domingo, 1 de junho de 2014

LEIDE CÂMARA - IMORTAL DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS



A pesquisadora e musicóloga  Leide Câmara, toma posse na cadeira 31 em solenidade na sede da Academia Norte-Rio-Grandense do Norte às 20h do dia 10 de junho de 2014. Leide formou-se em Educação artística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Coordenou o Festival de Artes de Natal em 1988. Sócia fundadora da Associação nordestina de Arte-Educadores. Fundadora da Federação dos Arte-Educadores do Brasil. Representante da FAEB no Conselho Latino americano de Educação através da arte. Coordenou o projeto Zé Menininho, apresentando música e poesia nos bairros de Natal. Em 2001 lançou o Dicionário da Música do Rio Grande do Norte", trabalho iniciado em 1996 e que resultou na mais completa catalogação da música potiguar. Foram catalogados cerca de 160 Cds e 500 Lps, além de compactos e outros objetos, como fotos, revistas e partituras. No mesmo ano participou do encontro nacional de pesquisadores realizado na UERJ no Rio de Janeiro, promovido pela fundação MIS.

O músico Hianto de Almeida teve sua carreira perfilada pela pesquisadora Leide Câmara no livro “A bossa nova de Hianto de Almeida” (325 páginas), publicado pelo Sesc-RN. A primeira apresentação da obra será em 2 de setembro, às 19h30, no Palácio da Cultura, para convidados.

Depois disso, os 500 volumes do trabalho seguem para bibliotecas de todo o país, divulgando a arte do macauense, que viveu apenas 40 anos. O livro é ilustrado com fotos, partituras e até textos jornalísticos referentes a ele.

Pesquisadora da vida de Hianto desde 1996, Leide Câmara explica que não se trata de uma biografia, mas de uma cronologia da obra do artista, contando com as letras das canções e páginas especiais para aqueles que tiveram participação em sua carreira.

“O livro tem um capítulo dedicado aos parceiros dele, que são muitos. Só Chico Anysio teve 34 composições ao lado de Hianto”, fala, citando também Macêdo Neto, Fernando Lobo, Carlos Gonzaga e K-Ximbinho.

Também recebem destaque os intérpretes das composições do bossanovista, com nomes como Elizeth Cardoso, César Camargo Mariano, Lúcio Alves, Elza Soares, Maíza e João Gilberto. Este último escolheu a canção “Meia Luz” como sua primeira gravação, uma canção de Hianto de Almeida e João Luís de 1978.

“Isso é uma curiosidade porque essa gravação saiu em 78 e em 2009, em uma coletânea da França, intitulado ‘Os precursores da bossa nova’”, conta a autora, que inclui ainda os grandes maestros que fizeram arranjos para composições do potiguar.

Em “A bossa nova de Hianto de Almeida” há espaço também para a família do homenageado. O pai, Fernando d’Almeida, era pianista e exerceu importante influencia nas escolhas de Hianto. Ainda em Macau, o pianista tocava no cinema mudo, quando passou a levar o filho, ainda criança para fazer o mesmo. Os irmãos Gilson, Haroldo, e Newton também são músicos. Os dois últimos foram parceiros de Hianto.

Para a pesquisadora, a beleza das músicas também têm peso na importância do livro que acaba de concluir. “Ele fala do amor, do bem, de futebol, passa pelo Carnaval, que foi uma das grandes características dele”, enumera. “Ele passeia por todos os gêneros musicais com facilidade, seja folk, choro ou samba-canção. Pelos intérpretes você vê a diversidade que ele tem de produção”.

Além disso, são atuais e estão sendo sempre lembradas, como com a releitura que Tânia Soares dará a duas de suas músicas, no próximo cd. “Desde quando eu comecei a pesquisar a atualização é contínua, eu acompanho se está saindo alguma novidade”.

Leide Câmara é autora do “Dicionário da Música do Rio Grande do Norte” (2001), que conta com três mil verbetes e vai ganhar nova edição em breve com mais de 6 mil.
Parabéns amiga!
Parabéns a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras pelo reconhecimento a essa mulher ícone da história da música potiguar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.