segunda-feira, 18 de maio de 2015

MEMORIAL RESGATA HISTÓRIA DE GRANDE LÍDER POLÍTICO APODIENSE

 Sítio Santa Rosa Homenageia os 90 anos do  seu filho ilustre.
Ex-prefeito  Valdemiro Pedro Viana (in memoriam)

A equipe administrativa da Escola Valdemiro Pedro Viana comemorou os 90 anos do seu patrono dia 18 de maio às 08h com a abertura  do seu Memorial no Sítio  Santa Rosa/Apodi-RN e apresentou  uma vasta exposição que permanece de 18 a 22 de maio na sede da referida escola. A classe estudantil e a comunidade  está conhecendo e debatendo toda a trajetória deste grande político que fez história no nosso município. Convidados ilustres se fizeram presentes, inclusive a sua esposa Mozinha Viana, que, apaixonada e saudosista, fez de suas palavras um poço de emoções e saudades. Com certeza um dia memorável para a historia de Apodi e de sua comunidade Santa Rosa. Muitos aplausos para a equipe da escola que resgata a história deste grande líder!
Há 90 anos, (17/05/1925), nascia no sítio Santa Rosa, Apodi, Valdemiro Pedro Viana, filho de Manoel Pedro Joaquim Viana e Francisca Antônia de Oliveira.  De origem rural, já aos cinco anos de idade colaborava com seus pais em tarefas do campo, aos sete, empreendeu enorme esforço para ter o direito à educação, tendo que caminhar a pé, diariamente, de 3 a 4 quilômetros para estudar e ser alfabetizado, no sítio Anselmo. Na adolescência tornou-se pedreiro, cabeleireiro, oleiro, carpinteiro, agricultor dedicado e ainda, com seus dotes artísticos, era repentista, animando as comunidades de Santa Rosa e adjacências com músicas e repentes.
                      Vocacionado para o trabalho e liderança comunitária, Valdemiro Pedro Viana foi o presidente fundador do sindicato dos trabalhadores rurais de Apodi, já tendo outrora presidido e fundado o Centro Comunitário Eneas Barbosa no sítio Água fria. Ao entrar para a política como vereador mais votado de Apodi, na década de 1960, ascendeu a presidência da câmara municipal, no mesmo pleito, com o afastamento do então Prefeito João Pinto, consagrou-se prefeito interino por 40 dias, e em seguida, prefeito apodiense por mais dois mandatos consecutivos.
                      Em Valdemiro Pedro Viana nossos sonhos se concretizaram.Ele não mudou sua forma simples de ser e de agir um só minuto, realizou grandes obras em prol de Apodi. Energia elétrica, abastecimento de água pela CAERN, foi o pioneiro em trazer a transmissão da televisão para Apodi, instalando duas torres de transmissão, uma na serra Mossoró e outra na chapada do Apodi, para cobrir o Município e região com o sinal da TV VERDES MARES de Fortaleza, e mais do que isso, foi o gestor público que mais construiu escolas em Apodi, e ainda, comprou um ônibus moderno para transportar os estudantes universitários de Apodi para Mossoró.
                    No campo da saúde, fez a aquisição de equipamentos cirúrgicos para o a maternidade Claudina Pinto, construiu cinco postos de saúde nas comunidades polos de Apodi, (soledade, Melancias, Córrego, Santa Rosa e Góis ). Apodi  deve o Hospital Regional Hélio Morais Marinho ao seu empreendedorismo, pois foi o idealizador, tendo iniciando a construção do alicerce até a cobertura.
                    Apodi jamais haverá de esquecer sua enorme capacidade de trabalho e simplicidade. Governou nosso Município recebendo o povo em sua residência, visitando a feira livre constantemente, enfrentando secas difíceis como a de 1970 em que viabilizou a construção do açude de Melancias. Valdemiro Pedro Viana, o pioneiro do progresso, da educação, da TV e da cidadania, merece a nossa estima e o nosso apreço. Obrigado a comunidade de Santa Rosa pelo resgate de sua rica história de vida.
                   


 Em memória do seu aniversário de 90 anos

                               O discurso emocionante da viúva Mozina Viana ladeada pelos seus filhos Júnior e Vilmaci Viana e o diretor Ivanildo Paiva.

 A saudação do diretor Ivanildo Paiva

 A comunidade escolar

 A escritora Vilmaci Viana  presenteou a biblioteca
"Neta Viana" doando exemplares dos seus livros.

 A homenagem de Junior Viana

 O ex-vereador Antônio Viana em discurso emocionante 

 Visitação a exposição

  O diretor contempla a história do ilustre apodiense Valdemiro Viana

 Magnaide Lopes, Mozinha Viana e Ivanildo Paiva

 Diretores e equipe da escola
Diretor - Ivanildo de Oliveira Paiva
Vice-Diretora – Maria Magnaide de Almeida Lopes Soares
Professores:
Maria Suelly Xavier de Oliveira Freitas
Edinalva de Menezes Tôrres
Antônio Marcos de Oliveira Silva
Cleidson de Oliveira Souza
Evanildo Gomes da Costa
Fernanda Gabriella Morais Rodrigues Silveira
Francisco Simoneto Souza de Paiva
Joelina Adriana da Silva Góis
Klayta Kaline de Lima Fernandes Góis
Márcia Maria de Souza
Suami Alves de Souza
Valdemiro Viana Filho
Jorge Luis de Oliveira Pinto
José Rodrigues de Lima Filho
Francisco Alderlan de Abreu Lima

Equipe de Apoio:
Sebastiana Neta de Oliveira
Lenilza Jerônimo Alves Diógenes
Aldineide de Oliveira Fernandes
Luiza Fernandes Gurgel
José Ribamar Reinaldo
Maria Alcenilda Ferreira da Costa
Raimundo Emiliano Tôrres
João Batista de Carvalho Pinto
João Fernandes de Souza
Francisca Oliveira de Souza
Antônio Marcos dos Santos Maia
Gilmar do Carmo Carvalho
Damiana Leite Fernandes

Equipe de Serviços Diversos (ASD)
Oseías Morais de Moura
Edivan Francisco da Costa
Maria Concidi Soares
Maria Zinelda de Menezes
Maria do Carmo Fernandes de Sales
Maria Adalgiza Moreira Neta
Maria dos Santos Alves da Costa
Aldenísia Alves de Menezes Morais
Girlene Maria dos Santos Fernandes

 Magnaide e Vilmaci



Sede da Escola 

3 comentários:

  1. Parabenizo à família do Sr. Valdemiro Pedro Viana, pela comemoração dos seus 90 anos do seu nascimento. O povo de Apodi jamais poderá esquecer o grande baluarte da política em nosso município. Homem simples cheio idéias e acima de tudo ações que impulsionaram o desenvolvimento de Apodi. Valdemiro Viana tenho certeza absoluta que estás rezando juntamente com o meu querido pai pelo bem estar do povo apodiense.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. As histórias sobre os nossos ancestrais elas têm que caminhar junto com o desenvolvimento e evolução da sociedade. Jamais poderemos esquecer de nossas bases.
    Abraço e parabéns pela memória e homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A familia Viana do Apodi agradece os comentários de todos os admiradores deste grande líder Valdemiro Pedro Viana (in memoriam).
      Abraços,
      Vivi e família

      Excluir

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.