sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Programa educativo da Mostra Câmara Cascudo terá o "Caderno dos Curiosos"‏

Programa educativo da mostra “O Tempo e Eu e vc” insere visitantes no imaginário extraordinário de Luís da Câmara Cascudo

Publicações como o “Caderno dos Curiosos”, que serão distribuídos para estudantes e visitantes,  promovem o estímulo à troca de experiências sobre a diversidade cultural brasileira

O objetivo das ações será provocar reflexão e a imaginação, a partir de histórias transmitidas no espaço da Mostra de Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa, a partir do próximo dia 20

      Outubro de 2015 – O legado de Câmara Cascudo para a educação e a infância é incalculável e sua obra permite um repertório para muitas abordagens, desde a história brasileira, à valorização da diversidade cultural e, principalmente, o enriquecimento das subjetividades como é o caso do estudo da oralidade, com seus mitos, lendas, costumes, histórias, danças e cantos. 
      Unir o espaço de um museu com o imaginário rico da obra do etnógrafo, folclorista e intelectual brasileiro, transpondo-o para o dia a dia do estudante, seja na sala de aula ou ambiente familiar, será o desafio da mostra “O Tempo e Eu e Vc”, que estreia dia 20 de outubro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. A exposição ocupará um dos maiores espaços culturais da América Latina, até 14 de fevereiro de 2016. Serão 600 m² de área, dividida por módulos que abordarão as diversas temáticas presentes nos escritos e pesquisas do maior dos intelectuais nascido no Rio Grande do Norte.
     Dentro desse programa está a produção de 30 mil exemplares do “Caderno dos Curiosos”, uma proposição da curadoria da exposição em colaboração com o Núcleo da Ação Educativa do Museu da Língua Portuguesa. Todas as crianças, jovens e adultos serão recebidos pelo Núcleo Educativo do Museu que funcionará de modo permanente durante toda a exposição. A equipe do MLP, formada por profissionais das artes e de diversas áreas da licenciatura, conta com 20 educadores e 12 orientadores de público. Segundo a direção da mostra, estão sendo esperados cerca de 40 mil educandos durante os quatro meses da exposição em cartaz.
     Para o curador da mostra, Gustavo Wanderley, diretor da Casa da Ribeira São Paulo, a inserção do “Caderno dos Curiosos” será “um estimulo à observação, ao olhar sagaz, da percepção do entorno e das histórias que o educando encontra em seu mundo. É uma ideia de estimular um olhar curioso sobre o mundo que os cerca. Um caderno de um etnógrafo, como Cascudo gosta de ser conhecido”.
     Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a mostra vai trabalhar sugestões de atividades relacionadas ao uso da língua portuguesa e suas modificações, a riqueza da oralidade brasileira, as expressões corporais e gestos, ao entendimento da diversidade cultural e os gostos brasileiros – a partir dos estudos de Cascudo sobre a História da Alimentação no Brasil.
     “Desejamos que o estímulo à leitura, através dos registros deixados por Cascudo em seus estudos sobre a oralidade, possam ser um grande valor em sala de aula”, pontua Wanderley. Um exemplo sugerido é o estudo das expressões populares e as diferenças entre linguagem formal e falada, as expressões corporais nos gestos, o entendimento de outros tipos de comunicação (como a linguagem de libras, por exemplo). “O modo como comemos, o respeito às diversas religiões, além do repertório extraordinário da cultura popular brasileira: cada ambiente é pensado como uma oportunidade de imaginar, sonhar e refletir”, complementa.  
     Wanderley também adianta que estão sendo planejadas atividades inter geracionais, para as famílias que visitarem a mostra, oferecendo atividades de contação de histórias, valorização de brincadeiras tradicionais, apresentações de teatro e visitas guiadas ao entorno do Museu. “Estas atividades ainda precisam de patrocinadores para serem executadas e há cotas disponíveis via inventivo da Lei Rouanet. Empresas que investiram no projeto podem têm 100% de abatimento do imposto de renda e ainda podem assinar às ações educativas”, lembra o diretor.  
    “O Tempo e eu (e vc)” é uma realização da Casa da Ribeira São Paulo e Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo. Apresentam a mostra, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo Marquise. O patrocínio master é da Petrobras. Ainda patrocinam a exposição o Grupo 3 Corações. O módulo que retrata a Dança terá investimento do grupo O Boticário. A mostra recebe apoio da Global Editora e C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. O projeto é beneficiado pela Lei Rouanet de incentivo à Cultura.

Imagem: Acervo Instituto Câmara Cascudo


Mostra "O Tempo e Eu e Vc – Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa"
De 20 de outubro de 2015 a 14 de fevereiro de 2016
Abertura para convidados: Dia 19 de outubro
Museu da Língua Portuguesa- Estação da Luz
Praça da Luz, S/N - Centro, São Paulo - SP
Realização: Casa da Ribeira São Paulo e Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo
Contato com a Curadoria
Gustavo Wanderley - gustavowanderley@uol.com.br | 11 97193 7190
Produção e coordenação expográfica
Edson Silva zedy@uol.com.br | 11 96615-4498
Assessoria de imprensa no RN
FatoNovo Assessoria de Comunicação - fatonovorn@gmail.com  84 98820-8769 | 99974-3839 | 2010-0517 (Dionisio Outeda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.