empresas de turismo do Ceará que se destacam na promoção de viagens experienciais: Be Happy e Aldeia Mundo.

Sabe-se que a ideia de fotografar não é obra de um só autor, mas uma arte feita por muitas pessoas e profissionais que trabalham juntos, ou, em paralelo. No caso do PHOTO TOUR, o objetivo é  realizar ainda viagens de experiências para destinos com grande apelo e infraestrutura turística, como: México, Dubaí, Índia, Peru, Colômbia, dentre outros. O Atacama foi eleito por apresentar uma paisagem única, de natureza vibrante.


Levar o exímio projeto para viagens desse porte é a intenção de dois grandes parceiros e mentores do PHOTO TOUR destinado aos amantes da fotografia: Cely Sena – Diretora da Operadora de Turismo Be Happy que atua no mercado há 18 anos e Ricardo Fusco – Diretor da Agência Aldeia Mundo, inaugurada em 2013 com foco em viagens de experiências. 

Exuberante é a palavra-chave que torna o deserto escolhido, um cenário convidativo para fotografias. Isso, sem falar dos exclusivos e sofisticados hotéis da região que transformam a viagem experimental, numa aventura de luxo no Chile. O projeto, primeiro nesse estilo idealizado pela Be Happy e Aldeia Mundo, contará com o apoio do estúdio Imagemtudo e assistência da Travel Ace ao viajante. 



O PHOTO TOUR reunirá os empresários do segmento do turismo, Cely Sena e Ricardo Fusco; o atendente de grupos da Be Happy,  Daniel Araújo; o Diretor de Fotografia, Régis Capibaribe; o Fotógrafo Assistente, Fernando Rodrigues; os jornalistas Jansen Santos, de São Luís (MA); Fernando Brito e Eduardo Galdino, ambos do Ceará; o cinegrafista Wesly Silva, do Maranhão, como também, o turismólogo e blogueiro cearense Luciano Rocha.  

O Atacama
Berço das ancestrais culturas indígenas, o Atacama, considerado o deserto mais alto e árido do mundo fica na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com aproximadamente 1000 km de extensão, o Atacama é uma região onde chove muito pouco, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.

No Atacama, as temperaturas variam entre 0ºC  à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama, que tem mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude. Um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro. 

O deserto foi habitado primeiro pelos atacamenhos, juntamente com a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o nome de Atacama. Sua riqueza é guardada em lugares como o Museu de San Miguel de Azapa, distante 12 km de Arica e o Museu Del Padre Le Paige, em San Pedro de Atacama.

Importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas estão no famoso deserto, onde existe também, uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama. Nas entranhas do deserto podem-se descobrir ruínas intactas como as Vivendas Circulares de Tulor, e as Pukaras, fortalezas de defesa em Quitore Lasana, além do Centro Administrativo Inca em Catarpe - Arica.


Régis Capibaribe - O Diretor

Especializado em fotos publicitárias de moda, produtos e alimentos, Régis Capibaribe nasceu em 1973 na capital cearense. Apaixonado por fotografia, Capi, como é mais conhecido, é proprietário do estúdio Imagemtudo.

A relação de Régis Capibaribe com a máquina de fotografar é interessante: ele é profissional do ramo desde 2002, quando aprendeu a arte de fotografar para fazer as fotos do seu trabalho de publicidade, principal atividade até 2010. Nesse ano, a vida de Capi passou por uma mudança. Ele abandonou a carreira já consolidada de publicitário para começar do zero em nome de sua grande paixão: a Fotografia!


PHOTO TOUR
De 06 a 11 de Maio de 2014
Deserto do Atacama – Chile
Informações:
www.behappytur.com.br
www.aldeiamundo.com.br
www.imagemtudo.com
www.travelace.com.br

Contatos para Entrevistas:
Cely Sena
(85) 9639.4074
Ricardo Fusco
(85) 9711.3723
Assessoria de Imprensa
Eduardo Galdino
(85) 8851.2648 
(85) 9963.3731
e-mail: jornalistaeduardogaldino@gmail.com



DESBRAVANDO O DESERTO DE  ATACAMA 

 
Equipe do Photo Tour Atacama posa, no Hotel Panamericano, na saida para o Atacama

Por Jornalista Eduardo Galdino

Uma paisagem fabulosa do Deserto do Atacama chamou a atenção da Be Happy (operadora) e Aldeia Mundo (agência de viagens). As duas empresas cearenses ligadas ao Trade Turístico iniciou em 06 de maio deste ano (terça-feira), o PHOTO TOUR que agrega 10 profissionais, dentre eles, fotógrafos, turismólogos e jornalistas. 







O primeiro dia de trabalho, bem como, o segundo, 07 (quarta-feira), começou com uma visita técnica a cinco hotéis do País: O Fundador (um dos mais antigos de Santiago); Providência; Panamericano; Atton Vitacura e Alto Atacama que recebe toda a equipe treinada em realizar viagens de expedições para lugares indescritíveis a exemplo do Norte Grande do país que ocupa quase um quarto do território continental do Chile. 



