sábado, 31 de janeiro de 2015

Apodi cultura

RAIMUNDA DANTAS, mais conhecida como "Mundinha Dantas'', a primeira teatróloga apodiense, nasceu no dia 03 de agosto de 1911, filha do famoso sacristão Manoel José Dantas e Maria Romana Dantas.

Concluiu o Ensino Primário e logo enveredou pela área cultural de Apodi. Casou com o Sr. Francisco Lopes, popularmente conhecido como “Chico Dantas’’. 

Dentre outros trabalhos artísticos e culturais escreveu e montou a peça teatral "Vista do Dever". Até os dias atuais, foi a única Maestrina da Banda de Música Municipal de Apodi. Foi dedicada e incansável Professora de Primeiras Letras (Primário) no Grupo Escolar Ferreira Pinto. Foi Teatróloga, Figurinista, Sonoplasta, Coreógrafa, Iluminadora, Diretora e Empresária. O seu pioneirismo em Teatro merece um estudo de resgate histórico mais aprofundado, mencionando-se todas as peças teatrais escritas e montadas. Era titular de uma Companhia de Teatro Mambembe. Apresentou os famosos "Dramas Teatrais" nas cidades vizinhas e comunidades rurais. Deixou um exemplo de amor e luta em prol da cultura de Apodi, sendo considerada figura histórica de Apodi. Raimunda Dantas faleceu no dia  06 de março de 1988. 

Em sua homenagem foi criada a Associação Raimunda Dantas – ARD, denominada “Casarão Raimunda Dantas’’, no município de Apodi.  Essa entidade tem se mostrado muito eficaz na cidade de Apodi, por estar levando a cultura e arte. A Associação já está em total funcionamento e as movimentações acontecem no Casarão das Artes, como foi batizado o prédio, que fica localizado no centro da cidade de Apodi. O Casarão é de uma estrutura arquitetônica mais antiga e que existe há aproximadamente 89 anos

Uma equipe de profissionais ergueu a bandeira do social e encara o projeto social que faz nascer a Associação Raimunda Dantas.O intuito da entidade é mostrar através das artes, que se pode muito bem angariar meios para o crescimento de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social. Dentre as categorias das artes estão dança(hip-hop), teatro, capoeira, espanhol, dentre outras multi artes.
Biografia feita através de dados de Dilena Dantas - neta de Raimunda Dantas e do historiador apodiense Marcos Pinto.







Apodi está se enriquecendo no universo da cultura. Uma equipe de profissionais ergueu a bandeira do social e encara o projeto social que faz nascer a Associação Raimunda Dantas.
A Associação Raimunda Dantas – ARD, constituída como personalidade jurídica, foi fundada em 22 de novembro de 2011, como entidade sócio-cultural da cidade do Apodi sem fins lucrativos. 
Tem como metas desenvolver atividades sócio-culturais na cidade de Apodi promovendo a inserção da arte nas camadas periféricas da cidade, e na comunidade em geral.   
A visão da Associação Raimunda Dantas – ARD é proporcionar um mundo com oportunidades ampliadas, no qual jovens vivenciam o teatro, a dança, capoeira e a música como elementos de transformação. 
E tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sócio-cultural e pessoal de jovens por meio do teatro, dança, capoeira, esporte, educação e música.
O intuito da entidade é mostrar através das artes, que se pode muito bem angariar meios para o crescimento de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social.
Dentre as categorias das artes estão: dança, música, teatro, capoeira, dentre outras múltiplas artes. A Associação já está em total funcionamento e as movimentações acontecem no Casarão das Artes (Casa de Cultura Popular –Palácio de Soledade) no município de Apodi-RN.
O grupo que faz parte do movimento se engajou e emplacou tamanho trabalho dentro da Casa de Cultura Popular, como forma de proteger e defender a continuidade de sua história e propósitos da arte.
Um dos objetivos é defender a bandeira de resgate e conservação  da memória cultural apodiense. Através do projeto “Casarão das Artes”, já nasceram o grupo de teatro Cia. Teatral Casarão, Grupo de Dança Casarão e o coletivo de Capoeira Angola Casarão.


Objetivos da ARD:  

             Proporcionar uma formação e o desenvolvimento integral dos jovens, através de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer; 
             Proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho em que eles realizem e conquistem sua independência;  
            Proporcionar aos jovens oportunidades de serem ativos em processos de transformação social;  
            Proporcionar aos jovens oportunidades de expressar, sua visão de mundo e acessar a cultura em sua diversidade.

 Cronograma de Atividades:  

                    Oficinas periódicas de: Teatro, Música, Dança, literatura, artes plásticas, artesanato e Capoeira;
                  Acompanhamento escolar;
                 Projetos realizados: Auto de São João Batista, Auto de Natal, Auto da Paixão de Cristo, e outras peças de teatro;
              Alunos da ARD contribuem com suas experiências na comunidade e nas escolas.
 
PARABÉNS ALEX  e equipe!
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.