sábado, 25 de julho de 2015

ILUSTRE APODIENSE

MOZINHA VIANA
ARTISTA PLÁSTICA

Uma magia excepcional a trouxe a terra e na zona rural passou a ter seus  dias de felicidades. Nos campos de algodão, as flores que colhia, as canções que cantava, o ar puro que inalava das folhas verdes do algodoeiro, foram parte da energia que fez surgir a minha super MÃE que tem uma vida muito tranquila, com histórias belíssimas e é um exemplo de Mulher.
o seu nome  Maria Fernandes de Sousa, significa dizer que é amável, carinhosa e responsável. Uma pessoa de personalidade forte e muito humana. Com uma grande necessidade de se doar ao próximo, ela está sempre disposta a ajudar as pessoas que ama.

Nasceu nos campos floridos de algodão das várzeas do Sítio Santa Rosa, município de Apodi/RN, no dia 25 de dezembro de 1932. Filha dos agricultores Francisco Manuel de Sousa e Sebastiana Gurgel Fernandes. Passou toda sua infância brincando com bonecas de pano, dançando pastoril, correndo nos campos de algodão da Santa Rosa e estudando com as professoras Vicência Morais e Adalzira Barbosa.

Aos quinze anos, na primavera da vida, conheceu seu grande amor, Ex- Prefeito de Apodi, Valdemiro Pedro Viana (in memorian) com quem casou em 19 de abril de 1952. dessa próspera união nasceram seus dez filhos: Neta Viana (in memorian) Rita, Gilvan, Socorro, Dilma, Vilma,Vilmaci, Antônio, Valdemiro Filho (Junior) e Vanuza.

Após concluir o curso magistério-pedagógico em 1970 foi contratada pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte para ser professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto na cidade de Apodi. Passou a maior parte de sua vida ensinando através da pedagogia do amor, cuidando dos seus filhos, assessorando o marido na política e administrando seu lar.

Mozinha, mãe, educadora, costureira, bordadeira e artista plástica esta atualmente aposentada e adora estar com sua família, cantar com seus filhos músicos e poetas, ler cordéis e contar histórias para seus netos e bisnetos. Ama sua terra Apodi e cuida como uma boa matriarca da família Viana.

Mãe de dez filhos é considerada uma super-mãe,e nos seus 82 anos de vida, é um exemplo a ser seguido, pela sua garra,  vivacidade, alegria, força de viver, simpatizante da paz e da harmonia e matriarca da família Viana onde equilibra sintoniza e energiza com firmeza a família.
Mãe,
Não existem palavras ou expressões que possam descrever o teu ser divino.
Tudo começa na viagem triunfal de um espermatozoide à procura do óvulo para a sua sobrevivência. Um ser de luz aqui chegou, cresceu, viveu, amou e procriou. Deu a vida em forma de mulher, pois entendia que para suportar os reveses da vida, este ser, teria que procriar com amor incondicional.
As mães são as divindades da criação. Elas amamentam, educam e preparam os seus filhos para uma vida  de sucesso e retidão.
Mãe... És a minha criadora que amarei eternamente... És a mais linda poesia e pintura já feita na face da terra e nos céus.
Quando em seu ventre recebi afagos, alimentos, carinhos e todo amor incondicional que um ser demonstra por outro, o verdadeiro amor. Sabes o que sentimos, conheces os nossos desejos e conforta-nos com sensibilidade e dedicação.
Agradeço-te por minha vida, pela vida dos meus irmãos e por ser minha eterna parceira e  companheira.
Mamãe toda minha GRATIDÃO!
______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.