A extensa agenda de trabalhos incluiu ainda, city tour pela capital chilena, onde os membros conheceram locais, como o Morro de São Cristobal (um dos pontos mais alto da cidade); Palácio de La Moneda (sede do Governo Federal); Catedral Metropolitana e Mercado Central de Santiago. Tudo isso com o acompanhamento do fotógrafo Régis Capibaribe que pretende percorrer o Atacama até o dia 09 deste mês (sexta-feira), com os demais membros do seu grupo. 





O Deserto que se estende por mais de mil quilômetros desde a fronteira com o Peru já recebeu o PHOTO TOUR em duas de suas partes: o Valle De La Luna e a Cordillera de La Sal. O Atacama que é considerado o deserto mais seco do mundo, conta com trechos onde nunca se viu cair uma gota de chuva. O Norte Grande do Chile onde fica o Atacama foi por vários milênios, a terra de nações indígenas. Importante ressaltar que a enorme secura do clima deixou quase intactas relíquias desses povos. 










Esta quarta-feira deixou informações preciosas para todos do projeto, graças a um passeio ao luar que teve o acompanhamento da guia turística do Alto Atacama, Daniela Ortiz. Apesar de não ser astrôma, Daniela proferiu ao ar livre, uma verdadeira aula no Planetário do Hotel, que dispensa comentários no que diz respeito aos seus serviços e infraestrutura. 







Hoje, 08 de maio, o PHOTO TOUR segue com as suas andanças e registros pelo Atacama, que veio ter mais atenção no século 19, quando se tornou evidente por ser um deserto rico em nitratos que podiam ser exportados e tinham grande valor comercial. O projeto fotográfico mencionado aqui, tem a Assistência Médica da Travel Ace, como também, o indispensável apoio da ImagemTudo. 


















FONTE:WWW.LUCCIANOROCHA.BLOGSPOT.COM.BR
Fotos - Luciano Rocha e Fernando Filho


DESBRAVANDO O ATACAMA E VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS ÚNICAS

Equipe do Photo Tour Atacama comemora mais um dia de belas fotos

Por Jornalista Eduardo Galdino

A inspiração não só invadiu o coração de Gilberto Gil ao construir a letra da música “A PAZ”, como também, a vida de fotógrafos, turismólogos e jornalistas que saíram do Brasil rumo a uma enxurrada de clics pelo Deserto do Atacama demasiadamente vasto e árido – ideal para tours terrestres em veículo especial, atividades de trekking e montanhismo. 




No terceiro dia de viagem ao Chile e segundo no Atacama, os profissionais sentiram a cada olhar ao redor, uma atmosfera de aventuras. Essa é a intenção do PHOTO TOUR da Be Happy – Operadora de Turismo e da Aldeia Mundo – Agência de Viagens que idealizaram o curioso roteiro com o intuito de oferecer uma oportunidade ímpar na vida de cada um do projeto que busca belas e, claro, raras paisagens. 




A quinta-feira, 8 de maio de 2014, serviu como o ponto de partida para alguns lugares turísticos da região. Nada como acordar cedo, entrar num veículo com tração nas quatro rodas e conhecer a Quebrada dos Cardones, um lugar cheio de arbustos que sãousados para fins medicinais e na gastronomia do Atacama. Além disso, existe uma infinidade de cactos milenares que crescem 1cm ao ano, próximo à água do Rio Vilama. Mas, o genial do dia estava por vir. 






Uma das primeiras impressões que o grupo teve foi de uma vegetação rasteira cercada por enormes paredões de pedra,vulcões adormecidos e montanhas que contrastam com a aridez do conhecido ambiente que é único no mundo. Isso fez com que os fotógrafos desvendassem cada porção do badalado deserto localizado ao Norte do Chile. 











Saindo de lá, os aventureiros do PHOTO TOUR perceberam que o cenário ao redor do Atacama não é somente de vastidão de areia – e, sim, uma verdadeira enciclopédia para os que lidam com o setor do turismo. A beleza singular do deserto conta ainda com o Valle de La Luna, onde estão as Pedrasdas 3 Marias (uma analogia às estrelas); Duna Mayor, Anfiteatro (em forma de “U”), Evaporitas (um tipo de sal) e Solenita (cristalizações de gesso chamadas de Mina Vitória). 











Uma referência à formação de Marte é como se define o Valle do Atacama, onde estão as areias de origens vulcânicas e um Mirante que recebeu os profissionais do PHOTO TOUR para desfrutarem do Pôr do Sol. Enfim, o silêncio impera no Deserto do Atacama que em setembro próximo abrigará mais um grupo, resultado da parceria entre Be Happy e Aldeia Mundo, com a reconhecida assessoria fotográfica de Régis Capibaribe. A assistência medica ficará a cargo da Travel ACE. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.