quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CENA JOVEM 15





                       “Fabulosas Delicadezas dos Elefantes” 
                       faz teatro para tocar e unir gerações



Espetáculo da Cia Cênica Ventura, que estreia próxima quinta (13) na Casa da ribeira, transforma em emoções e magia essa conexão entre crianças e  idosos. A peça é a segunda estreia do Edital Cena Jovem 2015, da Casa da Ribeira



A participação do idoso nas narrativas infantis quase sempre é secundária, mas quando surgem exceções que escolhem o caminho do encanto recíproco de gerações, a aceitação é imediata. O espetáculo teatral “Fabulosas Delicadezas dos Elefantes”, da Cia Cênica Ventura, segue por esta via ao transformar em emoção e magia essa conexão intergeracional entre crianças e velhos. A peça é a segunda estreia do Edital Cena Jovem 2015, projeto da Casa da Ribeira cujo objetivo é fomentar a pesquisa e criação nas artes cênicas locais. A estreia de “Fabulosas Delicadezas dos Elefantes” está marcada pela próxima quinta-feira (dia 13), às 15h30, com outras apresentações dias 14 ( 15h30); 15 e 16 (17h); 20 e 21 (15h30); 22 e 23 (17h).

“Um espetáculo delicadamente dedicado: A todos os velhos do mundo que esquecem/ A todas as crianças para que sempre se recordem/ Aos meus avós que me fizeram ser uma criança feliz.”, escreveu Lindemberg Farias, diretor do espetáculo, responsável também pela concepção dos figurinos e cenografia.

Com dramaturgia escrita em parceria com Sandro Souza, Farias aposta numa narrativa calcada na valorização da relação entre crianças e idosos, destacando o que existe de mais profundo nessa troca: as memórias, a experiência, a alegria e a imaginação, em um aprendizado mútuo de amor e compreensão. De forma sutil, o texto também trata do outros sentimentos e situações delicadas, como solidão, paciência, mudanças de ritmos de vida e aceitação.

Para unir as duas realidades em um mesmo ambiente, “Fabulosas Delicadezas...” lançou mão de um recurso bastante criativo. Um ambiente atemporal, onde o orfanato é ao mesmo tempo um asilo, pois lá o tempo é suspenso e o giro do relógio segue outra lógica. É neste lugar de reflexão e imaginação onde crianças, vovôs e vovós vivenciam essa relação igualitária. “Falamos ao mesmo tempo da beleza da vida e da sutileza da morte, do novo e do velho nas transformações presentes no universo da criança e dos idosos”, destaca o elenco.

A história parte da viagem de um menino chamado Luno, que veio da lua como seu nome sugere. Ao sofrer uma perda, se sente muito triste e sozinho, e o destino o leva a morar num orfanato, que como dito, de tão antigo virou asilo e lá ele conhece um monte de moços e moças velhinhas, todos com idades caminhando entre os 70 anos ou mais. O lugar é diverso e tem desde velhinhos bem alegres, a outros solitários, alguns ranzinzas e até uns velhos meninos. Gente em busca de partilhar suas histórias ou querendo apenas um pouco de atenção. Essas fragilidades podem ser traduzidas no desajeitado elefante do título, que tal como na parlenda às vezes “incomoda muita gente”.

A peça contextualiza muitas situações desses personagens, crianças e senhores, as fabulações magnificamente inventadas, esquecimentos próprios da falta esquisita da memória, como também a descoberta da criança interior e da velhice precoce em tantas crianças. Com muita imaginação, “Fabulosas Sutilezas dos elefantes” retrata o lado verdadeiro desses encontros próprios da vida, com seus altos e baixos, como também o encantamento e a importância de se resignificar o que é velho e que nem sempre é descartável por ser simplesmente velho.



Cenografia

O elemento lúdico e mágico está presente da peça a partir da teatralização de formas animadas, em sua concepção com estudos e criação de bonecos de vários tamanhos, bem como o uso de objetos do cotidiano, como aquelas peças antigas que ficam guardadas na gaveta em total desuso. Há ainda a presença do elemento circo, com a inserção do tecido aéreo, lira circense e acrobacias. “A intenção é também promover um espaço lúdico do tempo, nas misturas do teatro contemporâneo que se cria no hibridismo de linguagens, na composição da música e da dança para crianças e idosos”, informa Berg Farias.

A Cia Cênica Ventura é conhecida por unir teatro, dança e circo. É formada por atores, autores, produtores, professores, pesquisadores, bailarinos, músicos e acrobatas que dividem outros talentos. Participam deste espetáculo Ana Luiza Faria, Berg Farias, Manoel Evaristo, Sandro Souza e Tauany Thabata. A direção musical é do maestro e arranjador Danilo Guanais e conta com a participação de Ricardo da Mata, do Giramundo Teatro de bonecos, fazendo a assessoria técnica em iluminação e a provocação cênica, ao lado de Beatriz Apocalypse.

Participam ainda Flávia Maiara (preparação vocal), Shiva Hari. (voz de Luno), Daini Brum (iluminação), Alexandre Santos (direção circense: Alexandre Santos.Tato Takai (preparação em alongamentos e aquecimentos) e a equipe de criação dos bonecos, objetos e sombras — Neemias Damasceno, Giramundo teatro de bonecos e Cia. Cênica Ventura.

As ilustrações e imagens são de Erre Rodrigo e a equipe de vídeo é de Nilson Eloí / Estúdio Sonorus.



SOBRE O CENA JOVEM

Cena Jovem 2015 é um edital da Casa da Ribeira destinado a abrir as portas para os artistas do Rio Grande do Norte, dando-lhes suporte para reflexão, montagem de novas produções, também com foco no público consumidor. Através de prêmios em dinheiro para o fomento de espetáculos de teatro, dança e seus híbridos. Patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto contemplou, no início deste ano, prêmios no valor de R$ 30 mil para cada um dos quatro grupos selecionados — Procura-se Companhia, Cia Cênica Ventura, Sociedade Cênica Trans e Cia Arte & Riso — que ganharam ainda 64 ocupações do teatro da Casa para o aperfeiçoamento da prática artística profissional, sendo os cem por cento da bilheteria dessa ocupação para os artistas envolvidos. Os ingressos são subsidiados e por isso tem valor de R$ 10,00.

            A temporada do Cena Jovem vai até novembro. Após “Fita-me e “Fabulosas delicadezas dos elefantes” , ainda chegarão ao palco “Pode ser que seja” e “Meu nome é Zé”, 





Fotos: Rodrigo Sena



SERVIÇO

Fabulosas Delicadezas dos Elefantes

Cena Jovem 2015

Dias 13 e 14 ( 15h30); 15 e 16 (17h; 20 21 (15h30);

22 23 (17h)

Classificação Indicativa - Livre

Horários: Quintas e Sextas 15h30 e Sáb. e dom 17h.

Preço 10,00



Contato: Lindemberg (Diretor): 98813-1065  / 99986-1976

Assessoria de imprensa do Cena Jovem: FatoNovo Comunicação (84 98820-8769/99974-3839)




Assessoria de imprensa da Cia Cênica Ventura: Paulo Fuga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.