domingo, 28 de setembro de 2014

ILUSTRE APODIENSE

Elequicina Maria - 1ª engenheira civil de Apodi


ELEQUICINA MARIA DOS SANTOS  foi a primeira engenheira civil formada de Apodi (RN). Nasceu no Sítio Melancias,  município de Apodi, filha de Manuel Paulo dos Santos e Maria Paulina Araújo, ambos funcionários do DNOCS e razão pela qual a família residiu em vários municípios como Itaú, São Fernando, Florânia, Bom Jesus, São Paulo do Potengi, dentro outros.

A vida itinerante da família não atrapalhou os estudos de Elequicina que concluiu o Curso Primário em Apodi com a professora Lourdes Mota, fez o ginásio em Açu e o Cientifico no Atheneu Norte-rio-grandense em Natal (RN).

No ano de 1978, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi contratada pelos seus méritos como funcionária da Prefeitura do Natal, onde se especializou nas áreas de segurança do trabalho, planejamento de gerência de transporte, desenvolvimento municipal e planejamento urbano, sendo uma das responsáveis pelo antigo Grupo Executivo de Transporte Urbana (GETU) que deu origem a antiga Superintendência de Transportes Urbanos (STU) e posteriormente a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano, hoje denominada de Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Em outubro de 1999, foi eleita presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte, onde já tinha atuado duas vezes como conselheira. Como dirigente do CREA empreendeu uma atuação transparente e competente, sendo reeleita para mais um mandato a frente do órgão. Além do CREA/RN, Elequicina Santos dirigiu o Sindicato dos Engenheiros do RN e o Clube de Engenharia.

Na primeira e segunda gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves ocupou a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano, onde é fundadora do órgão, funcionária de carreira e tem matricula de número 01 e de onde somente saiu entre os anos de 2009 a 2012, período que esteve cedida a sessão de engenharia do Tribunal Regional Eleitoral. No ano de 2012, foi eleita diretora geral da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/RN.

Mais recentemente integrou a equipe de transição para mais um mandato do prefeito Carlos Eduardo Alves (2012) e foi nomeada novamente secretária de Mobilidade Urbana de Natal (2013), e eleita Vice-Presidente do Fórum Nacional de Dirigente de Trânsito e Transporte do Brasil (2013), além de presidente entrante do rotary clube Natal Reis Magos. (2014/2015).

Além de ser a primeira engenheira civil do município de Apodi (RN), Elequicina Maria dos Santos é motivo de orgulho para cidade. Pois, por meio de seus estudos e muito trabalho, levou o nome da cidade para os quatro cantos do país, sendo admirada e respeitada em todo o Brasil. O município de Apodi se orgulha de ser o berço de nascimento desta filha ilustre.

Fonte: Vílmaci Viana - escritora e pesquisadora apodiense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.