sábado, 22 de agosto de 2015

Lajedo de Soledade em Apodi será tema de documentário do programa Expedições

 

Equipe gravou documentário sobre o Lajedo de Soledade
que irá ao ar no programa Expedições

Desde a última quinta-feira, que uma equipe se encontra no Lajedo de Soledade, no Distrito de Soledade em Apodi, visitando o Sitio Arqueológico, como também realizando entrevistas com populares, conhecendo um pouco da história, da pacata, mais visitada comunidade rural de Apodi.

“É mais uma porta de divulgação para o mundo, o nosso Lajedo será exibido em rede nacional, por isso estamos dando todo suporte com o intuito que toda equipe seja bem assistida e possa mostrar nosso Lajedo para todos”, comentou Expedito Targino, presidente da FALS.

A equipe é formada pelo biólogo e cinegrafista Rodrigo Serrado, pelo fotógrafo, cinegrafista e escalador Fábio Serfaty e pela produtora de campo e jornalista Aline Dale.

Os expedicionários têm sempre um desafio, que pode ser a cachoeira mais alta do Brasil, o encontro do raro Uacari branco, o resgate de uma manifestação cultural perdida no tempo, ou a redescoberta de um grupo indígena, em uma área remota do país. Ou, no nosso caso, analisar formações geológicas da região.

O programa ‘Expedições’ está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30, uma porta para a visibilidade do Lajedo de Soledade em Apodi.

 Foto: Josenias Freitas/Divulgação
No final da tarde deste sábado, 22 a equipe composta por quatro pessoas do programa “Expedições”, que esteve no Distrito de Soledade desde a ultima quinta-feira, 20 realizando filmagens do Distrito e do famoso Sitio Arqueológico do Lajedo de Soledade, encerrou suas atividades.

Segundo o presidente da FALS, Expedito Targino, a equipe recebeu todo o suporte logístico para realizar o trabalho, e assim catalogar todo material necessário, para um dos mais importantes trabalhos realizados sobre o Lajedo de Soledade. “Foram inúmeras horas de trabalho, acompanhamos, apoiamos, pois entendemos ser um dos mais importantes trabalhos realizados no nosso Lajedo”, comentou o presidente.

A matriarca da preservação do Lajedo esteve dando seu depoimento no ultimo dia de trabalho da equipe. Maria Auxiliadora (Dôdora), disse que é um importante trabalho desenvolvido pela equipe. “Sempre que vejo pessoas de fora aqui, querendo mostrar nossas belezas, fico emocionada, pois sei que todo nosso esforço não foi em vão, é gratificante”, disse Dôdora.

O diretor do Museu Claudio Sena, que esteve nesses dias com a equipe, frisou a importância em termos de divulgação. “É uma oportunidade maravilhosa de mostrar nosso Lajedo, nossas riquezas, e assim que formos comunicados na exibição desse documentário, notificaremos a todos para que acompanhem”, relatou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.