segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Conselho Nacional de Políticas Culturais

Após encontro, RN tem direito a 19 delegados no Conselho Nacional de Políticas Culturais
No Rio Grande do Norte, os setoriais de Dança; Teatro e Literatura, Livro e Leitura já têm direito a pelo menos dois delegados no Conselho Nacional de Políticas Culturais, enquanto as demais áreas a apenas um. Assim, soma 19 representantes potiguares da sociedade civil no CNPC 2015/2017. Isso aconteceu porque esses três segmentos atingiram maior número de participantes no encontro da etapa estadual, nesse sábado (12).
O evento foi realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação José Augusto, no IFRN da Cidade Alta durante todo o dia e reuniu 220 pessoas ligadas a diversos segmentos das artes. Ao todo, no fórum potiguar já são cerca de 500 inscrições, entre candidatos e aqueles que se cadastram para votar.
As eleições são realizadas pela plataforma digital www.cultura.gov.br/votacultura. Interessados podem se candidatar até 26 de setembro. A votação segue até 7 de outubro.
O número de delegados potiguares ainda pode aumentar com a adesão de mais pessoas a um novo encontro que a FJA planeja. A data e o município ainda serão definidos. A participação descentralizada será contabilizada para a apuração da quantidade de representantes que o estado poderá eleger para participar dos Fóruns Nacionais Setoriais.
Cada estado tem direito a, no mínimo, 16 delegados, um de cada setor (Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro), mas o edital “premia” os setores que mais se mobilizaram para as reuniões presenciais.
Os setores com maior representação no Rio Grande do Norte foram os do Livro, Leitura e Literatura e da Dança. Cada um deles teve 50 presentes no sábado. O de Teatro teve 39 participantes.
Até 30 inscritos no respectivo setorial, elege-se um delegado para o Fórum Nacional Setorial; de 31 a 100 inscritos, são eleitos dois delegados e a partir de 101 inscritos, são eleitos três delegados setoriais. Ressalta-se que para ser eleito, o candidato precisa de três ou mais votos.
O encontro serviu ainda para explicar melhor como funciona o processo eleitoral do CNPC e discutir o aperfeiçoamento de políticas. Foram disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições, tanto para candidatos (maiores de 18 anos, com atuação comprovada) e eleitores (maiores de 16 anos).
A equipe do MinC também tirou dúvidas sobre alguns dos editais do Governo Federal que estão com inscrições abertas.
Participaram do evento o diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico; o coordenador de relações institucionais da FJA, Aluízio Matias; e representantes do Ministério da Cultura Kelly Cristina Alves, Pedro Vasconcellos, Eduardo Martineli, Lúcio André Figueiredo e Gilson Matias.
Conselho Nacional de Políticas Culturais
O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Seu objetivo é propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.
Candidatos já cadastrados no RN
Arquitetura e Urbanismo: Flávia Costa de Assis
Artes visuais: Sayonara Pinheiro, Mathieu Duvignaud, Paula Geórgia e Alexandre Santos
Artesanato: Ked Mendes e Silvana Pacheco
Circo: Luiz Nepomuceno, Luciano Roberto do Nascimento e Renata Marques Pereira Ruiz
Culturas Afro-Brasileiras: Josimar Rocha Fernandes, Jean Aguiar de Almeida, Maria Lúcia Santos do Nascimento, Esdras Rodrigues Gurgel e Maria Lidiane Apolinário da Silva
Culturas Populares: Lenilton de Souza Lima, Gláucio Teixeira da Câmara e Artur Martins Garcez
Dança: Edeilson Matias da Silva e Mauricio Moraes Motta
Design: Cristiano Oliveira Cunha
Literatura, livro e leitura: Maria Carmem Silva Batista, Rejane de Souza, Aluísio Azevedo Júnior, Wilson Palá, Gilvania Rodrigues Machado e Maria do Carmo da Silva
Moda: Rafaela Fagundes
Música: Andiara de Freitas Emídio, Ivanilson Gabi, Esso Alencar, Ubirajara Soares, Paulo Sarkis Keuchegerian e Duda Santos
Patrimônio Imaterial: Danielle Cristina Vasconcelos Brito
Teatro: Sandemberg Oliveira de Almeida, Arlindo Bezerra da Silva Junior, Wecsley da Cunha Nepomuceno e Henrique Fontes
*Patrimônio Material, Arquivo e Artes Digitais ainda não possuem candidatos.

Fotos na plataforma digital.


-- 

Fundação José Augusto
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Assessoria de Imprensa - (84) 3232 5321
Isabela Santos - (84) 9916 1236
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.