sexta-feira, 19 de setembro de 2014

“ Mobilidade no RN: diálogos com os candidatos ao governo” palestra “



Tema de bastante relevância no mundo contemporâneo, a questão da mobilidade vem preocupando o cidadão e os defensores da sustentabilidade.  Mobilidade diz respeito, acima de tudo, à nossa qualidade de vida. Transita, sem pedir licença, por diversas questões fundamentais, tais como saúde, economia, uso dos espaços públicos, clima, acessibilidade,  democratização da cidade.

Não diferente de outros locais, o Rio Grande do Norte vem exigindo grandes melhorias na mobilidade e o incentivo ao uso de meios alternativos de transportes, com o desenvolvimento de soluções que possam unir a iniciativa privada com a pública em projetos que visem o fortalecimento das cidades e das regiões e, especialmente, maior qualidade de vida para as pessoas. 

A mobilidade tem a função de unir e aproximar. Encurtar distâncias, driblar o tempo. Tornar o longe algo próximo. O inacessível em possível. Democratizar os acessos. Incluir e não excluir, como atualmente ocorre.  Enfim, ajudar-nos a viver melhor. E não seu contrário.

Há, indiscutivelmente, necessidade de se dar uma nova direção ao tema, especialmente no sentido de implantar medidas que nos ponham em outro patamar, menos individualista e mais coletivo; menos privado e mais público. Humano, sobretudo. Precisamos de transportes públicos e alternativos de qualidade. Não podemos querer menos que uma mobilidade sustentávelUma Mobilidade inclusiva. Dela depende a nossa qualidade de vida, vez que lidamos com os efeitos de uma péssima mobilidade todos os dias, nos menores deslocamentos e em todos os horários.

Em razão disso, a Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN realizará, no dia 22 de setembro, às 17horas, no auditório da OAB/RN, um DEBATE com os candidatos ao governo do Estado do RN - “ Mobilidade no RN: diálogos com os candidatos ao governo” palestra , em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro – 22 de setembro. 
Este debate tem uma dupla finalidade: conhecer os planos de mobilidade dos candidatos e fazê-los cientes do que a sociedade espera do próximo governo estadual na questão da mobilidade.
Conto com a presença de todos!
Marjorie Madruga
Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.