sexta-feira, 1 de maio de 2015

A saga de Francisca Santos do Riacho de Santana

FRANCISCA SANTOS
Família Santos:
Genival,Sales, Francisca Santos,Chagas, 
Cícero Santos (in memoriam) e Gervásio


 A comerciante aposentada Francisca Raimunda da Costa (Francisca Santos), filha dos agricultores Francisco Vicente da Costa e Raimunda Maria da Conceição, nasceu no dia 31 de Dezembro de 1930 na cidade de José da Penha, sertão do estado do Rio Grande do Norte,em uma família composta de  dez irmãos: Francisca, Maria, Antônia, Narcisa, Jorge, Raimundo, Alzenir, Maria da Conceição, José Ribamar e Ivan . 
Até os dez anos de idade desfrutou sua infância brincando com os irmãos com bonecas feitas de pano, bonecas de osso, bonecas de sabugo de milho, teatrinho para imitar a vida, através de brincadeiras onde as crianças se casavam e montavam as casinhas com a família  e fingiam cozinhar  nas panelinhas de barro e nas  noites de lua nova, brincavam de cantigas de rodas no terreiro da sua casa.
 Aos 11 anos, começou sua vida de andarilha, quando mudou-se com toda sua família para a cidade de Passagem Franca no estado do Maranhão , onde permaneceu durante dois anos e  concluiu o ensino primário. Em seguida, mudou-se para a zona rural  da cidade do Brejo Paraibano-Maranhão, onde seus pais foram plantar arroz, macaxeira, inhame e abóbora, em uma roça grande que tinha uma baixa amarelada  do plantio de arroz.
Aos 13 anos, seu tio Aristeu  que era vendedor de tecidos foi visitar   sua  família e fez um convite  para  irem viver na cidade de Riachão no estado Piauí, onde seus pais  seguiram em  busca de melhores dias de vida.
Depois de uma breve  vida nômade, a  família voltou  para sua terra natal , sua saudosa José da Penha , e por lá viveram um bom tempo  no sítio Feijoada.
Em 1949, mais um a vez,  mudou-se para a promissora  comunidade de Riacho de Santana, onde  seu pai foi trabalhar na roça e sua mãe como sempre, cuidava da casa e dos filhos e já contava com  a sua  assessoria  nas tarefas de casa .
Aos 21 anos, a moça donzela Francisca Santos, apaixonou-se e casou com  (Cícero Santos) Manuel Aires dos Santos (in memoriam) e formou uma prole  composta de quatro filhos : Sales, Genival, Chagas e Gervásio. Anos depois adotou seu sobrinho  Márcio Santos. É avó de oito netos: André Luis, Daniel, Renan, Michele, Anabele, Emerson , Mikaelly e Leonam.
 No decorrer de sua trajetória de vida, exerceu as seguintes funções: Costureira, artesã em crochê, bordadeira de  vestidos e colcha de cama, comerciante de roupas, sapatos, plásticos, vendedora da Avon e Tapawer,bijouterias Micheline e fazia no seu armarinho o serviço de cobertura de  botões.
Em Riacho de Santana, quando seu esposo foi Vice-prefeito no período de 1972 a 1976, exerceu a função de presidente da CARITAS- A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Nesta instituição, distribuía anticoncepcional, roupas 
 e alimentos vindos da América do Norte-USA  para a população carente do município. Durante quatro anos, trabalhou na Prefeitura como assessora da assistência social,  foi funcionária do correio local, Ministra da Eucaristia, Presidente da Legião de Maria e missionária de mãe rainha. 
Em janeiro de 1977 a família buscando melhores dias, mudou-se dessa vez para a cidade de São Paulo e fixou-se na Villa Ré e  por lá Francisca trabalhou como dona de  casa e   vendedora ambulante (bijouterias, avon, Cristyan Gray).
Durante cinco anos permaneceu na cidade de São Paulo, e em 1982, com o coração repleto de saudades do seu torrão amado, resolveu retornar para a cidade de  Riacho de Santana e instalou seu comércio na sua própria casa onde vive até hoje.
Atualmente  aos 84 anos, seu maior prazer é viajar, frequentar a Igreja católica e viver  o dia a dia  com saúde e paz com seus familiares.
“ A melhor coisa para o  idoso é ser amado e respeitado pelos demais e conviver feliz  na sociedade ”.
Francisca Santos hoje é uma personalidade querida e respeitada pela população santanense.
Gente que fez e faz em prol de um mundo melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.