sábado, 13 de setembro de 2014

Antonio de Zuza - Ilustre apodiense

                                


ANTONIO FERREIRA DE LIMA, mais conhecido por Antonio de Zuza, nasceu no Sítio Ipueira(Pé de Serra), no dia 25 de maio de 1940, filho de Manoel Ferreira de Lima(Zuza Amor) e Delfina Francisca da Conceição. Iniciou os estudos na Escola Isolada do Sítio Córrego, sua primeira professora foi Maria Moreira de São Pedro. Concluiu o primário na Escola Estadual Ferreira Pinto, onde hoje funciona o Gerson Lopes no centro da cidade.

Concluiu o Ginásio(1ª a 4ª série) na Escola Comercial Felinto Alves(hoje Escola Antonio Dantas), no ano de 1964. Logo após concluir o ginásio trabalhou como comerciário de 1959 a 1964. Casou-se com a professora Maria da Conceição Maia Lima, conhecida por “Ceição”, (filha de Pedro de Oliveira Maia e Francisca de Oliveira Maia), no dia 22 de junho de 1964. Desse consórcio nasceram oito filhos: Maria do Socorro de Lima Maia, João Sérgio Maia e Lima, Ana Maria Maia e Lima, Denise Maria Maia e Lima, Dilza Maria Maia e Lima, Maria da Glória Maia Lima, Lariza Cristina Maia Lima e João Paulo Maia Lima. Em seguida fez o ensino científico, que hoje corresponde ao 2º grau na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, que também se localizava onde hoje funciona o Gerson Lopes. 

Depois começou a trabalhar como professor de Educação Física em 1966. Exerceu o cargo de professor P8C a nível estadual na Escola Estadual Professora Alvaní de Freitas Dias em Apodi. Exerceu também o cargo de Substituto do 1º Cartório Judiciário de Apodi, de novembro de 1968 à março de 1976. Foi auxiliar de escritório da EMATER-RN, de março de 1976 a julho de 1979. E por último Técnico em Estudos e Pesquisas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) de 1979 a julho de 1997, estando aposentado do primeiro e deste último. 

Seu Zuza Amor, foi sócio da Associação Cultural Desportiva Apodiense(ACDA) e exerceu também a função de secretário da entidade por 20 anos. Foi Conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi(FUNDEVAP) e do Conselho Fiscal da Cooperativa Vale do Apodi. Foi também por muitas vezes Secretário de festas dos padroeiros da Igreja Matriz de Apodi(São João Batista e Nossa Senhora da Conceição), na época em que o Padre Theodoro cuidava da igreja da cidade. 

É um dos sócios fundadores da Loja Maçônica Vale do Apodi. Na maçonaria já exerceu os seguintes cargos: 
Secretário por dois mandatos; 
Tesoureiro por um mandato; 
2º Vigilante por um mandato 
2º Diácono por um mandato
Arquiteto por um mandato e 
Atualmente é Porta-bandeira. 

Mora atualmente na Rua Nossa Senhora da Conceição e participa como Sócio da Loja Maçônica Vale do Apodi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.