segunda-feira, 15 de junho de 2015

UM MERGULHO NO PASSADO

Lêda Marinho Varela Lança mais um livro de crônicas: "UM MERGULHO NO PASSADO" nesta quarta, 17 de Junho às 19h no ESPAÇO RENATA MOTA na Rua- Monsenhor Honório,218 no bairro do Tirol-Natal/RN.






LÊDA MARINHO VARELA é Presidente da AJEB/RN-Associação das Jornalistas e Escritoras do  Brasil-Secção RN.

É natalense e libriana. Filha de Rubens Brandão de Paiva e Lourdes Marinho de Paiva.Graduada em Letras Neolatinas Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com habilitação em Latim, português, Francês, Italiano e Espanhol e respectivas literaturas. Curso de inglês, pela Sociedade Cultural – Brasil – Estados Unidos.

Exerceu a função de professora de português, Latim e Inglês; de Secretária Executiva da Prefeitura Municipal de Taipu-RN e de Analista Judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 13° Região e da 21° região, por onde se aposentou.É membro das seguintes Instituições: Academia Feminina de Letras do Rn, UBE/RN-União Brasileira de Escritores,Presidente da AJEB/RN-Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria do Rio Grande do Norte, IHG/RN- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da ACLA- Academia Cearamirinense de Letras e Artes.

Dedicou-se à arte de escrever, desde a adolescência, mas o seu interesse em preservar a cultura da cidade de Natal, se deu com a publicação de suas crônicas, durante quatro anos, na Tribuna do Norte, jornal de maior circulação do Estado. Isto deu ensejo à edição dos seus livros:

Vida e Memória-crônicas;Conflitos da Terceira Idade-reflexões, Intimidade – Poesias;Canto de Saudade-Crônicas; Elogio a Zila Mamede;Poesias do tempo, Estação Poética; Natal-No Compasso do meu Tempo -crônicas, Hora Íntima-poesias. Participação em diversas Antologias da AJEB/RN e no Dicionário de Mulheres Escritoras.

Na primeira Bienal Nacional do livro de Natal foi expositora e apresentou comunicação no painel- Zila Mamede – 50 anos de poesia, no salão de idéias do referido evento.

Por duas vezes foi homenageada pela Câmara Municipal de Natal, com o lançamento dos livros: Intimidade e Poesias do Tempo.

Através da escola Estadual Berilo Wanderley, recebeu troféu em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da cultura potiguar. 



Um comentário:

  1. Vivi, querida. Seu blog continua com excelente qualidade. Passei por aqui e tomei emprestado a biografia e foto de Lêda Varela para matéria em www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com. Não esqueci de citar a sua fonte. Meu carinho sempre, obrigada e bençãos. Beijo no coração.

    ResponderExcluir

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.