sábado, 9 de agosto de 2014

SELO UNICEF

Apodi realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Por Ieda Silva

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram o 1º Fórum do Selo UNICEF com o total apoio da Prefeitura de Apodi. O Fórum foi realizado no Centro de Convivência Flor da Idade durante todo o dia da última sexta (08/08) com a participação de mais de 80 pessoas.

A realização do Fórum é uma das muitas exigências para a certificação do Selo UNICEF 2013-2016, ou seja, se Apodi quer ser um Município Aprovado deverá realizar ou está realizando ações estratégicas prioritárias predefinidas que envolvem principalmente saúde, educação e assistência social. As 27 ações visam fomentar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e tem como período limite de implementação o 1º semestre de 2016.

O prefeito Flaviano Monteiro prestigiou o evento e destacou em sua fala as ações realizadas pela gestão em benefício da criança e do adolescente. “O nosso governo fez melhorias na Maternidade, dignificou o transporte escolar eliminando o pau de arara, renovou as carteiras nas escolas, está construindo cinco quadras de esporte, aderiu ao Programa de Saúde na Escola entre outras ações desenvolvidas para nossa criançada. Muito já fizemos, muito mais vamos fazer” elencou.

A Secretária de Assistência Social Aloma Cavalcante ficou satisfeita com o sucesso do Fórum. “Hoje, Apodi deu um grande salto para a efetivação de políticas públicas voltadas para os direitos da criança e do adolescente. Obrigada a todos os participantes e em especial aos facilitadores dos eixos temáticos. Parabéns a presidente do CMDCA, a Sra. Luzia Pinto, pela articulação e empenho para a realização deste evento” declarou.

A presidente do CMDCA, Luzia Pinto, além de organizar o evento, contribui com as discussões nos grupos. “O Fórum abre a oportunidade para que a sociedade participe ativamente do desenvolvimento social. Os direitos da criança e do adolescente precisam ser respeitados e oferecidos a eles com qualidade. A sociedade precisa reclamar esses direitos e também contribuir para a efetivação deles” disse.

A psicóloga e técnica do CMDCA, Markliana Dias, mediou todo o Fórum apresentando a metodologia do Selo UNICEF, o diagnóstico situacional, o mapeamento territorial e direcionando 5 grupos de discussão para sugerir ações objetivando cumprir o ODM e melhorar os indicadores de impacto social.

O 1º Fórum contou com a participação da Cia Teatral Casarão apresentando o espetáculo “Em cada canto. Eu conto” que trata da exploração sexual infantil e da Banda Fanfarra “Sou Feliz” da Escola Estadual Ferreira Pinto sob o comando de Kenedy.

O evento envolveu muitos órgãos como Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso, dos Direitos da Mulher, Secretarias de Saúde, de Educação, de Administração, os vereadores Genivan Varela e Soneth Ferreira, PDA Santa Cruz, Polícia Militar, Clube de Desbravadores, CDL Apodi, 13ª DIRED, Conselho Tutelar, Casa dos Conselhos, Movimento Sem Terra, NUCA, CRAS, CREAS e Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Felipe Guerra.
Núcleo de Comunicação e Marketing 
               Apodi- RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.